EXCLUSIVO: Carta de despedida de Roberto Westenberger

Redação JRS teve acesso à carta de despedida do superintendente da Susep

Como já publicamos anteriormente, Roberto Westenberger, superintendente da Superintendência de Seguros Privados, está de saída da autarquia. Nossa redação teve acesso, de forma exclusiva, à carta redigida por Westenberger, que foi entregue aos funcionários da Susep nesta tarde (21).

Publicidade

No texto, ele se dirige aos colegas de trabalho e relata que no início de sua gestão, a Susep não possuía um direcionamento moderno. “Assim cunhamos a expressão ‘supervisão eletrônica’, iconizada pela figura de um robozinho, e que, após muitas idas e vindas, lutando contra resistências naturais do mercado supervisionado, como também de parte da própria casa, desembocamos no processo eletrônico, agora já implantado”, diz.

Westenberger elenca uma série de medidas que auxiliaram no desenvolvimento da autarquia. Ele agradece e enaltece os colegas e, ao fim da carta, destaca: “Se posso dizer que levo uma única frustração, é a da obra não concluída. Por outro lado, tendo aprendido com vocês, o que é ser servidor público de verdade, saio tranquilo, na certeza que não deixarão a obra inconclusa”.

A saída do executivo à frente da autarquia deve ser confirmada na sexta-feira no Diário Oficial da União. Confira a Carta de despedida na íntegra:

Publicidade

“Prezados colegas,

Hoje é o meu último dia na Susep e eu não poderia deixar de me dirigir a vocês, colegas servidores públicos para me despedir e agradecer pelo apoio que me deram, e também ao trabalho que me propus a empreender nesta autarquia.

Logo nos primeiros dias da minha gestão, ficou clara a inexistência de um direcionamento nítido da instituição rumo à modernidade, demandado por um ambiente no qual, cada vez mais, a tecnologia se mostra como meio inexorável.

Assim cunhamos a expressão “supervisão eletrônica”, iconizada pela figura de um robozinho, e que, após muitas idas e vindas, lutando contra resistências naturais do mercado supervisionado, como também de parte da própria casa, desembocamos no processo eletrônico, agora já implantado. Ainda como parte da “revolução tecnológica”, estamos alterando a forma de recepção de dados do FIP pelas empresas supervisionadas e já iniciando a definição dos dados que vão subsidiar a nossa atuação na conduta de mercado (big data), que será toda calcada em “FinTech”.

Essa atuação em conduta de mercado vem a ser, no meu entender, uma grande conquista, lograda através da implantação da nova estrutura que denominamos Nova Susep, e que todos vocês ajudaram a viabilizar. De fato, a preocupação com o consumidor, razão final da nossa existência, sempre esteve no meu radar, tanto assim que, uma das minhas primeiras ações, logo que cheguei, foi reestabelecer o vínculo e a cooperação com a SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor), desgastado que estava a ponto de inviabilizar um simples diálogo.

Convém recordar aqui que, por supervisão de conduta, entendemos a vigilância com relação à manutenção da competição por parte das seguradoras, a atuação proativa no preenchimento das falhas de mercado, o oferecimento de produtos adequados a preços adequados, a coibição de vendas casadas ou não demandadas pelo próprio cliente, dentre outros. Tudo isso está em franca fase de implantação na SUSEP, sempre em prol do consumidor.

Gostaria de enfatizar também a nossa ação peremptória na liquidação de empresas que não mais reuniam capacidade econômico-financeira para seguirem operando. Para dar seguimento a essas ações, tivemos que enfrentar enormes pressões políticas, e até ameaças veladas à minha integridade física e da minha família.

Destaco finalmente a nossa atuação internacional proativa e obstinada, no sentido de recolocar a SUSEP no protagonismo das decisões regionais (América Latina) e mundiais (IAIS). Hoje, fruto deste trabalho, participamos da diretoria da ASSAL, e dos dois comitês finalísticos da IAIS, rumando para uma atuação também pan-americana que deverá se consubstanciar na reunião convocada pelo FIO/EUA em Washington em setembro próximo.

Amigos, quando comecei na SUSEP pedi a todos vocês somente uma coisa: trabalho. Considero-me uma pessoa privilegiada, porque fui presenteado por vocês, com muito mais do que pedi: além do trabalho incansável que vocês produziram, recebi incentivo, garra, seriedade, obstinação, profissionalismo e entusiasmo, sem o que não poderia encerrar a minha missão com a sensação gratificante que tenho neste momento: a do dever cumprido e da missão entregue com sobras.

Se posso dizer que levo uma única frustração, é a da obra não concluída. Por outro lado, tendo aprendido com vocês, o que é ser SERVIDOR PÚBLICO de verdade, saio tranquilo, na certeza que não deixarão a obra inconclusa.

Tudo de bom para vocês!”

Roberto Westenberger
Superintendente
Superintendência de Seguros Privados – SUSEP

Artigos Relacionados

Comentários