Museu itnerante chega a Brasília e Porto Seguro

Percurso teve início no último fim de semana, pelas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO)

Depois de iniciar o percurso pelas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO), no último fim de semana, o “Museu Itinerante Se Prepara Brasil ­- O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro”, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, está seguindo viagem para Porto Seguro (BA), onde ficará localizado na Passarela do Descobrimento, entre 3 e 4 de maio, e Brasília (DF), no Museu Nacional, entre 4 e 6 de maio. Com o objetivo de levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial, a exposição sobre rodas em duas carretas com roteiros distintos reúne peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. A entrada é gratuita.

Publicidade

Em Vitória, na Praça do Papa, o Museu Itinerante superou as expectativas. Com estimativa de média de 700 visitantes por dia, o número foi ultrapassado no sábado, com 945 pessoas, e domingo, com 1.164, totalizando 2.109. A camisa do jogador de vôlei Giba – medalhista de ouro em Atenas 2004 e Embaixador Bradesco Seguros – e o quimono da judoca Sara Menezes – medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – eram itens dos mais cobiçados por olhares atentos de crianças, adultos e idosos, que se revezaram, de 9h às 18h, no interior da carreta. Também chamavam a atenção fotos, vídeos e originais e réplicas, que contam um pouco da história dos Jogos em cada uma de suas edições da Era Moderna, desde que foram idealizados pelo Barão de Coubertin, no fim do século XIX.

“É importante espalhar o esporte e dar oportunidade de as pessoas conhecerem as modalidades que estarão nos Jogos. Esse museu serve de referência para quem quer conhecer um pouco mais dos jogos e das modalidades como o judô, que é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil”, disse o judoca Nacif Elias, que, embora seja capixaba, vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio pelo Líbano.

Pessoas com necessidades especiais também tiveram oportunidade de conferir de perto a exposição. A aposentada Clenir Iglesias comemorou a oportunidade, principalmente pelo fato de a carreta contar com um elevador que facilita a acessibilidade. Outra visitante que estampava sorriso no rosto era a professora Helena Rosa de Oliveira, de 63 anos, moradora da Serra e uma das escolhidas para conduzir a Tocha Olímpica em sua passagem pelo Espírito Santo. “Minha filha que me inscreveu no site para que eu pudesse ter a chance de conduzir a tocha. Vai ser uma emoção muito grande e esse museu me fez entrar no clima, antecipadamente”, conta.

Em Goiânia, na Praça Universitária, o destaque ficou por conta do grande número de universitários que visitaram o museu nesta segunda-feira. Quem fez sucesso, sobretudo com as crianças, foi a mascote Ginga, do Time Brasil. O primeiro visitante foi o empresário Heitor Xandeco, que acordou cedo no sábado para levar o filho Gustavo, de 5 anos, para conhecer o museu. “É uma exposição muito legal. Foi fantástico conhecer um pouco mais dos esportes olímpicos e as histórias dos Jogos. É sempre bom ver as medalhas, troféus e peças como o quimono do judoca Flávio Canto. Queria passar para o meu filho essa emoção, esse amor, a garra que representa os Jogos Olímpicos”, afirmou o empresário.

Publicidade

Deficiente visual, Jane Vieira dos Santos conheceu o museu e elogiou a acessibilidade. O tour dentro da carreta conta com visita guiada com todos os textos em braile. “Tive uma surpresa muito grande pela Bradesco Seguros ter essa iniciativa e pensar no museu com esse guia todo acessível para nós. Foi uma bela iniciativa e espero que sirva de exemplo”, comemorou.

O Museu Se Prepara Brasil começou no dia 30 de abril e irá até 31 de julho, completando um percurso por 45 cidades em todo o território nacional. Juntos, os veículos percorrerão cerca de 30 mil quilômetros. Os trajetos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o museu ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

Dividido em cinco seções: “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016”. O Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.
Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção do Grupo de Ativações e Experiências Live (Gael) e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Confira o trajeto:

CARRETA 1

Roteiro 1: Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).

Roteiro 2: Campo Grande (MS), Londrina (PR), Cascavel (PR), Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP)e Rio de Janeiro (RJ).

CARRETA 2

Roteiro 1: Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA), Belém (PA), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).

Roteiro 2: Osasco (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

*Com informações de Diferencial Editoração.

Artigos Relacionados