Com queda nas vendas, setor de seguros de carros deve desacelerar

Levantamento foi feito pela Moody’s. Setor automotivo é o maior ramo de seguros gerais do Brasil

O setor de seguros de automóveis deve crescer menos este ano no Brasil, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (5) pela Moody’s. A desaceleração é resultado na queda das vendas de veículos – dados divulgados também nesta quinta pela Anfavea mostram queda, no ano, de 25,8%.

Publicidade

De acordo com a Moody’s, o setor automotivo é o maior ramo de seguros gerais do Brasil, com prêmio bruto de R$ 33 bilhões em dezembro de 2015 – pouco mais da metada de toda a indústria de seguros gerais no país.

“No entanto, a penetração do ramo continua baixa com apenas 25% da frota do país – carros novos em sua maioria – coberta atualmente”, diz o relatório.

Em 2015, as seguradoras de automóveis cresceram 3% em termos nominais, apesar da recessão econômica. Mas, à medida em que a situação econômica piore, a expectativa dos analistas é de desaceleração do setor.

Publicidade

“Os prêmios de seguros de automóveis, que são sensíveis às vendas de novos veículos, enfrentarão maior pressão”, afirmou o vice-presidente da Moody´s Diego Kashiwakura. “O ambiente macroeconômico provavelmente levará a uma deterioração continuada do mercado de trabalho e forçará o governo a fazer ajustes fiscais adicionais, os quais limitarão as oportunidades de crescimento para as seguradoras”.

*Informações de G1.

Artigos Relacionados