Comissão da CNseg discute impactos de Jogos Olímpicos

Empresas devem avaliar alteração de turnos e redução de eventos em razão de prejuízos à mobilidade no Rio

Uma reunião extraordinária da Comissão de Recursos Humanos da CNseg, no dia 13 de maio, às 14h30, por videoconferência entre Rio de Janeiro e São Paulo, discutirá os diversos impactos, diretos e indiretos, provocados ao mercado segurador pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, de, respectivamente, 5 e 21 de agosto e 07 e 18 de setembro deste ano. Na pauta, de risco de atentados e epidemias até as restrições na mobilidade urbana.

Publicidade

Apenas os jogos olímpicos concentrarão mais de 400 competições esportivas, realizadas em 32 locais de competição, divididas em quatro regiões da cidade do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro, e Maracanã, com capacidade para um total de público de 5 milhões de pessoas. Estima-se a presença de 110 chefes de estado e de governo e a participação de 11 mil atletas, além do envolvimento de uma equipe de 135 mil pessoas, entre funcionários do Comitê Rio 2016, voluntários e terceiros.

Ao todo, 260 quilômetros de faixas de tráfego sofrerão limitações entre os dias 18 de julho e 18 de setembro, contemplando importantes vias como a Av. Brasil, a Av. das Américas, a Linha Amarela, e Aterro do Flamengo. Somado a isso, em horários de pico é possível que a utilização de transportes públicos seja exclusiva daqueles que possuam cartão de transporte olímpico. Tais medidas afetam tanto o deslocamento de colaboradores como a prestação de serviço aos segurados.

Objetiva-se reduzir o deslocamento casa-trabalho em 40%. Para melhor adaptação das companhias a este período, o superintendente administrativo e financeiro da CNseg, Luís Felipe Fernandes de Oliveira Santos, foi indicado pelo Conselho Diretor da CNseg como “Agente Olímpico do Setor”, responsável pela interlocução junto à EOM (Empresa Olímpica Municipal), entidade responsável por coordenar a execução das atividades e projetos municipais relacionados à realização dos Jogos. No mesmo sentido, foi criado no âmbito da Comissão de Recursos Humanos da CNseg o Grupo de Trabalho Olimpíadas 2016. A CNseg, por exemplo, está avaliando a alteração dos turnos de trabalho, o incentivo a férias e trabalho remoto (home office), a redução de eventos e promoção de reuniões remotas.
De modo a subsidiar o planejamento, está disponível neste link material referente aos Jogos Olímpicos.

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

*Informações de CNseg.

Artigos Relacionados