Câmeras são arma contra roubo e furto de veículos

Cercamento eletrônico sai do papel em Porto Alegre (RS)

Foi apresentada a nova tecnologia de reconhecimento inteligente desenvolvida pela empresa de processamento de dados da cidade de Porto Alegre (RS), a Procempa. O sistema é capaz de reconhecer placas através do monitoramento de câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade. É o chamado “cercamento eletrônico”, que verifica qualquer tipo de ocorrência em veículos, tais como roubo, furto ou pendências com multas e documentação.

Publicidade

Reprodução

Com as informações cruzadas, um alerta é emitido aos monitores do sistema, utilizado pela Secretaria Pública de Segurança. A viatura mais próxima é acionada para realizar a abordagem deste veículo. Os dados são armazenados em uma base de inteligência, que permite relatórios e estatísticas.

A reunião de apresentação da novidade contou com diversos representantes da sociedade, como Guacir de Llano Bueno, presidente do Sindicato das Seguradoras do RS. Representantes de companhias de seguros também marcaram presença. A intenção da Prefeitura é atrair o olhar da iniciativa privada para o tema.

Os planos ainda incluem o lançamento de um aplicativo colaborativo, onde veículos suspeitos podem passar por uma verificação. O app #EuFaçoPOA ganhou uma nova funcionalidade: o Detetive Cidadão, que permite auxilio dos cidadãos no reconhecimento e localização de veículos em situação irregular nas ruas e estacionamentos da cidade. Tudo de forma sigilosa.

Publicidade

O projeto é realizado através de parceria da Prefeitura de Porto Alegre por intermédio do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC). Também estão em funcionamento, através de parcerias estratégicas, câmeras colaborativas, que transmitem dados diretamente para a central de controle.

Gostou da reportagem? Leia completa na edição 202 da Revista JRS!

Artigos Relacionados

RS é o terceiro estado com mais roubos e furtos de veículos em fevereiro

Estado ficou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro