Riscos extremos: climáticos, ambientais e catastróficos

Subcomissão de Seguros e Previdência da OAB-RS promove debate de alto nível

A Subcomissão Especial de Seguros da Seccional Gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) promoveu na manhã desta terça-feira (08) um debate de alto nível com a presença de especialistas renomados em nível nacional. André Tavares, Angelica Carlini, Délton Winter de Carvalho e Sérgio Barroso de Mello participaram da mesa coordenada pelo também advogado Marcelo Barreto Leal.

Publicidade

Exposição de ideias preencheu a manhã de terça-feira, em Porto Alegre (RS)

“O objetivo destes eventos é ampliar o debate com os colegas e com a sociedade a respeito da importância da instituição seguro em relação aos riscos contemporâneos”, explicou Leal. “A assunção do risco é o pressuposto do desenvolvimento”, completou.

Marcelo Barreto Leal, presidente da Subcomissão de Seguros e Previdência da OAB-RS

O evento contou com apoio da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA Brasil) e do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS). Na oportunidade foi abordada a necessidade de os seguros serem vistos como indutores de prevenção, uma vez que a contratação de uma apólice de proteção exige adequações técnicas que visam garantir a segurança.

O desenvolvimento do setor de seguros nos últimos anos permite traçar diversas linhas de pensamento, no entanto, um consenso é unânime. As grandes catástrofes contemporâneas não são apenas as naturais, como também as virtuais. Muito fala-se também na relevância dos Seguros D&O, ainda mais em tempos de Operação Lava Jato. Este tipo de apólice garante os custos de defesa em processos judiciais que envolvam diretores de empresas.

Publicidade

“A incerteza tomou conta dos grandes riscos”, afirmou um dos debatedores em referência a dificuldade de dimensionar os grandes riscos. Para adaptar oferta e demanda, os seguradores investem cada vez mais em novos produtos e no relacionamento com o corretor.

Marque na agenda para participar do próximo evento da Subcomissão de Seguros e Previdência da OAB-RS:

Reprodução

Confira mais imagens:

Artigos Relacionados