Empresas de seguros destacam participação no 17º Conec

Ainda repercute as ações das empresas e participantes do maior congresso de corretores de seguros do mundo

Futuro do corretor dependerá de discussões atuais, diz presidente da SulAmérica

Publicidade

O presidente da SulAmérica, Gabriel Portella.
O presidente da SulAmérica, Gabriel Portella.

O futuro do corretor foi o tema do primeiro painel do 17º Congresso de Corretores de Seguros (Conec), que acontece até sábado (8) no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, apresentou as perspectivas da companhia e apontou tendências para a profissão.

No painel “Futuro da corretagem de seguros”, o executivo destacou a importância da participação ativa dos corretores na discussão sobre os rumos da sua atuação. “Temos confiança no desenvolvimento do país e do mercado de seguros. O futuro dependerá do que discutirmos hoje, agora, e construirmos juntos. A indústria de seguros é forte e tem grande potencial de crescimento.”

Uma das principais tendências para a profissão, ressalta Portella, é a oferta de proteção completa, envolvendo produtos de variadas linhas. “O corretor que trabalha diversas linhas tem um olhar pleno em relação ao cliente e pode ofertar produtos de forma mais efetiva”, sinalizou.

Publicidade

O presidente da seguradora afirmou ainda que os avanços tecnológicos têm trazido mais e melhores oportunidades de conhecer e se comunicar com o consumidor. “O corretor que cria uma relação de confiança com seu cliente estará melhor preparado para a transformação pela qual o mercado vem passando”, disse o executivo, reforçando que o relacionamento será cada vez mais a chave para fidelizar o cliente.

Executivo da SulAmérica destaca oportunidades em seguro auto

sulamericaconecO mercado de seguro auto apresenta diversas oportunidades e, para aproveitá-las, seguradoras e corretores têm trabalhado juntos na busca de soluções que atendam às necessidades do consumidor. Esta é a visão do setor destacada pelo vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

Nesse sentido, pontuou o executivo, a seguradora lançou neste ano o SulAmérica Auto Compacto, seguro inteligente que oferece cobertura completa com a qualidade SulAmérica a um custo mais acessível. “Em um momento em que o brasileiro está avaliando e considerando mais suas escolhas, apresentamos um seguro que cabe no bolso”, disse o vice-presidente.

Durante o evento, Dal Ri participou do painel “Auto – Quais Caminhos Percorreremos?”, em que reforçou a importância da estratégia de cross-selling. “É interessante que o corretor perceba o seguro auto como uma porta de entrada para a oferta de outros produtos, explorando a própria carteira para novos negócios”, ressaltou.

Suporte à operação do corretor é fundamental, afirma vice-presidente Comercial da SulAmérica

Os corretores estão cada vez mais focados no relacionamento estratégico com seus clientes, e para isso contam com o crescente suporte das seguradoras para as atividades administrativas. A tendência foi apontada pelo vice-presidente Comercial da SulAmérica, Matias Ávila, no painel “Mitos e verdades sobre a distribuição de seguros no Brasil”.

Matias destacou que a atuação do corretor vem passando por uma evolução. “A atividade deste profissional estará cada vez mais focada na pré-venda, na consulta e nos momentos críticos no pós-vendas, que exigem atuação estratégica. As tarefas administrativas estarão cada vez menos presentes no dia a dia dele”, pontuou o executivo.

Neste cenário, o suporte oferecido pela seguradora precisa ser consistente e bem estruturado. “O corretor valoriza cada vez mais a facilidade de operar e os serviços personalizados de alta qualidade”, ressaltou Matias. É nossa missão manter o corretor satisfeito em um mercado maduro, competitivo e fragmentado, para que ele se torne cada vez mais eficiente e produtivo.”

Além da participação de seus executivos em painéis, a SulAmérica também marcou presença na Exposeg, feira ocorrida no mesmo espaço. A seguradora levou ao local uma atmosfera italiana, com um amplo estande que faz referência ao PRA Super Campeões 2016, a principal campanha de vendas da companhia. Os executivos da SulAmérica estiveram presentes para receber os corretores durante todo o evento.

Sompo consolida presença da marca 

sompoconecA Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – marcou presença com uma série de atividades de relacionamento com o corretor de seguros durante a sua participação no XVII Conec – Congresso dos Corretores de Seguros, que aconteceu de 06 a 08 de outubro no Palácio das Convenções do Anhembi, na Capital Paulista. A participação teve como principal objetivo reforçar a comunicação do nome e marca da companhia desde julho deste ano, alinhados com os da multinacional do qual é subsidiária.

Os executivos da companhia – tantos os da área técnica de produtos, quanto os da área comercial e os responsáveis por diferentes regiões do país – estiveram durante todo o evento no evento para recepcionar e apresentar as perspectivas da Sompo e oportunidades de negócios para os parceiros corretores de seguros.

Um dos pontos altos da participação da companhia aconteceu no sábado, dia 8/10, quando os diretores Fernando Grossi (comercial), Wilson Lima (comecial – SP), Alberto Muller (Sul) e Eduardo Fazio (RJ, ES, Norte e Nordeste) subiram ao palco junto com executivos do Sincor-SP para entregar um dos nove carros sorteados durante o congresso. O corretor Alberto Ferraz De Mello Neto, da Abouaf Corretora de Seguros Ltda (Curitiba – PR), foi o ganhador do veículo Sandero 1.0 Authentique.

franciscovidigalfilho
Francisco Caiuby Vidigal Filho, diretor-presidente da Sompo.

Já Francisco Caiuby Vidigal Filho (o Kiko), diretor-presidente da Sompo, foi um dos participantes do painel “O Futuro da Corretagem de Seguros”, que aconteceu no dia 07 de outubro, das 11h às 12h30, no Auditório Aprender. No debate entre executivos de seguradoras, mediado pelo 1º vice-presidente do Sincor-SP, Boris Ber, Kiko deixou claro que a Sompo está confiante em relação ao crescimento do segmento de seguros. Além disso, o executivo destacou que o corretor deve estar atento às novas tecnologias, que podem ser aliadas para a buscar de oportunidades de negócios, e da importância de os corretores incentivarem os jovens a conhecer e investir numa carreira no setor, para que as corretoras de seguros não enfrentem o problema de falta de executivos para a sucessão empresarial, sobretudo nas empresas de administração familiar.

Stand na Exposeg – Além de cumprir o seu tradicional papel de ser um ponto de encontro de corretores de seguros durante o evento, o stand da Sompo na Exposeg também foi palco de experiências inusitadas para os corretores de seguros visitantes.

Uma delas foi a experiência 3D, na qual o visitante posava para uma foto em frente a um cenário com fundo verde. Daí a imagem era inserida em uma imagem do comercial de TV da Sompo, que faz parte da campanha de comunicação da marca e está no ar atualmente em todo o Brasil. A inserção das imagens dos visitantes era feita instantaneamente por computador e seguiu um conceito semelhante ao utilizado nas emissoras de TV por meio da técnica de chroma key (que aplica uma imagem sobre outra, formando um novo ambiente visual). Para assistir a versão do comercial de 1 minuto acesse: bit.ly/SOMPOVoceSempreBemUmMinuto

sompoconec01Além disso, os visitantes mais corajosos puderam vivenciar uma experiência de um passeio numa montanha russa em 3D. Óculos especiais levavam o usuário a ter a sensação de estar numa montanha russa, com toda a emoção propiciada pelo brinquedo real, enquanto que, na verdade, o participante estava confortavelmente sentado em uma cadeira no stand da Sompo Seguros.

“A Sompo Seguros vem com um trabalho intenso. Em 2016, a estratégia de negócios da companhia inclui uma série de novidades, que incluem não só o lançamento e comunicação da nova marca, mas também lançamentos de novos produtos numa escala praticamente mensal. O Conec foi uma oportunidade perfeita para estarmos reunidos com os corretores de seguros para, mais uma vez, dividirmos com eles as novidades da companhia”, destaca Farid Eid Filho, Chief Underwriting Officer (CUO) da Sompo Seguros.

“A equipe da Sompo Seguros esteve em peso no Conec. Tivemos a oportunidade de atender corretores vindos de todas as regiões do País, trocar experiências e reforçar nossas estratégias de abrir novas frentes de oportunidades de negócios para conquistar cada vez mais corretores e segurados de todo o Brasil”, disse Fernando Grossi, Diretor Comercial da Sompo Seguros.

Zurich celebra a participação positiva no Conec

zurichconecA Zurich, seguradora global com 144 anos de existência, atuação em mais de 170 países e mais de 70 anos de experiência no mercado brasileiro, festeja os retornos obtidos no Conec. A companhia recebeu a visita de centenas de corretores, que tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais a história, os princípios e os valores da companhia. O compromisso Zurich de trabalho em equipe ficou evidente durante todo o evento, em que a equipe mostrou harmonia e união, e o foco no cliente também foi reafirmado pelos executivos que receberam os parceiros de negócios: estavam presentes o CEO, Edson Franco, Diretores, Diretores Regionais e Gerentes de Negócios. “Tudo em linha com o tema que escolhemos para o nosso estande este ano: ‘Zurich Seguros: Para aqueles que amam de verdade’”, afirma Márcio Benevides, Head de Bancassurance e Distribuição Brasil.

O CEO Edson Franco avalia que a participação da companhia no Conec foi muito positiva, pois é sempre uma oportunidade de estar mais próximo dos corretores. “Além de renovarmos nossos laços de parceria, o corretor que nos visitou aproveitou para saber mais sobre os nossos produtos e trocar ideias que podem gerar negócios”, comenta. Para ele, a participação da empresa nessa edição também foi muito importante para ouvir a opinião dos corretores sobre as novas ferramentas tecnológicas que a empresa sempre traz para auxiliar o trabalho destes profissionais.

edsonfrancozurich
O CEO da Zurich, Edson Franco.

Inclusive, a tecnologia foi um dos temas abordados durante o painel que o executivo participou sobre “Futuro da Corretagem de Seguros”, realizado dia 07 no Auditório. Durante sua apresentação, Franco exaltou a importância do corretor de seguros para o fortalecimento do setor e sua contribuição para a retomada do crescimento econômico do País. Sobre o futuro, disse acreditar que estes profissionais ‘essenciais’ se tornarão verdadeiros conselheiros financeiros de seus clientes. “Devemos aproveitar para fazer com que o mercado se fortaleça com esta nova fase, pois cabe a nós escolhermos se nesta transformação queremos ser agentes ou vítimas da mudança”, afirma o CEO da Zurich.

O estande Zurich esteve cheio todos os dias, e os corretores foram recebidos por um time de peso: Marcio Benevides (Diretor Comercial e de Bancassurance), Walter Pereira (Diretor de Varejo), Glaucia Smithson (Diretora de Seguros de Vida e Previdência Corporativos e de Seguros Empresariais), David Colmenares (CEO de Seguros Gerais), Carlos Tejeda (Diretor de Previdência), entre outros, além de gerentes e também as lideranças regionais: Eder Prado (Diretor Regional São Paulo Capital), Alfeo Marchi (Diretor Regional RJ, ES, Norte e Nordeste), Luciano Silveira (Diretor Regional São Paulo Interior), Rogerio Gebin (Diretor Regional MG e Centro-Oeste) e Waldecyr Schilling (Diretor Regional Sul).

Entre as atrações oferecidas estavam o game interativo com brindes e as massagens, muito requisitadas. Também fizeram sucesso os sorteios de iPhones 6s e o café gourmet que se tornou famoso durante o evento. “A maioria dos brasileiros gosta de um café para acompanhar um bom bate-papo. O café é muito mais que uma simples bebida, é o verdadeiro convite ao encontro e ao compartilhamento de um momento especial. Por isso, fizemos questão de oferecer variadas e saborosas opções desta bebida que é tão querida e apreciada por todos nós. O aroma inconfundível do café deixou nosso ambiente muito aconchegante” comenta Marcio Benevides, em conjunto com os Diretores Regionais.

CEO da Minuto Seguros valoriza participação de corretores no mercado

Para Marcelo Blay, CEO e fundador da Minuto Seguros, os corretores de seguros serão presença importante na cadeia do segmento ainda por bastante tempo. Na visão do executivo, a despeito da evolução tecnológica, a complexidade e as especificidades dos produtos fazem com que a assessoria de um especialista seja imprescindível e é aí que o corretor se posiciona como um consultor, dando todo o suporte para o cliente, seja na contratação, seja no pós-venda e sinistro.

“Sem dúvidas, o mercado passa por transformações, mas o elemento humano ainda é parte importante do processo de contratação. Mesmo no ambiente online, vale ressaltar que boa parte das vendas, até por uma questão cultural do brasileiro, não são 100% digitais”, disse Blay durante debate no XVII Congresso dos Corretores de Seguro. “A expansão desse mercado é uma batalha que venceremos em conjunto, seguradoras e corretores”, afirmou, ainda.

Entre os dias 6 e 8 de outubro, a Minuto Seguros participou do evento, considerado o maior encontro de corretores de seguros do mundo. Em 2016, o tema foi “Aprender, Empreender e Ser: corretor de seguros, o caminho seguro da distribuição”, e reuniu profissionais e especialistas da área, além das principais seguradoras do País.

A Minuto Seguros marcou presença no terceiro dia de palestras com o seu CEO, Marcelo Blay, que abordou o tópico “Tecnologia – O Consumidor no Comando” e dividiu a mesa com outros especialistas de diferentes segmentos: Guilhermo Bressane, do Google, Maria Tereza Aarão, da Certisign, Rafael Caetano, da Porto Seguros e Dino Draghi, da IBM.

*Com informações de CDI Comunicação, RMA Comunicação, Agência B9B e PROS.

Artigos Relacionados