Embaixadores Bradesco Seguros, Giba e Leila convidam público para visitar o “Museu Itinerante Se Prepara Brasil”

Exposição sobre rodas pode ser visitada no Porto Maravilha e no Parque Madureira até este domingo, 18 de setembro

Em meio a sorrisos e abraços, os embaixadores do Grupo Bradesco Seguros, Giba e Leila, fizeram a alegria do público que visitou o “Museu Itinerante Se Prepara Brasil” na tarde desta quinta-feira, 15/09, no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha. Promovida pelo Grupo Segurador, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, a exposição pode ser vista até o próximo domingo, 18/09, das 12h às 21h, tanto no Porto Maravilha quanto no Parque Madureira. Ambos os ex-atletas de vôlei cederam peças de suas coleções particulares para o Museu, que tem entrada gratuita e é acessível para pessoas com deficiência (elevador e guia em braile).

– A ideia do projeto foi preparar a população para esses maravilhosos eventos que são os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que foram e estão sendo um sucesso. No Museu, as pessoas encontram um pouco da história dos Jogos, contada por meio de objetos como tochas e medalhas, além de mascotes de outras edições, entre tantas outras peças. Quem ainda não visitou, tem que vir correndo conhecer! – convidou o ex-atacante da Seleção Brasileira.

Publicidade

Giba falou ainda sobre a importância que deve ser dada à acessibilidade em projetos como esse e nas cidades como um todo.

– O mundo mudou muito e as pessoas precisam estar atentas a isso. Essa exposição, por exemplo, tem elevador e guia em braile. Ou seja, um cuidado que todos precisam ter nos dias de hoje – completou o medalhista de ouro nos Jogos de Atenas (2004) e de prata nos Jogos de Pequim (2008) e Londres (2012).

Cercada por crianças, Leila destacou o papel do esporte na sociedade e incentivou o público carioca a curtir os últimos dias da exposição.

Publicidade

– A ideia desse projeto é fantástica, pois coloca o esporte em evidência. O Museu conta a história do esporte, da participação do Brasil nos Jogos Olímpicos, da preparação dos nossos atletas. Enfim, é muito importante trazer o público para esse universo e mostrar o quanto o esporte dá a sua contribuição social – avaliou a ex-jogadora, medalhista de bronze nos Jogos de Atlanta e Sidney (1996 e 2000).

Com mais de cem peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares, o Museu iniciou seu trajeto no dia 30 de abril nas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO). Foram 44 cidades antes de chegar ao Rio de Janeiro.

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Artigos Relacionados