Museu Itinerante Se Prepara Brasil, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, retorna nos Jogos Paralímpicos

Exposição sobre rodas voltará a abrir as portas nos Bulevares Olímpicos

A emoção percorreu mais de 30 mil quilômetros e se estendeu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Sucesso de público em todo o país, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil registrou cerca de 200 mil visitantes desde seu lançamento, no final de abril. Promovida pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, a exposição sobre rodas, montada em duas carretas adaptadas, percorreu 44 cidades antes de desembarcar na Cidade Maravilhosa, onde ficou exposta durante os Jogos Olímpicos e foi vista por mais de 65 mil pessoas nos Bulevares Porto Maravil ha e Parque Madureira. Após uma breve pausa, o projeto voltará a receber visitantes ao longo dos Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro, nos mesmos locais, sempre das 12h às 21h. Com entrada franca, o Museu é acessível a pessoas com deficiência, oferecendo elevador e guia em braile.

– A reação do público, que se emocionou e se envolveu em todas as cidades, mostra que o objetivo foi atingido e que as mensagens da iniciativa foram compreendidas. Como patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, foi muito gratificante para o Grupo Bradesco Seguros ter levado o espírito Olímpico às cinco regiões do país com o Museu Itinerante Se Prepara Brasil e deixado um legado de conhecimento capaz de estimular novos talentos. Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 continuem a ser uma experiência memorável para todo o Brasil – declara Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Publicidade

Em sua trajetória pelo país, a exposição contou com visitas ilustres: as atrizes Carolina Ferraz e Totia Meireles; os ex-atletas do vôlei e embaixadores Bradesco Seguros, Giba e Leila; o judoca e ex-atleta Flávio Canto; os ex-judocas Henrique Guimarães, Carlos Honorato e Danielle Zangrando; os judocas Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Maria Suelen Altheman; os nadadores Felipe França e Henrique Rodrigues; os jogadores de basquete Alex e Rafael Hettsheimer; a para-atleta do atletismo Ana Claudia Maria da Silva “Lalá”; o ex-jogador de futebol Gonçalves, entre outros.

Com mais de cem peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares, o Museu iniciou seu trajeto no dia 30 de abril nas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO).

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

Publicidade

De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil –, um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.

– O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem c omo fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas – destaca Maria Eugênia.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Roteiro Musei Itinerante Se Prepara Brasil

Carreta 1

Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Cascavel (PR), Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro (RJ) – Bulevar Parque Madureira.

Carreta 2

Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA), Belém (PA), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Osasco (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ) – Bulevar Porto Maravilha.

Artigos Relacionados