CCS-RJ recebe Gabriel Portella, presidente da SulAmérica 198

Comece o dia bem informado com o #GirodoMercado desta terça-feira, 05 de abril

CCS-RJ recebe Gabriel Portella, presidente da SulAmérica

GabrielPortella

O Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) prestará homenagem ao presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, durante almoço a ser realizado no dia 8 de abril, próxima sexta-feira. A seguradora centenária comemora este ano mais um recorde de faturamento: registrou lucro líquido de R$734,3 milhões em 2015, com ganho de 32,2% no ano. A receita de seguros da companhia cresceu 13,4%, acumulando R$15,3 bilhões. O executivo é convidado do Clube para falar sobre a trajetória da seguradora e quais são as expectativas para os próximos meses, além de estreitar relações com os corretores fluminenses. O encontro acontecerá no restaurante Aspargus, no Centro do Rio, a partir das 12h30. Os associados devem confirmar presença.

Candidatos com necessidades especiais terão condições especiais para a realização da prova da CPC

cadeiraderodas

Os candidatos com necessidades especiais terão todo o auxílio necessário para a realização da prova da Certificação Profissional CNseg, que este ano ocorre em 22 de junho, em 13 cidades brasileiras. De acordo com o regulamento, as mães em período de amamentação poderão levar um acompanhante para ficar com o bebê, ficando ambos em sala reservada. Assim, a mãe poderá interromper a prova para amamentar, apesar de não haver tempo de compensação para a realização do ato. Para aqueles com limitação visual, haverá disponível um fiscal ledor que, além de auxiliar na leitura da prova, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado, transcreverá as respostas para o Cartão-Resposta e para o Caderno de Provas do candidato. Ao final da prova, será lavrado um termo no qual o candidato concordará com as marcações que foram efetuadas no Cartão-Resposta e com o texto transcrito no Caderno de Provas. Outra possibilidade é a oferta de cartão-resposta e caderno de questões com tamanhos de letra ampliados (corpo 24). Quem tem dificuldade de locomoção poderá contar com sala de fácil acesso. Dependendo da disponibilidade do local, o candidato poderá ser alocado em uma sala sozinho. Nesse caso, ele será acompanhado por dois fiscais. Para ter acesso a esses tratamentos diferenciados, os candidatos com necessidades especiais precisam informar essa condição no momento da inscrição e encaminhar para o email execucao.cpc@cnseg.org.br atestado médico com CID que comprove a necessidade especial até 17 de junho.

Sincor-SP promove Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores

alexandrecamillo
Presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo. (Divulgação)

“Crie e Saia da Crise”. Este é o tema do Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores, evento promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP). O evento, que conta com a parceria do Sebrae-SP, percorrerá as regionais da entidade entre os dias 4 e 8 de abril. Por meio de orientações práticas e objetivas, o Encontro tem a finalidade de auxiliar o corretor a olhar para dentro do seu negócio e enxergar oportunidades ainda não exploradas. “O ano de 2016 vem se mostrando muito difícil, mas são períodos como esses que nos impulsionam a fazer mais e melhor”, afirma o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo. Os encontros terão apresentação padronizada. Na abertura, por meio de um vídeo, Camillo dará sua mensagem aos corretores. Após apresentação do tema por membro da executiva do Sincor-SP, um especialista em gestão empresarial do Sebrae-SP falará aos presentes, dando dicas importantes para os corretores enfrentarem a crise.

Começam os preparativos para a 3ª Semana ENEF

A terceira edição da Semana Nacional de Educação Financeira – iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) – acontecerá entre 16 a 22 de maio de 2016. À semelhança das edições anteriores, o evento contará com uma série de ações gratuitas oferecidas pelos membros do Comitê e por seus parceiros, inclusive a CNseg. Na primeira edição da Semana ENEF, ocorrida em 2014, foram realizados mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e DF. Já na Semana ENEF de 2015, realizada no mesmo período da Global Money Week, foram realizados 505 eventos, presenciais ou online, impactando milhares de cidadãos. Entre as ações promovidas pela CNseg nas edições anteriores, destaca-se a realização, junto com a Susep, da peça de teatro “Suse, Peres, a atuária Natália, e o sonho de Prêmio”, que fala sobre o seguro e a profissão de atuário, já tendo sido exibida em diversas escolas por todo o Brasil. O cadastramento das iniciativas de educação financeira podem ser feitas – seguindo os critérios pré-determinados – por pessoas físicas e jurídicas no site da Semana ENEF, onde todas as iniciativas serão exibidas na agenda. A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro e do desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro, contribuindo para a tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo. Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em seu sítio oficial.

April apresenta novos produtos na WTM

seguroviagem

Após apresentar as novas opções de assistência aos seus parceiros, em Roadshow, realizado em São Paulo, a April, empresa especializada em seguro viagem, levou seus novos produtos para a WTM (World Travel Market). Além do seu principal produto, a empresa passou a contar com assistência PET, residencial, odontológica, funeral e a super assistência. O último abrange assistência residencial, carro, moto e funeral. Segundo Claudia Britto, gerente comercial da April, aumentar o portfólio da marca faz parte da identidade da matriz da empresa. “Apostar em outros produtos é uma das marcas da April no mundo e também beneficia o agente, pois aumenta a sua rentabilidade”, afirmou. O mercado tem reagido bem aos novos produtos, segundo Celso Andrade. “Temos que primeiramente mudar isso culturalmente, pois é algo novo no país. Vender uma assistência residencial, por exemplo, ainda novo para o agente de viagem, mas é algo que será necessário para o cliente”, disse. Para treinar de maneira adequada seus agentes a empresa desenvolveu módulos EAD, que permitem a capacitação à distância. O material ficará disponível no site da April e a cada módulo concluído será gerado um certificado.

*Informações de CNseg, Sincor-SP e assessorias de imprensa das empresas citadas.

Seminário aborda novas perspectivas para aposentadoria 2819

Caminhos para o Futuro

Encontro acontece no dia 31 de julho, em Porto Alegre (RS)

Enquanto a sociedade debate os possíveis modelos de reforma da Previdência e as consequências para as gerações de trabalhadores, as pessoas não se dão conta de uma verdade inevitável: há tempos, a Previdência Social não é mais suficiente para atender as expectativas e necessidades de renda de grande parte da população. Quem espera segurança e tranquilidade na aposentadoria tem que adotar uma postura mais proativa e planejadora em relação às finanças, assumindo agora o controle do futuro.

O caminho depende de uma mudança de atitude em relação aos gastos mensais, à capacidade de poupar e investir para obter uma renda que sustente o padrão de vida na hora de sair do mercado de trabalho. Mas não basta cuidar somente da saúde financeira, o corpo e a mente também precisam de investimentos para levar uma aposentadoria mais saudável, a fim de aproveitar os frutos do esforço de poupança previdenciária.

É com este enfoque que a Fundação CEEE está realizando a 5ª edição do Seminário Caminhos para o Futuro, debatendo o tema “Previdência particular: uma nova aposentadoria, saudável e longeva”. O seminário está agendado para o dia 31 de julho, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, a partir das 13h30min, com inscrições gratuitas no site da Fundação CEEE. A participação neste seminário também pontua créditos para o Programa de Educação Continuada do ICSS.

Para falar sobre esses temas, a Fundação convidou o economista e educador, Marcos Silvestre, que mostrará o caminho para você construir sua previdência particular, assumindo o comando de sua preparação para aposentadoria e financiando o futuro que você sonha. O Dr. Emílio Moriguchi, um dos maiores especialistas em saúde do Brasil, coordenador do Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, vai abordar os desafios da longevidade e a necessidade de nos prepararmos para ter uma vida mais longa e saudável. Completando o time de palestrantes desta quinta edição do Seminário Caminhos para o Futuro, o presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes Pereira, vai falar sobre como a Previdência Complementar pode ampliar sua cobertura para uma parcela maior da população.

O evento é realizado pela Fundação CEEE em parceria com a Família Previdência. RSul Vida Seguros, Icatu Seguros e SulAmérica patrocinam a 5ª edição do Caminhos Para o Futuro.

Corrida de rua noturna chega ao Espírito Santo 371

Corrida

Up Night Run é patrocinada pela SulAmérica

Vitória (ES) recebe mais uma edição da corrida de rua noturna Up Night Run. A prova, que acontece no dia 30 de junho, integra uma série de patrocínios que a SulAmérica, maior seguradora independente do País, promove com o objetivo de levar diversos eventos esportivos e culturais pelo Brasil.

O Circuito de Música e Movimento é uma forma de reforçar o compromisso que a companhia tem em estimular a melhoria na gestão da saúde. “Nós recebemos com muito carinho essa prova aqui no Espírito Santo, como forma de demonstrar nosso objetivo em incentivar o povo capixaba a ter uma qualidade de vida melhor”, afirma Solange Zaquem, diretora regional Rio de Janeiro e Espírito Santo da SulAmérica.

A corrida, que mistura música e esporte, foi marcada para sábado à noite, na Praça Princesa Isabel, em Vitória. A saída dos corredores acontece às 20h, nas largadas de 5km e 10km. Para mais informações sobre a prova, acesse este site.

Circuito SulAmérica de Música e Movimento

O Circuito SulAmérica Música e Movimento, que completa dez anos em 2018, já patrocinou espetáculos que foram sucesso em todo o país, dentre eles Tim Maia – Vale Tudo, As Noviças Rebeldes, Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, Palavra Cantada, Turma da Mônica – O Show e recentemente Vamp – O Musical. A seguradora também patrocina eventos de esporte de participação, que buscam incentivar a prática de atividade física por meio de ações e iniciativas em diversas cidades, como o circuito Up Night Run.

Serviço:

Data: 30 de junho de 2018.
Horário da largada de 5km e 10km: 20h.
Local: Praça Princesa Isabel.
Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, esquina com Rua Coronel Vicente Peixoto – Vitória/ES.

CVG-RJ completa 52 anos e concede medalha a Marcio Coriolano 3094

Coriolano CVG/RJ

Encontro acontece no dia 28 de junho

O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG/RJ) comemora os 52 anos da entidade, no próximo dia 28 de junho. O presidente da entidade, Carlos Ivo Gonçalves, confirma que a Medalha de Honra ao Mérito do CVG-RJ será concedida a Marcio Coriolano, presidente da CNseg.

A medalha foi criada há dois anos, na ocasião dos 50 anos do Clube e, desde então, faz parte da solenidade de comemoração, sendo entregue às principais lideranças do mercado de seguros. Já foram contemplados com essa honraria o fundador do CVG-RJ, Minas Mardirossian, e o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

De acordo com Carlos Ivo Gonçalves, “os preparativos estão a todo vapor”.

SulAmérica recebe especialista internacional em gestão Lean 1900

Lean SulAmérica

John Y. Shook, do Lean Enterprise Institute, visitou a sede da seguradora em São Paulo para conhecer as frentes de aplicação da metodologia

A SulAmérica recebeu na última sexta-feira (8), na sede da companhia em São Paulo, o presidente do Lean Enterprise Institute, John Y. Shook. Na ocasião, o especialista pode conhecer a bem-sucedida jornada de implementação da filosofia Lean na seguradora, além de realizar um tour por diversas áreas da empresa, guiado pela superintendente de Processos, Luciana Gomes, e se reunir com o vice-presidente de Operações e Tecnologia da companhia, Marco Antunes.

O antropólogo industrial John Y. Shook é um renomado consultor e palestrante sobre gestão Lean. Trabalhou por mais de 10 anos para a Toyota, no Japão e nos Estados Unidos, e apoiou inúmeras empresas americanas na implementação do Sistema Toyota de Produção. É autor do livro Gerenciando para o Aprendizado, no qual descreve o processo de gestão com a ferramenta A3. John é também coautor dos livros Aprendendo a Enxergar e Kaizen Express e recebeu o prêmio Sloan’s Richard Beckhard Memorial Prize pelo destaque no campo de desenvolvimento organizacional.

“A visita de John Y. Shook é reflexo de um reconhecimento internacional da SulAmérica como referência em Lean, o que nos motiva a seguir investindo em melhoria contínua de processos por meio da metodologia”, pontua Antunes. “Estamos muito orgulhosos do desempenho de todos os colaboradores da SulAmérica na adoção dessa cultura. Juntos, estamos transformando nossa operação em prol da qualidade para clientes e parceiros”, completa o executivo.

Engajada na filosofia Lean desde 2014, a SulAmérica tem apresentado resultados expressivos em projetos de redução de desperdícios e resolução sustentável de problemas nas diversas áreas da companhia, como nos fluxos de reembolso no seguro saúde e de pagamento de oficinas. A companhia investe também em treinamentos contínuos para colaboradores por meio módulos presenciais, e-learning e visitas às áreas para compartilhamento de experiências.

Neste ano, foi realizado o primeiro concurso de A3 corporativo da SulAmérica, que teve como objetivo formar e reconhecer os multiplicadores lean na seguradora. Os autores dos dois melhores trabalhos nas categorias Foco do Cliente e Excelência em Produtividade foram premiados com uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos. Lá, terão a oportunidade de combinar lazer e aprendizado com o curso Imersão na Disney – A Magia e os Segredos da Excelência em Serviços.

Carta do Seguro destaca a recuperação dos seguros de Automóvel, Prestamista e Rural 610

Carta do Seguro

Publicação traz editorial do presidente da CNseg e análise conjuntural do economista Lauro Faria

A 19ª edição da Carta do Seguro, que faz uma análise de conjuntura com base nos dados de abril do setor segurador, acaba de ser divulgada.

Em seu editorial, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, identifica certa aceleração de alguns ramos na comparação com idênticos quadritrimestres, particularmente do seguro de Automóveis (10,6%), dos seguros Patrimoniais (10,2%) e do seguro Rural (9,1%). Entre as coberturas de pessoas, o destaque é para o seguro prestamista, que apresentou crescimento de 21,5% nos primeiros quatro meses do ano.

Já a análise do economista Lauro Faria destaca a arrecadação em prêmios e contribuições do mercado segurador regulado pela Susep, que em abril foi de R$ 21.366,4 milhões.

Também abordando o crescimento do seguro de Automóveis, Lauro Faria relaciona seu bom desempenho ao grande aumento da produção e venda de veículos em 2018. O bom desempenho do seguro Prestamista, por sua vez, segundo o economista, indica recuperação da oferta de crédito na economia, estimulada pelos seguidos cortes da taxa Selic, enquanto o aumento da comercialização do seguro Rural está relacionado à redução prevista de 6,8% na safra de grãos, às consequentes incertezas sobre a renda agrícola, bem como à subvenção de R$ 384 milhões desse seguro por parte do Governo Federal.

Clique para acessar a 19ª Carta do Seguro na íntegra.