Febraban e Sebrae lançam aplicativo de educação financeira para microempreendedor 220

Confira as manchetes desta segunda-feira

Febraban e Sebrae lançam aplicativo de educação financeira para microempreendedor

Arquivo JRS
Arquivo JRS

Cerca de 6 milhões dos microempreendedores individuais (MEIs) registrados no Brasil terão uma nova ferramenta para organizar as finanças de seus negócios. Trata-se do aplicativo “Meu Negócio em Dia”, um projeto fruto de parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa entidades constataram que 56% dos MEIs não fazem uma correta separação entre suas finanças pessoais e a de suas empresas. O lançamento da app coincide com o início da 3ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), que acontece entre nesta segunda-feira, 16, e 22 de maio em todo o País. De acordo com os idealizadores, o aplicativo servirá como ferramenta de educação financeira para a gestão de pequenos negócios. Por meio do software, os usuários poderão fazer análises das principais receitas e despesas da empresa, além de obter dados como correção de valores de prestação e outros serviços financeiros. O aplicativo está disponível nos sistemas iOs, Android e Windows Phone.

Uma das ferramentas que poderão ser utilizadas pelos usuários, tanto no site como no aplicativo, é a calculadora do empresário. Entre as suas funcionalidades, o empreendedor poderá comparar os custos dos principais produtos e serviços financeiros destinados à pessoa jurídica disponíveis no mercado, além de simular taxas para financiamento com dados oficiais fornecidos pelo Banco Central. Em levantamento, o Sebrae apontou que o Brasil encerrou o ano de 2015 com 5,6 milhões de pessoas inscritas como MEIs e calcula que esse número tenha ultrapassado a faixa de 6 milhões no primeiro trimestre.

Semana da Educação Financeira terá programação especial

educacao-financeira-para-criancas_2
Reprodução

A abertura da Semana Enef acontece hoje, em Brasília. Participam do evento de abertura: Luiz Cláudio Costa, Secretário-Executivo do Ministério da Educação, que falará sobre a inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular; a Maurício de Sousa Produções, que apresentará o Projeto Consumo Consciente com a Turma da Mônica; e o economista Samy Dana, que ministrará palestra sobre irracionalidade na tomada de decisões financeiras.

Entre os destaques da programação estão alguns cursos gratuitos da BM&FBovespa. Na quinta-feira, 19, e no sábado, 21, será ministrado das 9h às 15h o curso “Como Investir em Ações”; na quarta, dia 18, acontece das 9h às 16h, o curso Finanças Pessoais Master; e ao longo da semana serão promovidas visitas guiadas à bolsa, no espaço onde ficava o antigo pregão. A bolsa também realiza, no dia 19, às 9h30, um evento sobre o comportamento do investidor brasileiro, em conjunto com a BlackRock, uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo. As inscrições para os eventos da bolsa podem ser feitas no site do Instituto Educacional da BM&FBovespa. Outro destaque da programação é a palestra online sobre planejamento financeiro promovida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), no dia 17 de maio, às 19h30.

Ainda que alguns cursos e palestras estejam em destaque, vale destacar que ao consultar a programação completa do evento no site da Semana Enef, é possível encontrar diversas outras iniciativas que fazem parte do evento, e possuem outros formatos. Entre elas podem ser mencionados vídeos, documentos, jogos, sites e oficinas sobre diferentes temas dentro do campo da educação financeira. A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e somou mais de 170 eventos em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram realizados mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil.

Minuto Seguros recebe prêmio de “Maior Corretora Auto” pela Bradesco

Stock Images
Stock Images

A Minuto Seguros, uma das principais corretoras do País e líder no segmento de seguros online, acaba de receber um importante prêmio da Bradesco Seguros com o título de maior corretora do segmento de automóveis. A cerimônia de premiação aconteceu no Vila Country, em São Paulo. “Fomos convidados para o evento e ficamos bastante surpresos na hora que soubemos que receberíamos o prêmio. Isso representa algo muito importante em nossa trajetória, ainda mais vindo de uma seguradora conceituada como a Bradesco Seguros. Ficamos muito felizes com esse prêmio”, destacou Marcelo Blay, CEO da Minuto.

A experiência e excelência da Minuto Seguros vem sendo comprovada nos últimos anos por meios de diversos prêmios, como: Época Reclame Aqui, pelo atendimento ao cliente, Prêmio de melhor corretora online em 2013 e 2014, Prêmio Melhores do Seguro, pela revista Apólice em 2013 e 2014, Troféu Amigo do Seguro de qualificação de jovens 2013 e 2014, entre outros.

“A visão do corretor dos métodos para solução de conflitos no mercado segurador” será tema de evento da AIDA Brasil

bg1
Stock Images

Estão abertas as inscrições para o evento que será realizado pela AIDA – Associação Internacional de Direito de Seguros no próximo dia 31 de maio, no auditório do Sincor-SP, em São Paulo, que debaterá o tema: “A visão do corretor dos métodos para solução de conflitos no mercado segurador”. “Diante do crescente judicialização e da necessidade iminente de que se encontre novas formas de solução de conflitos, surge a preocupação da AIDA em discutir o assunto com um dos mais importantes sujeitos do contrato de seguros: o corretor. Ele é o primeiro elo na apresentação dos produtos e ponte com o consumidor. Assim, é essencial que todos os agentes do contrato estejam aliados em relação ao futuro das eventuais lides que envolvam as questões securitárias”, explica Ana Rita Petraroli, presidente da AIDA Brasil.

Ana Rita Petraroli é presidente da AIDA Brasil é graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada pela FGV, Diretora de Relacionamento com as entidades de seguros e resseguros desde 2011. Professora da Pós Graduação da Funenseg. Advogada com experiência na área de seguros, consumo e criminal.

Alexandre Camillo é presidente do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo) , atua na Camillo Administradora e Corretora de Seguros Ltda e na Ypiranga Corretora de Seguros Ltda. Foi diretor Social do Sincor-SP de 2005 a 2007, e de 2007 a 2010 acumulou também os cargos de vice-presidente do Sindicato e de diretor da Cooperativa de Crédito dos Corretores de Seguros, a Credicor-SP.

Vivien Lys Porto Ferreira da Silva é graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-Graduada (Direito Contratual) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora do Curso de Especialização “lato sensu” em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência profissional em direito societário, contratos comerciais (negociação e estratégia), seguros, direito do consumidor, e na gestão de contencioso na área cível e trabalhista.

Patrícia Godoy Oliveira é advogada com foco em Direito Empresarial e Seguros. Diretora Jurídica e de Compliance da Aon Corporation. Formada na Universidade Mackenzie, cursou pós-graduação na PUC-SP e fez mestrado (LL.M.) na University of Chicago. Na área de seguros, fez extensão na FIA-USP e, na área de Administração, o CEAG, da Fundação Getúlio Vargas.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar e fazer sua reserva entre em contado por e-mail: aidabrasil@aida.org.br ou pelos telefones (11) 3231-1583 ou (11) 3159-4968.

IRB Brasil RE patrocina o musical Nuvem de Lágrimas

Reprodução
Reprodução

O IRB Brasil RE patrocina Nuvem de Lágrimas, musical sucesso de crítica e público que já passou por São Paulo e chega ao Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, onde fica em cartaz de 13 a 29 de maio. O espetáculo é uma adaptação do romance inglês “Orgulho e Preconceito” para o universo urbano contemporâneo do interior do país e foi criado a partir do repertório de Chitãozinho e Xororó. “O nosso objetivo é incentivar e apoiar a cultura no Brasil. O IRB se orgulha de poder ser parceiro de eventos como esse e vamos continuar trabalhando para isso”, afirma José Carlos Cardoso, presidente da empresa.

Na história, jovens casais, antigos amantes e familiares precisam se livrar de orgulhos e preconceitos para vivenciar relacionamentos plenos. Nuvem de Lágrimas está em cartaz sextas, sábados e domingos, em horários diversos.

*Com informações adaptadas de Estadão Conteúdo, Revista Exame, PROS, Oficina do Texto e FSB Comunicação.

Congresso Sul Brasileiro reserva espaço para debates 1898

Arquivo JRS

Brasesul fortifica relacionamento entre profissionais do setor

A proximidade entre corretores de seguros e seguradores é um dos principais atrativos do Congresso Sul Brasileiro de Corretores de Seguros (Brasesul), que acontece a partir desta quinta, em Florianópolis (SC).

Saiba mais: Seguradoras participam em peso do Brasesul.

Para enfatizar esse relacionamento, os Sincor-SC, Sincor-PR e Sincor-RS, entidades idealizadoras do congresso, prepararam um painel especial para o segundo dia do evento. Intitulado “Painel das Seguradoras e Corretores de Seguros”, terá como mediador convidado o presidente em exercício da Fenacor, Robert Bittar, e contará com as apresentações dos dirigentes de grandes companhias, falando sobre os planos de suas empresas para aprimorar a parceria com os profissionais da corretagem nos próximos anos.

Confira a programação completa do Congresso Sul Brasileiro

Sob o tema “O que podemos esperar do futuro – caminhos, alternativas e soluções”, as apresentações serão focadas em como a relação com o corretor, peça-chave para o desenvolvimento do mercado, é vista pelas principais seguradoras. O painel terá espaço para perguntas do público, que serão feitas via WhatsApp.

Seguro auto e assistência 24 horas: entenda cada serviço 1887

Assistência carro

Saiba como proceder e a quem acionar

É comum que, com a correria do dia-a-dia, a manutenção periódica do veículo fique em segundo plano. E vamos combinar que a má qualidade dos asfaltos da cidade somada ao tempo gasto nos engarrafamentos desgastam cada vez mais os veículos, fazendo com que o risco de contratempos no trânsito seja maior.

Caso esses imprevistos ocorram, é necessário saber como proceder e a quem acionar. “Existem duas opções distintas: a proteção integral do veículo, garantida pelo seguro auto ou apenas a assistência 24h, para eventualidades. As duas possuem vantagens, mas é preciso estar ciente dessas diferenças para utilizar cada uma no momento apropriado”, afirma Fábio Lucato, diretor comercial da Allianz Partners Brasil. No segmento de assistência, a empresa atua no país com as marcas Mondial Assistance e Allianz Global Assistance.

Umas das principais diferenças está na forma de contratação do serviço: a apólice de seguro é contratada por meio de um corretor e, além dos serviços de socorro emergencial/assistência 24 horas, traz coberturas securitárias e indenização em caso de sinistro, enquanto os serviços de assistência 24h podem ser contratados sob demanda, pela internet, com contratação anual, ou apenas para o momento da ocorrência, sempre utilizando a rede de prestadores de serviços da empresa de assistência 24 horas.

Embora haja distinções entre seguro automóvel com assistência 24 horas e os serviços de assistência 24 horas pontuais, o executivo assegura que, na Allianz Partners Brasil, a assistência 24 horas visa prestar o serviço com “Agilidade nas análises e tratativas, além da empatia no atendimento e proteção para todos que estejam no local da emergência”, enfatiza. “Independentemente da ocorrência, a prioridade é garantir o bem-estar do cliente, além de serviços de alto nível e excelência”, finaliza Fábio.

O seguro auto na prática

O seguro auto é uma apólice contratada com diversas coberturas, além dos serviços emergenciais da assistência 24 horas, que também são cobertos. Lucato explica que “o seguro se responsabiliza também por grande variedade de riscos a que o auto está sujeito, o que pode incluir a substituição do bem em casos de roubo ou furto, incêndio, perda total ou reparos quando houver sinistro, quando contratados”. Além disso, existem ainda outros seguros disponíveis, como, por exemplo, o seguro de terceiros, que cobre lesões a outras pessoas envolvidas em um acidente.

Já os serviços de assistência 24 horas se faz presente quando o cliente solicita o guincho, mecânico para realizar serviços paliativos no local, táxi, chaveiro, troca de pneu, retrovisor, entre outros, de acordo com a rede de prestadores de serviços disponibilizada pela empresa prestadora de serviços, sem possibilidade de reembolso em caso de escolha de outro prestador não cadastrado. A assistência 24 horas oferece comodidade e segurança com atendimentos em uma série de ocasiões repentinas. “É uma opção para não deixar o carro e a si próprio desprotegidos em situações emergenciais para quem prefere não optar pelo seguro, porém, sem coberturas indenitárias, que exige um investimento maior”, conclui o executivo.

Chubb Brasil nomeia novo Vice Presidente de P&C 1888

Chubb

Companhia foca em serviços superiores aos clientes

Leandro Martinez é o novo vice-presidente de Subscrição de P&C da Chubb Brasil
Leandro Martinez é o novo vice-presidente de Subscrição de P&C da Chubb Brasil

A partir de julho, Leandro Martinez assume a Vice-Presidência de Subscrição de P&C da Chubb Brasil, reportando-se diretamente ao Presidente Executivo da Chubb Brasil, Antonio Trindade e funcionalmente a Pablo Korze, Vice Presidente Sênior de P&C Commercial.

Leandro será responsável pelo P&L de Global, Middle Market/SME e Resseguros. O executivo está na companhia desde janeiro de 2011, e em agosto de 2014, passou a desempenhar o papel de Vice Presidente Regional de Linhas Financeiras, onde contribuiu com desenvolvimento das carteiras de D&O, PI, FI e Cyber na América Latina.

Leandro é advogado, pós-graduado em Direito Civil e de Empresas, com MBA pela FGV e extensões em mercado de capitais pela Escola Superior de Advocacia da OAB de São Paulo.

Toda mudança realizada na Chubb tem como objetivo garantir uma subscrição e execução superiores, bem como a entrega de um serviço superior para os seus clientes.

AIG conclui a aquisição da Validus 1639

Aquisição

Transação foi anunciada em janeiro

A AIG anunciou na quarta-feira a finalização do processo de aquisição da Validus Holdings Ltd. (“Validus”), após aprovações regulatórias e dos acionistas da Validus. A transação foi anunciada pela primeira vez em 22 de janeiro de 2018.

Como parte da AIG, a Validus acrescenta franquias atraentes e diversificadas ao portfólio da companhia, incluindo a Validus Re, plataforma líder de resseguro; AlphaCat, gestor de ativos de títulos ligados a seguros; Talbot, consórcio do banco Lloyd; Western World, especialista nos Estados Unidos em riscos comerciais para pequenas e médias empresas; e Serviços de Riscos Agrícolas, que fornecem acesso ao mercado norte-americano de seguros agrícolas.

“Estamos muito felizes em receber a Validus. A experiente equipe e seus negócios complementares nos ajudarão a gerar um crescimento sustentável e lucrativo, à medida que continuamos a gerar valor aos nossos acionistas”, disse Brian Duperreault, CEO e Presidente da AIG.

De acordo com Peter Zaffino, CEO da área de Seguros Gerais da AIG, “o trabalho com o time da Validus deve expandir as capacidades e valores entregues aos clientes e corretores parceiros. Os negócios da Validus serão imediatamente acrescentados à atuação de Seguros Gerais da AIG, já que eles já fazem parte da AIG oficialmente.”

Sincor-RS recebe SulAmérica em Porto Alegre 1701

André Lauzana é vice-presidente Comercial e de Capitalização da SulAmérica

Entidade e seguradora montaram agenda de trabalho e comentaram oportunidades de negócios para a região

O presidente do Sincor-RS, Ricardo Pansera e sua Diretoria receberam o vice-presidente Comercial, André Lauzana, e o diretor regional Sul da SulAmérica, Gilson Bochernitsan, no último dia 12 de julho, em Porto Alegre. No encontro, os executivos montaram uma agenda de trabalho para tratar temas atuais que estão na agenda do Sincor-RS, bem como comentaram sobre o crescimento econômico do Rio Grande do Sul para os próximos anos e as oportunidades de negócios para a região.

Nestes primeiros meses à frente da área Comercial da SulAmérica, Lauzana está intensificando as ações de relacionamento com os sindicatos regionais, iniciando com o Sincor-RS. O executivo ressaltou os dados de produção do Rio Grande do Sul, que se consolida como o terceiro estado em maior volume de vendas de seguros no Brasil* e a importância do sindicato neste resultado. Ele ainda reforçou que “temos um grande desafio para o mercado de seguros dentro deste mundo digital cada vez mais dinâmico, e o papel do corretor é fundamental para explorarmos as oportunidades de negócios”.

O diretor da regional Sul ainda enalteceu a importância da parceria entre o Sincor e a SulAmérica, e reafirmou o compromisso de estar ainda mais presente no dia a dia dos corretores gaúchos. “Sempre tivemos um relacionamento de credibilidade e transparência com o Sincor e seus mais de cinco mil corretores, e estreitaremos cada vez mais esta parceria”, afirma Gilson.

*(segundo apuração da SUSEP até maio 2018, prêmios emitidos todos os ramos exceto VGBL e DPVAT).