Diabetes Mellitus avança em todo Mundo, alerta OMS

No Brasil, 8,1% da população já sofre com a doença

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) causou alvoroço na comunidade médica internacional. O estudo indicou que entre 1980 e 2014, os casos de diabetes quadruplicaram em todo o Mundo, passando de 108 para 422 milhões de casos. Estima-se que cerca de 3,7 milhões de mortes por ano estejam associadas à doença.

Publicidade

O relatório indica ainda, que no Brasil, 8,1% da população já sofre com a doença. São mais de 16 milhões de pessoas.

Os números apontam maior crescimento nos casos da Diabetes Tipo 2, que é causada principalmente por má alimentação e hábitos de vida poucos saudáveis, como o tabagismo e o consumo de álcool. A melhor forma de evitar a diabetes é, portanto, um estilo de vida com hábitos saudáveis, como boa alimentação, perda de excesso de peso e prática regular de exercícios.

A doença causa diversos problemas de saúde e, por conta da necessidade de controle diário do nível de açúcar no sangue, torna a rotina do portador mais complicada. Após alguns anos com diabetes, as pessoas desenvolvem algumas complicações relacionadas à essa doença. Uma delas é a retinopatia diabética, que atinge a visão dos pacientes.

Publicidade

Segundo o oftalmologista João Guilherme de Moraes, a retinopatia é uma doença da retina, área responsável pela formação da visão. O avanço da doença pode ser silencioso e quando o paciente percebe a sua capacidade visual já foi afetada.

O médico, que é especialista em retina e atende na cidade de Curitiba, enfatiza que existem tratamentos capazes de atenuar os efeitos da retinopatia e até mesmo impedir o seu avanço, como o uso de medicamentos aplicados diretamente nos olhos ou tratamento a laser. Porém, os cuidados constantes com o índice glicêmico é o que faz a diferença para o sucesso dos procedimentos.

João Guilherme de Moraes conta que os pacientes com diabetes que fazem o controle rigoroso do açúcar durante mais tempo, tem melhores resultados do que pacientes que não conseguem ter um controle mais disciplinado. Por isso, é importante colocar a qualidade de vida em primeiro lugar para desfrutar o máximo possível da boa visão.

*Com informações de Alto Site.

Artigos Relacionados