Solidez da Chubb atrai médicos e estabelecimentos de saúde

Cobertura de Responsabilidade Civil Profissional é fundamental para o setor

A Chubb, que lidera o setor de seguros de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) no Brasil (dados da Susep – Superintendência de Seguros Privados), afirma que o seu bom desempenho no setor é justificado, em grande parte, por uma atuação destacada na área de saúde. “Nesse nicho, os seguros da Chubb vêm sendo contratados de forma crescente por estabelecimentos de saúde e profissionais como médicos, enfermeiros, dentistas e outros”, diz Rafael Domingues, Diretor de Financial Lines da companhia. As apólices, segundo ele, garantem proteção financeira para o segurado (pessoa física ou jurídica), caso seja obrigado a indenizar um paciente em função de erro ou omissão.

Publicidade

Conforme Rafael, o aumento da procura pelos seguros de RCP da companhia na área de saúde é motivado, em grande parte, por inúmeras pesquisas no Brasil que indicam o crescimento constante de processos por erros médicos. “Por esta razão, o mercado está procurando uma seguradora que ofereça não apenas solidez financeira para garantir a indenização, mas também experiência para lidar com o sinistro, que é bastante complexo e exige ampla expertise”, considera. Sobre esse aspecto, ele afirma que a Chubb é uma das mais sólidas companhias do mundo e ainda se sobressai por ser uma das pioneiras em RCP para a área de saúde tanto no Brasil como no mercado global.

“Em seguros de RCP para o ramo de saúde, a seguradora vem também obtendo a preferência do mercado em razão da oferta de outros diferenciais importantes como a garantia de 100% do limite máximo da apólice para todas as coberturas, incluindo custos de defesa”, diz Anderson Rehem, Gerente de D&O e E&O da Chubb.

De acordo com o executivo, a seguradora está ainda ofertando no segmento as mais amplas coberturas e extensões, além de flexibilidade e desenhos específicos de acordo com a atividade profissional. “O clausulado com linguagem clara e objetiva representa outra solução diferenciada”, prossegue.

Segundo Anderson, quando o paciente ajuíza uma reclamação, o estabelecimento ou o profissional acusado passa a enfrentar um grande número de problemas. “O primeiro deles é o gasto com os honorários advocatícios observados ao longo de um exaustivo processo judicial. Depois disso, uma eventual condenação chega a comprometer o patrimônio do réu”, comenta. Por conta desta realidade, o seguro de RCP da Chubb para a área de saúde garante o pagamento das despesas de defesa tais como honorários advocatícios e os serviços de peritos nas esferas civil, criminal e administrativa (conselhos como CRM, CRO e outros). Além disso, cobre danos materiais, morais, estéticos e corporais ocasionados por erros técnicos. As coberturas também englobam várias situações de perfil administrativo como falha no preenchimento do prontuário, falta de plantonista, renúncia de atendimento, e outras.

Publicidade

Artigos Relacionados