Anfavea espera reação no 4º trimestre

Montadoras mantêm investimentos e tentam preservar empregos, diz Luiz Moan

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Júnior, afirmou que o setor poderá retomar o crescimento no quarto trimestre do ano, tendo em vista a expectativa de melhora da economia. Ao falar durante o 7º Fórum da Indústria Automobilística, na capital paulista, ele disse torcer para que as questões políticas sejam solucionadas logo a fim de parar de contaminar a economia.

Publicidade

Ele reconheceu que os resultados de vendas absolutas de março ficaram abaixo da expectativa, indicando o agravamento da crise econômica. Segundo ele, o setor deverá fechar o mês com 20% a 25% de aumento em relação a fevereiro, um desempenho ruim – em fevereiro, o feriado do carnaval e o menor número de dias úteis reduzem as vendas. “Nós erramos a previsão. A projeção incluía aumento na média diária, o que não aconteceu”, explicou.

Sobre os empregos nas montadoras, Moan garantiu que as indústrias associadas têm buscado a manutenção dos postos de trabalho. Em fevereiro, 42 mil funcionários foram colocados no regime do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lay off ou férias coletivas. Foram demitidos 15 mil trabalhadores. Acrescentou ainda que os investimentos por parte das associadas, na ordem de R$ 85 bilhões no período de 2012 a 2018, também seguem mantidos. “Não houve recuo. Há preocupação com o cenário de médio prazo, mas não há duvidas no longo prazo. Quando o mercado retomar, quem cortar investimento estará fora do jogo”, disse Moan.

*Informações de CNseg.

Publicidade

Artigos Relacionados