Telemetria cresce no mercado de transporte de passageiros

Novos clientes da área de transporte de passageiros buscam a tecnologia da empresa para aumentar a eficiência de seus serviços e redução de custo das operações

A MiX Telematics, líder global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos, encerra abril com expressivo aumento de participação no mercado brasileiro. Entre os novos clientes, estão a Viação São José, do Ceará; Plataforma Transportes, da Bahia; Viação Santa Therezinha, do Rio de Janeiro; Viação Transimão, São Dimas, Viação Santa Edwiges, de Minas Gerais; Viação Santa Brígida e MobiBrasil em São Paulo.

Publicidade

Hoje, a MiX Telematics fornece soluções revolucionárias de alta tecnologia em telemetria veicular para o mercado de transporte urbano, possibilitando às empresas fazerem a gestão de suas frotas reduzindo custos e aumentando a eficiência do serviço prestado. A telemetria da MIX Telematics é reconhecida pela facilidade de integração com outras soluções agregando valor aos seus clientes.

Entre as soluções integradas à MiX Telematics, está o Sinótico Cittati, destinado a empresas de transporte urbano de passageiros e órgãos gestores dos grandes centros urbanos. Após uma inovadora parceria com integração de dados, por meio das informações enviadas pela telemetria da MiX Telematics à Cittati, a solução calcula os tempos de viagem do veículo no cumprimento da linha, bem como o desempenho de condução do motorista, com a possibilidade inclusive de análise de média de consumo e redução de custos operacionais. Adicionalmente, a solução integrada MiX Telematics e Cittati entrega ao usuário final informações precisas sobre uma linha específica, bem como uma condução segura e monitorada em tempo real.

Além disso, a MIX Telematics também conta com importantes integrações com grandes fabricantes de validadores eletrônicos e soluções de imagem. Um exemplo disso é a Bus Vision, empresa carioca que desenvolve soluções embarcadas para captura de imagens que, quando associadas à telemetria, proveem ao gestor informações precisas e consistentes para tomada de decisão. Um exemplo é monitorar eventos de excesso de velocidade, furos de paradas, veículos trafegando com portas abertas, entre outros, com a precisão do local e identificação do motorista associadas a imagens internas do veículo.

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

Já o MiX Monitriip (solução homologada pela ANTT) é voltado para empresas de transporte rodoviário de passageiros e fretamentos. Em conjunto com a solução de telemetria Premium, da MiX Telematics, os dados do veículo são captados, permitindo que todo o processo de leitura de bilhetes de embarque seja realizado via leitor de código de barras, bem como a leitura de RFID para ônibus fretados.

Como benefício, o empresário garante que a viagem seja segura para o usuário e economicamente viável do ponto de vista de consumo de combustível e conservação do patrimônio.

Artigos Relacionados