Como manter os alimentos nutritivos

Modo de preparo da comida influencia diretamente nos nutrientes que o corpo absorve

Elaborar um menu balanceado, com alimentos saborosos e nutritivos nem sempre é uma tarefa simples. Dependendo da maneira como se prepara o prato, muitas vitaminas e nutrientes podem ser perdidos. Pensando nisso, a MAPFRE Saúde reuniu algumas dicas para a hora de cozinhar.

Publicidade
C Josias & Ferrer no JRS

Reprodução

Cada alimento e forma de preparo tem suas particularidades. Para exemplificar esse tema, os especialistas da MAPFRE Saúde apontam dois exemplos clássicos na cozinha: o primeiro é o caso da cenoura, que perde boa parte de seus nutrientes quando fervida, por isso, vale a pena aproveitar a água do seu cozimento em outros preparos, como o de arroz. Já o alho é um grande aliado à saúde quando consumido cru, mas exposto ao fogo perde parte significativa dos efeitos benéficos.

Confira abaixo alguns tipos de preparo e os seus efeitos nos alimentos:

Cozido – Cozinhar o alimento enquanto a água ainda está fervendo diminui a perda de nutrientes. Portanto, essa é uma forma de conseguir carnes saborosas ou vegetais mais nutritivos.

Publicidade

Frituras – Geralmente, a fritura não afeta a qualidade nutricional dos alimentos, mas acrescenta muitas calorias por ser um método de preparo a base de óleo.

Ao Vapor – É o tipo de cozimento que mais retém e conserva os minerais e vitaminas de vegetais, legumes, grãos e carnes. Além disso, mantém a comida menos calórica e mais saudável.

Crus – É o mais indicado para o consumo de vegetais, pois aproveita-se ao máximo seus nutrientes. A desvantagem desse modo de preparo está no risco de contaminação por bactérias. Por isso, é essencial conhecer a procedência (manipulação, conservação e higienização) do que está na sua mesa.

Artigos Relacionados