Fundación MAPFRE fecha parceria com a USP para projetos dedicados ao público idoso

Iniciativa contará com oficinas educativas sobre envelhecimento ativo e educação viária


A população mundial está atingindo índices cada vez maiores de longevidade. Projeções das Nações Unidas indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. Essa realidade também se reflete no Brasil. Até 2025, estima-se que o país tenha mais de 34 milhões de idosos. Atenta a essa realidade, a Fundación MAPFRE desenvolveu uma parceria com a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para a elaboração de oficinas de capacitação destinadas a entidades públicas que trabalhem com o público idoso.

Publicidade

As atividades serão coordenadas por Wilson Jacob-Filho, professor titular da USP e diretor do serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e estão previstas para acontecer até novembro em parceria com diversas entidades paulistanas que desenvolvem trabalhos com esse público. Nas oficinas, os programas “Com maior Cuidado” e “Segurança Viária para Idosos”, iniciativas da Fundación MAPFRE, serão abordados de maneira dinâmica, com exemplos práticos de como idosos podem evitar acidentes no dia a dia. O conteúdo também será direcionado à capacitação de cuidadores e profissionais de diferentes áreas correlatas.

Envelhecimento ativo
As oficinas do programa “Com maior Cuidado” têm o objetivo de informar familiares e funcionários que lidam com pessoas acima de 60 anos e os próprios idosos sobre como prevenir e reagir com rapidez em casos de acidente ou em situações de emergência, como as ocorridas dentro de casa, que representam cerca de 70% das intercorrências com idosos, segundo o Ministério da Saúde.

Assim como no lar, os idosos devem zelar pela segurança no trânsito, tanto como pedestres ou como motoristas. Por isso, a Fundácion MAPFRE também oferecerá atividades do programa “Segurança Viária para Idosos”, desenvolvido com a principal finalidade de conscientizar por meio de ações educativas a adoção de medidas seguras no trânsito, para redução do número de acidentes e atropelamento envolvendo este público. Com essas iniciativas, a entidade pretende oferecer dicas e informações ao público foco e familiares para enfrentar os novos desafios que a maturidade traz.

Publicidade

Para participar das oficinas basta comparecer aos locais das atividades. A programação completa e outras iniciativas desenvolvidas pelo Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da FMUSP estão disponíveis na página www.gerosaude.com.br.

Artigos Relacionados