Orçamento 2017: dicas de como economizar sem abrir mão do carro próprio

Itaú Seguro Auto mostra como acomodar as despesas com o automóvel e manter as contas equilibradas

Economizar, cortar gastos e poupar dinheiro: estas são algumas das medidas mais adotadas diante do atual cenário econômico. Nesse contexto, não é incomum que os planejamentos financeiros considerem o corte do carro próprio como uma das formas de contenção de despesas. Porém, fazendo as escolhas certas, é possível conservar o veículo e manter as contas sob controle. Confira, abaixo, algumas dicas do Itaú Seguro Auto para combinar a autonomia do carro ao equilíbrio financeiro:

Publicidade

Seguro automotivo: é possível!

Atualmente, o mercado automotivo já oferece opções de seguros acessíveis para todos os gostos e bolsos. Uma alternativa é o Itaú Auto Roubo, produto que conta com proteção exclusiva contra roubo e furto e contribui para que o custo seja até 50% mais baixo que o valor de um seguro convencional. “Além da proteção ao veículo, o segurado ainda conta com a assistência 24 horas, socorro mecânico, guincho para até o limite de 100 quilômetros e atendimentos para pane seca, troca de pneus e chaveiros”, destaca Marcelo Sebastião, diretor do Itaú Seguro Auto. E para quem deseja incrementar a proteção, também é possível contratar coberturas extras, como danos materiais e corporais a terceiros e acidentes com passageiros.

Opte por carros menores e mais econômicos

Publicidade

Carros grandes e luxuosos podem até chamar a atenção, mas na hora de contabilizar o orçamento, a maior diferença pode ser sentida no bolso. Consulte as opções de automóveis mais econômicas do mercado e invista em custo-benefício.

De olho na revisão

Uma saída para evitar gastos imprevistos é ficar atento aos períodos de revisão do veículo. “Além de garantir a segurança do motorista, a revisão garante o funcionamento do carro e é capaz de eliminar futuros imprevistos que poderiam custar ainda mais para serem revertidos”, explica Marcelo Sebastião.

IPVA em dia

É possível economizar no IPVA! Basta se programar para não perder a data de pagamento de vista e escolher entre as opções que ajudam a fazer com que o custo caiba no bolso: pode-se dividir o valor em três vezes, ou recorrer ao pagamento antecipado à vista já que, em algumas cidades, o adiantamento dá direito a uma porcentagem de desconto.

Combustível: o barato pode sair caro

Embora os postos de gasolina de bandeiras desconhecidas chamem a atenção dos motoristas devido ao preço baixo de seus combustíveis, optar por abastecer em local duvidoso pode ser a chave para comprometer o funcionamento do veículo. Antes de abastecer, pesquise preços somente em locais de referência e opte pelo combustível com o melhor custo-benefício.

Cuidado ao estacionar

O gasto com garagens e estacionamentos pode ser repensado, no entanto, é preciso atentar-se ao local no qual o veículo pode ser deixado: considere os índices de sinistralidade ao parar nas ruas, e evite locais proibidos que podem resultar em guinchamento, multas e outros transtornos.

Sempre Presente: resgate aqueles pontos esquecidos

A parceria entre o Itaú Seguro Auto e o cartão de crédito Itaucard pode representar uma boa economia para clientes que buscam desconto em seguro automotivo: os clientes do cartão de crédito que participam do Programa Sempre Presente podem utilizar os pontos acumulados em descontos na contratação e renovação do seguro de automóvel do Itaú. Para obter o benefício, o segurado deve estar cadastrado no programa e ter disponível o mínimo de 7.500 pontos para efetuar a troca por desconto no seguro. “O cálculo para resgate do desconto pode ser feito pelo próprio Corretor, simplificando o processo”, enfatiza Marcelo.

Artigos Relacionados