Uber: contratar seguro correto evita danos materiais

“Seguro Uber” já pode ser contratado com a consultoria de corretores de seguros

Um alerta aos mais de 10 mil motoristas de Uber e aplicativos de transporte de passageiros do Brasil: o carro utilizado no transporte está na mesma categoria de um táxi. Segundo a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), estes profissionais devem estar preparados para pagar mais pelo seguro do veículo. É muito importante alterar a apólice do carro para não ter nenhuma surpresa desagradável em caso de acidentes.

Publicidade

O Uber e demais aplicativos têm sido tema frequente de debate entre motoristas, clientes e profissionais do mercado de seguros. Trata-se de um carro particular, que também pode ser alugado, com a finalidade do transporte de passageiros. Por não ser um “carro de passeio”, os riscos são considerados muito mais altos. No Brasil, são mais de 10 mil motoristas em atividade. A empresa pretende reunir mais de 50 mil até outubro deste ano, em 14 cidades do país.

Trata-se de um veículo que circula todo o dia e num ritmo intenso, uma vez que a demanda pelo serviço tem aumentado cada vez mais. “É indispensável a contratação de um seguro que contemple um valor adequado de cobertura para eventuais danos materiais em caso de colisões, incêndios e danos a outros veículos, por exemplo”, alerta o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

Os novos motoristas que trabalham pelos aplicativos, em geral, têm um seguro de carro comum. Quando o uso do veículo é profissional, o valor a pagar fica mais caro. O Uber, por exemplo, não exige nenhum tipo de seguro para automóveis dos chamados “parceiros”, além do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

O chamado “Seguro Uber” já pode ser contratado com a consultoria de corretores de seguros. Os preços chegam a superar em 50% o de seguros de veículos particulares. Mas, mesmo acima do preço, são oportunidades de negócios para os profissionais da área e pode ser considerado uma variação do seguro “de transporte de pessoas”, como é o caso das vans escolares.

Acidentes pessoais

No momento em que o motorista inicia sua parceria com o Uber, é feito um seguro com cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP). Desta forma, estão protegidos tanto usuários quanto motoristas parceiros. São coberturas de 100 mil reais para morte acidental e invalidez permanente total/parcial. Além de 5 mil reais para despesas médicas.

Esta cobertura tem início no momento que os motoristas parceiros estão a caminho para buscar um usuário. Já para o usuário a cobertura tem início no momento em que ele ingressa no veiculo em uma viagem.

Artigos Relacionados