Especialista da MAPFRE dá dicas sobre os cuidados que as famílias devem ter com as crianças no inverno

Com a chegada de temperaturas mais frias, os cuidados com a saúde devem ser redobrados

O inverno chegou e o clima mais seco e frio aumentam a incidência de diversas doenças respiratórias. Com a umidade mais baixa do ar e mudanças rápidas de temperatura, a preocupação com as crianças e recém-nascidos deve ser ainda maior, principalmente com aqueles que já carregam algumas doenças crônicas e que na maioria das vezes pioram durante a estação mais fria do ano.

Publicidade

De acordo com o diretor médico da MAPFRE Saúde, Claudio Tafla, é nesse período que doenças como rinite alérgica, asma, sinusite, rinite e bronquite crônica aparecem com sintomas mais fortes e intensos. “A baixa umidade, o ar mais gelado, o maior contato com os ácaros, ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão dos vírus, que ficam no ar por até 24 horas”, comenta Tafla.

O médico explica que “cada doença tem a sua peculiaridade; porém, por conta das semelhanças de sintomas entre elas, as crianças devem ser levadas ao pediatra para receber o diagnóstico o quanto antes e começar o tratamento mais adequado, se necessário. E, claro, é preferível evitar ao máximo a automedicação. Procurar pelo médico da família é sempre a melhor alternativa”.

Segundo o especialista, os bebês merecem ainda mais atenção e cuidados no primeiro ano de vida. “Os recém-nascidos são mais sensíveis e suscetíveis as doenças respiratórias, por isso, é necessário ter sempre o cuidado de vestir os bebês em camadas, medir a temperatura da água no banho, evitar lugares aglomerados e ter sempre atenção à temperatura da criança”, finaliza.

Publicidade

Além disso, existem algumas dicas que podem ser seguidas para evitar os problemas respiratórios nas crianças em casa:

· Mantenha o corpo bem hidratado;

· Evite ficar próximo a ambientes com muita poeira e fumaça;

· Evite o contato com pessoas gripadas ou resfriadas;

· Deixe a casa sempre bem arejada e com circulação de ar;

· Evite deixar as crianças próximas de bichos de pelúcia, tapetes e objetos que possuem pelos;

· Mantenha a alimentação balanceada, com verduras e legumes. As frutas com vitamina C ajudam no combate à gripe e resfriados;

· Lembre-se, que em tempos de frio, a simples atitude de deixar os lençóis, edredons e roupas de frio expostos ao sol ajuda a eliminar os ácaros.

Se for viajar, não esqueça do seguro viagem

A chegada o inverno acontece, tradicionalmente, quando também começam as férias de meio de ano de muitas pessoas. Por conta disso, cidades da América do Sul como Buenos Aires e Mendoza (Argentina) e Santiago (Chile), que costumam receber turistas no período, oferecem atrações especiais para a época, com roteiros para o aproveitamento de bons vinhos e passeios temáticos. No entanto, é importante lembrar da importância de viajar com a cobertura de um seguro viagem, especialmente se a viagem for para fora do país.

O vice-presidente da MAPFRE Assistance, Eduardo Sena, destaca as vantagens de viajar com segurança e o conforto que o Seguro Viagem MAPFRE pode oferecer. “Durante esse período, quem pretende viajar para conhecer novas cidades, se divertir ou até mesmo para rever parentes, ter o seguro viagem longe de casa é estar pronto para qualquer imprevisto ou problema que possa acontecer, desde a saída do voo até o atendimento médico com urgência”, finaliza.

Para mais informações sobre o Seguro Viagem MAPFRE, basta acessar o site www.segurviaje.com.br.

*Informações de CDN Comunicação.

Artigos Relacionados