Com mais de 110 mil visitantes em todo o país, “Museu Itinerante Se Prepara Brasil” abre suas portas no Rio de Janeiro nesta sexta

Exposição sobre rodas ficará nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha

Depois de percorrer mais de 30 mil quilômetros pelas cinco regiões do país, o Museu Itinerante Se Prepara Brasilchega ao Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Rio 2016. Promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial do maior evento esportivo realizado pela primeira vez na América do Sul, a exposição sobre rodas, montada em duas carretas adaptadas, estará aberta ao público nos Bulevares Porto Maravilha e Parque Madureira durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, das 12h às 21h. Com mais de 100 peças do acervo do Comit&ecir c; Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares, o Museu sobre rodas iniciou seu trajeto no dia 30 de abril nas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO) e desde então, já recebeu mais de 111 mil pessoas em 44 cidades de todo território nacional. No Rio de Janeiro, a expectativa é que mais de 700 visitem diariamente a exposição, que tem entrada franca e é acessível para pessoas com necessidades especiais.

Nos diversos lugares por onde tem passado, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil conta, também, com presenças ilustres que se emocionam com a exposição: as atrizes Carolina Ferraz e Totia Meireles; os medalhistas olímpicos pela Seleção Brasileira de Vôlei e embaixadores Bradesco Seguros, Giba e Leila; o ex-judoca Flávio Canto; os nadadores Felipe França e Henrique Rodrigues; os jogadores de basquete Alex e Rafael Hettsheimer; os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai; a para-atleta do atletismo Ana Claudia Maria da Silva “Lalá”; o ex-jogador de futebol Gonçalves, entre outros.

Publicidade

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil –, um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público. “O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas” , destaca Maria Eugênia.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Publicidade

Roteiro – Museu Itinerante Se Prepara Brasil

Carreta 1

Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Cascavel (PR), Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro (RJ) – Bulevar Parque Madureira.

Carreta 2

Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA), Belém (PA), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Osasco (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ) – Bulevar Porto Maravilha.

Artigos Relacionados