Alunos da associação beneficente Allianz tem aula sobre consumo consciente

Crianças tiveram acesso a programa de educação financeira

Alunos da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) tiveram a aula do módulo “Compras” do programa My Finance Coach (MFC). Cerca de 20 crianças embarcaram na história do trio de amigos Paulo, Sandra e Luca, que querem convencer os pais de Paulo de que ele precisa de um celular.

Publicidade

Divulgação

Por meio de exercícios e participação ativa das crianças atendidas pela ABA, fatores relacionados ao consumo e que estão presentes no dia a dia desses alunos, como influência da publicidade, reflexão entre precisar e desejar e a necessidade de poupar, foram os que mais despertaram a atenção na aula.“Hoje, eu aprendi que posso gastar o meu dinheiro, mas não tudo. Eu vou ensinar isso para a minha mãe e para o meu pai porque não podemos nos endividar”, disse Mariana Santana de Lima logo após o treinamento.

O MFC tem como objetivos centrais transformar colaboradores da companhia em finance coaches (treinadores financeiros), formando, portanto, uma rede capacitada para contribuir na educação financeira de estudantes. Com isso, há a melhora no nível de instrução, já que são repassados, de modo lúdico, conceitos de decisões conscientes e ferramentas capazes de criar um futuro estável.

“Aplicar o My Finance Coach significa contribuir para a cultura cidadã. E, principalmente, engajar crianças e adolescentes a esse princípio. Da mesma maneira que compartilhamos os nossos conhecimentos com eles, esses estudantes repassam às pessoas ao seu redor, formando um ciclo virtuoso e pessoas mais atuantes na sociedade”, afirmou Daniella Satake, finance coach e superintendente de Comunicação e Sustentabilidade da Allianz Seguros.

Publicidade

My Finance Coach

Criado em 2010 pelo Grupo Allianz, junto com outros parceiros na Alemanha, o programa de educação financeira é desenvolvido em 11 países. São levados às salas de aula de ONGs, escolas públicas e privadas conceitos e comportamentos fundamentais sobre finanças pessoais.

No Brasil desde 2013 e totalmente gratuito, mais de 6,8 mil jovens já foram beneficiados, sendo 17 instituições de ensino participantes e mais de 200 funcionários da Allianz Seguros como voluntários. Em 2012, o MFC foi premiado pela Unesco – agência da ONU voltada para Educação, Ciência e Cultura – como Projeto da Década dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e recebeu a medalha Comenius europeia e, em 2014, venceu o Prêmio de Sustentabilidade LIF, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), na categoria Público Interno.

Artigos Relacionados