Sicredi registrou 29% mais contratações de seguros em 2015 147

Confira as principais notícias do dia no #GirodoMercado desta quarta-feira, 13 de abril

Sicredi registrou 29% mais contratações de seguros em 2015

Em 2015, o Sicredi recebeu mais de 41 mil avisos de sinistro, somou R$ 400 milhões em indenizações e registrou aumento de 29% em contratações e 10% em faturamento, considerando todos os seguros. Este resultado também foi impulsionado pelas ações de melhoria em processos para ganho de eficiência e qualidade destes serviços, que incluíram várias frentes, como a automação dos processos de sinistro, novas ferramentas para a gestão de sinistros, simplificação de reembolso de assistência residencial e redução do prazo médio de pagamento de benefícios de vida. Para 2016, é previsto o crescimento na carteira de seguros de vida e também entre os produtos de previdência, dentro de patamares semelhantes aos de 2015, considerando a expectativa de mercado.

Marcelo Blay faz declaração sobre reportagem da revista Época

minuto-seguro-01

Em reportagem da edição de fevereiro da revista Época Negócios, Marcelo Blay concedeu entrevista falando sobre sua trajetória profissional e de sua empresa, a Minuto Seguros. Na matéria, o jornalista Pedro Carvalho faz um comentário negativo sobre os corretores de seguros, o que gerou a reação de Blay. O empresário comenta que em nenhum momento se referiu a categoria do modo retratado na matéria, evidenciando que o jornalista tirou suas conclusões baseado em sua experiência pessoal. “Defendo e trabalho pela categoria em diversas situações, o que me enche de orgulho e responsabilidades para com os profissionais da corretagem de seguros. Em momento algum me referi de maneira pejorativa: como pode ser visto, toda vez que aparece um comentário meu, o referido texto está entre aspas, bem como o de outros entrevistados na matéria. Me solidarizo com a categoria e como corretor de seguros me senti desprestigiado. São reportagens como esta que prestam um desserviço ao mercado de seguros. Lamentável”, comenta Marcelo Blay.

Azul Seguros faz projeto SOA com Prill

school-of-business_0

A Prill Tecnologia, empresa carioca há 14 anos no mercado de integração de sistemas, elaborou junto à Azul Seguros uma tecnologia para que a companhia possa aceitar variados cartões de crédito como forma de pagamento de apólices. Com o projeto, a companhia, que até então só aceitava cartões Porto Seguro viabilizou a aceitação de pagamentos com variados emissores através da integração de sistemas. A Prill foi responsável por desenvolver a camada de abstração que integra o legado aos sistemas externos. Essa integração foi desenvolvida sob medida para a Azul Seguros utilizando C++ e Java em uma arquitetura orientada a serviços (SOA). “As mudanças tecnológicas são tão rápidas que inviabilizam a substituição dos sistemas legados (antigos), pois quando eles ficam prontos, já há algo mais novo a ser feito. Por isso, adaptamos o sistema presente à inovação do futuro, para que tudo funcione perfeitamente, sem precisar de um investimento estrondoso”, explica Eduardo Prillwitz, sócio fundador da empresa. A Azul Seguros faz parte do grupo Porto Seguro e oferece seguros para automóveis e residências.

Seminário da Escola Nacional de Seguros debate taxas dos fundos de previdência

reunião-de-negocios

O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, promove, no próximo 28 de abril, quinta-feira, o seminário gratuito “Fundos de Previdência Privada: Passividade a Preço de Fundos Ativos”, a partir das 19h, no hotel Meliã Paulista Business & Convention, em São Paulo (SP). Durante a apresentação, que ficará a cargo do professor de Finanças do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Heitor Campani, serão apresentados os resultados da dissertação de mestrado “Análise dinâmica de estilos de fundos brasileiros de previdência privada”. De autoria de Leonardo Mesquita, que teve Campani como orientador, o trabalho foi um dos três projetos de mestrado premiados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em 2015, por ter sido considerado tema relevante para o desenvolvimento do mercado de capitais e da intermediação financeira no Brasil. Para participar do seminário é preciso se inscrever no site da Escola, onde estão disponíveis mais informações. As vagas são limitadas. Outros detalhes podem ser obtidos pelo telefone (21) 3094-1090 ou e-mail nataliaoliveira@funenseg.org.br.

BB e Mapfre e USP promovem encontro sobre mudanças climáticas

Reprodução

A integração da complexidade das mudanças climáticas aos processos de gestão é o mote do workshop “Tomada de decisão sobre mudanças climáticas, riscos e gestão – Vulnerabilidade hídrica”, realizado entre ontem (12) e hoje (13), em São Paulo (SP). Com o apoio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, o encontro de especialistas é promovido pelo Grupo de Pesquisa Brasil/IEE/USP do Centro Regional de Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões UNESCO. “O gerenciamento de riscos é a base para a perenidade das organizações e o gestor tem papel fundamental nesse processo. Por meio de uma proposta diferenciada de diálogo, o encontro tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema, sob a ótica do líder, auxiliando no fortalecimento da gestão de risco e resiliência das empresas e instituições”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB e Mapfre. Durante dois dias, especialistas do segmento apresentarão dados sobre as alterações no meio ambiente, soluções implantadas por outros países e estudos de caso desenvolvidos especificamente para a cidade de São Paulo. O workshop integra a parceria entre o Grupo BB e Mapfre e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) para viabilizar encontros técnicos que permitem aprofundar o entendimento do contexto ambiental e climático, reforçando o nosso compromisso com a construção de conhecimento para a melhor gestão dos riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança (ASG) emergentes.

*Informações de Investimentos e Notícias, Sincor-SP, Baguete, Escola Nacional de Seguros e CDN.

RS forma novos corretores de seguros 11252

60 alunos comemoraram conclusão do curso de habilitação da Escola Nacional de Seguros

A noite desta quinta-feira (22) foi mais do que especial para os 60 alunos do curso de habilitação em corretagem de seguros da Escola Nacional de Seguros. A cerimônia de formatura contou com o apoio de Liberty Seguros, representada pela gerente Marina Mello; Icatu Seguros, representada pelo executivo Raul Lopardo; e Bradesco Seguros, representada pelo superintendente rede Lourenço Lorini.

Os três alunos com maiores notas das três turmas de formandos

“Resolvi vir para a corretagem após acompanhar a expertise do meu pai, que está há 30 anos no mercado. Atuamos em diversos ramos como empresariais, condomínio, automóvel”, contou o formando Felipe Dalpiaz, da Criseg Corretora.

“Foi muito tempo de estudo, premiado agora com a Formatura. A área do seguro é apaixonante e o mercado é muito amplo, possui espaço para todos. Especialização e investimento em cursos, muitos oferecidos pelas companhias seguradoras, é fundamental”, disse a formanda Aline Gomes, da Diretiva Corretora.

A corretora Aline Gomes em entrevista ao programa Seguro Sem Mistério

Diversos integrantes do Clube de Seguros de Vida em Seguros do Rio Grande do Sul (CVG-RS), os presidentes do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindSeg-RS), Guacir de Llano Bueno, e do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Ricardo Pansera e demais autoridades do setor na região marcaram presença na cerimônia, realizada no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

“Oportunidades inúmeras lhes aguardam. Desejo que alcancem pleno êxito na carreira de corretores de seguros”, desejou Guacir Bueno, presidente do SindSeg-RS. Bueno destacou o êxito da Escola Nacional de Seguros, que formou mais de 4.300 novos profissionais em 2017.

Jane Manssur é coordenadora da Escola Nacional de Seguros no Rio Grande do Sul

Este trabalho no Rio Grande do Sul é coordenado por Jane Manssur. “Amizades, negócios e parcerias foram feitas. Na vida é preciso agradecer sempre, ainda mais àqueles que foram fundamentais para nossa chegada até aqui”, afirmou Jane no discurso realizado ao público presente.

Marina Mello, gerente da Liberty Seguros no Rio Grande do Sul

Os seguradores também deram o recado. “Buscamos sempre qualidade, entrega e procuramos oferecer tranquilidade aos corretores na operação conosco, é com muito orgulho que parabenizo vocês”, explicou a gerente Marina Mello, da Liberty Seguros.

Lourenço Lorini, superintendente rede Bradesco Seguros

“Nada melhor que preparação. Trabalho de especialista ninguém irá substituir. Com esta qualificação vocês passam a ser fundamentais para outras pessoas, empresas. Nosso mercado é muito promissor e é muito bom ver que existem novas pessoas acreditando e ingressando nele”, estimou o superintendente rede da Bradesco Seguros, Lourenço Lorini.

Raul Lopardo, executivo da Icatu Seguros

“Busquem sempre o caminho da especialização e do conhecimento. Nunca esqueçam o papel social do seguro, desempenhem esta atividade com paixão, pois estarão ajudando não apenas seus clientes, como a sociedade como um todo. Contem sempre com a Icatu Seguros para este objetivo”, disse o executivo Raul Lopardo.

Ricardo Pansera, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul

O Sincor-RS também marcou presença. O presidente Ricardo Pansera deu as boas vindas aos novos corretores. “Estes profissionais, tenho plena convicção, muito acrescentarão ao mercado segurador. Parabéns por escolherem esta atividade nobre. Nossa profissão protege pessoas, garante patrimônios e garante conquistas. Além da responsabilidade social, ressalto a nossa responsabilidade ética”, concluiu Pansera.

Confira todas as imagens – Formatura dos Corretores de Seguros do RS:

Palestras e seminário prestigiam profissionais do seguro em Pelotas e Novo Hamburgo 2991

Sindicatos e Escola Nacional de Seguros promovem qualificações em diversas regiões do RS

Um profissional antenado e atento às transformações do mercado é fundamental para a expansão do setor de seguros. Visando este objetivo, o Sindicato dos Corretores (Sincor/RS) e das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg/RS), além da Escola Nacional de Seguros, promovem qualificações e painéis que prestigiam os operadores das regiões do Vale do Sinos e do Sul do Estado.

No dia 23 de abril, o Sincor/RS realiza o Seminário de Seguros em Novo Hamburgo. O encontro acontece no Hotel Swan Tower e debate novas oportunidades para a ampliação da carteira de negócios. Os corretores associados ao sindicato participam sem custo. Para não associados, a participação tem um custo de R$ 50. O público em geral desembolsa R$ 100.

Seminário de Seguros Novo Hamburgo
Clique para realizar sua inscrição

“Serão abordados temas de interesse da categoria. Durante uma tarde inteira, de forma muito produtiva e dinâmica, vamos nos dedicar inteiramente em assuntos que dizem diretamente ao nosso trabalho”, analisa Ricardo Pansera, presidente do Sincor-RS.

Já o Sindseg/RS realiza workshop sobre o cenário e perspectivas do seguro para automóveis, no dia 25 de abril, em Pelotas. O vice-presidente de auto e massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri, será o palestrante deste evento que acontece no Jacques Georges Hotel.

Na oportunidade também será realizado o tradicional almoço do mercado segurador, com o investimento de R$ 60. As atividades iniciam a partir das 10h com a exposição de Dal Ri, que também acumula o cargo de vice-presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Sindseg - Palestra Novas Oportunidades do Seguro de Automóveis
Clique para realizar sua inscrição

Novo Hamburgo também recebe, no dia 24 de maio, palestra da Escola Nacional de Seguros. O evento acontece a partir das 19h e aborda as novas descobertas da psicologia econômica para potencializar a comercialização de seguros e previdência. A exposição será realizada pela palestrante Luciane Fagundes.

Palestra na Escola Nacional de Seguros
Clique para realizar sua inscrição

Miguel Junqueira Pereira: a lenda do seguro 3775

Líder do mercado segurador gaúcho completa 91 anos nesta terça-feira

Miguel Junqueira Pereira ao receber o título de “Amigo do Seguro”

Oficial da reserva do Exército Brasileiro, acadêmico da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), administrador e por mais de três décadas membro do Conselho de Administração da Previdência do Sul (hoje a Previsul Seguradora). Miguel Junqueira Pereira sempre está no coração dos operadores do mercado gaúcho de seguros e completa 91 anos de vida nesta terça-feira (10).

Junqueira revelou que decidiu migrar para o ramo através do GBOEX, nos anos 1970. Entre 1986 e 2010, ocupou o posto de presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg/RS), onde até os dias de hoje é lembrado como “presidente de honra”.

Junqueira e Júlio
Júlio Cesar Rosa e Miguel Junqueira Pereira na inauguração da nova sede do Sindseg/RS

Os quase 50 anos de carreira acumularam diversos cargos, inclusive, em âmbito internacional. Junqueira coordenou o Comitê Brasileiro do Mercoseguros, foi presidente do Conselho de Representantes do Convênio de Seguro DPVAT, membro nato da Diretoria e Conselho Consultivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenaSeg) e vice-presidente da Escola Nacional de Seguros. Uma trajetória honrosa, que inspira todos Brasil afora.

Relembrar é viver. E, muitas vezes, a redação de JRS consulta a fala de Miguel Junqueira Pereira. Independente do tempo em que seus artigos, colunas ou entrevistas tenham sido publicados, a fala desta verdadeira lenda do mercado de seguros sempre é atual.

“Nosso sistema de representação política, por uma necessidade de sustentação, alimenta o pecado fundamental desenhado pelo fato do discurso exaltar só qualidades e virtudes da sociedade brasileira”, disse Junqueira em editorial da revista do Sindseg/RS em 2007.

“Nossas vaidades impedem que aceitemos nossos defeitos; (…) nós que somos os responsáveis por tudo que acontece ou deixa de acontecer. Somos simultaneamente autores e vítimas”, segue a fala do líder sindical. “É preciso abandonar o hábito de lançar a culpa em terceiros. O diagnóstico atual não revela toda a verdade, mas a culpa é nossa”, explicou.

Carinho do mercado com Junqueira
O carinho dos operadores do mercado com Junqueira

Miguel Junqueira Pereira intitula uma das categorias do Troféu JRS, realizado anualmente, no mês de outubro. Confira a fala realizada na 13ª edição, em 2015.

Atendimento ao público e controles internos são destaques em programa de certificação 3183

Cursos são promovidos pela Escola Nacional de Seguros, em Porto Alegre (RS)

A Escola Nacional de Seguros promove seu programa de certificação técnica para seguradoras através de dois cursos. A instituição atende às necessidades dos profissionais brasileiros através da educação continuada, ajudando-os a enfrentar um mercado com forte competitividade.

O primeiro é voltado para atendimento ao público no segmento de seguros de vida e previdência e acontece entre os dias 04 de maio e 29 de junho. As aulas serão todas às sextas-feiras, das 14h às 18h, e as inscrições vão até o dia 30 de abril.

Já a certificação voltada a controles internos acontece entre 10 de agosto e 30 de novembro. As aulas também acontecem às sextas-feiras, das 14h às 18h, e as inscrições serão de 7 de maio até o dia 30 de julho.

A sede da Escola Nacional de Seguros em Porto Alegre é na Av. Otávio Rocha, 115 – 1º andar. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail unidaders@ens.edu.br ou nos telefones (51) 3224-6661 ou (51) 3224-1965.

Atendimento ao público e controles internos são destaques em programa de certificação
Divulgação

Mais de 27 opções de extensão 2230

Programas começam entre março e abril

O mercado de seguros tem dinâmica própria e evolui constantemente. Essas características exigem dos profissionais do setor a permanente atualização de conhecimentos.

Os cursos de extensão da Escola Nacional de Seguros são ideais para atender a essa exigência. Além de promover a reciclagem de conhecimentos, eles permitem uma capacitação rápida para quem pretende entrar no mercado de trabalho.

Os interessados já podem se inscrever para os programas que serão iniciados em março e abril. No momento há 27 opções de extensões presenciais, que serão ministradas em quatro cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Os cursos abordarão os mais diversos temas, como Governança Corporativa, Direito Ressecuritário, Gestão, Riscos Cibernéticos, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Saúde Suplementar, Marketing, Seguros de Automóveis, Riscos de Engenharia, Previdência Complementar, Resseguros e Seguros do Agronegócio.

Algumas extensões também estão disponíveis na modalidade a distância, como os cursos de Gerência de Riscos, Gestão de Operações de Seguros, Gestão de Pessoas e Equipe, entre outros.

As extensões fazem parte da grade curricular dos Programas de MBAs da Escola Nacional de Seguros e possuem o objetivo adicional de possibilitar a interação dos alunos com os participantes dos MBAs para troca de experiências profissionais e ampliação do network. Sendo aprovado no curso de extensão, e se almejar uma formação mais completa, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos créditos nos cursos regulares de MBA, de acordo com os respectivos programas.

Para cursá-las é necessário nível superior completo. As inscrições devem ser feitas neste link, onde mais detalhes estão disponíveis.