Workshop promove reflexão sobre educação financeira

Previdência Complementar é forte aliada para um futuro tranquilo

Quem nunca enfrentou problemas de planejamento financeiro? Preparar-se para o futuro é fundamental para garantir uma vida mais tranquila e saudável e os regimes de previdência privada podem ser ótimos aliados neste sentido, conforme ficou explicitado em workshop especial para a Semana Nacional de Educação Financeira, promovido pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindSeg-RS) em parceria com a Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA). O evento contou com apoio da Comissão de Seguros e Previdência da OAB-RS, representada pelo mediador Marcelo Barreto Leal.

Publicidade

William Anthony/JRS

Membro do Conselho Deliberativo da OABPrev no RS, Ricardo Ramos defende a previdência pública e pondera as divergentes visões a cerca do regime geral. “A base da pirâmide não se sustenta”, afirmou ao apresentar reportagens e gráficos que justificam a tese de que logo a Previdência Social pode quebrar. “O Brasil é um ponto fora da curva no mundo todo, quando se fala em previdência”, justifica.

Na visão do palestrante não estamos no caminho certo. “Para vender bem a previdência complementar é fundamental conhecer os aspectos fundamentais da previdência geral. E assim, gerar uma reflexão sobre educação financeira”, disse. “Este sistema precisa de rentabilidade, confiabilidade e pensamento a longo prazo”, completa.

William Anthony/JRS

Para Ramos, é preciso fomentar a cultura da previdência complementar, com dedução de imposto de renda, por exemplo. O pagamento de imposto é feito no recebimento. (Atualmente apenas 12% pode ser deduzido).

Publicidade

Atuários e a reforma previdenciária

Carlos Henrique Radanovitsck, membro das Comissões Nacionais de assuntos Técnico-Atuariais da Confederação Nacional de Seguros (CNseg) e Federação Nacional de Previdência (Fenaprevi), pondera a falta de consulta a atuários na reforma da previdência. Não é a primeira vez que um profissional, especialista indispensável para a formulação de um sistema securitário, fala sobre o tema à nossa reportagem.

William Anthony/JRS

Radanovitsck alerta para a importância de possuir um regime complementar para aqueles que desejam uma renda acima do teto pago aos aposentados pela Previdência Social. “Quem ganha mais, precisa correr ainda mais para garantir o futuro”.

Didática, a manhã de trabalhos contou com breves discussões sobre cases apresentados e participações do atento público, que lotou o auditório do SindSeg-RS, em Porto Alegre.

Confira todas as imagens:

Artigos Relacionados