Tendências que devem transformar o mundo nos próximos 5 anos

Estudo avalia mudanças no comportamento de consumidores e como isso vai impactar o mercado de seguros


A Liberty Seguros apresentou o Next5, um estudo que revela as tendências que devem transformar o mundo nos próximos cinco anos, criando novas possibilidades e determinando a forma como produtos e serviços serão oferecidos e consumidos. O relatório é resultado de uma combinação de pesquisas e cases estudados pela seguradora.

Publicidade

Dividido em quatro grandes temas – “Sociedade fluida”, “Tecnologia a serviço das pessoas”, “Ter ou experimentar”, e “Sustentabilidade humana” – o Next5 aborda assuntos como flexibilização, novos formatos de famílias, big data, cultura de personalização e plataformas, sempre ressaltando a relação e a importância de cada um deles para a seguradora.

José Mello, superintendente de inovação da Liberty Seguros / Divulgação

“Acompanhar as tendências que estão transformando o nosso mundo é fundamental para que a Liberty Seguros continue oferecendo produtos e serviços cada vez mais inovadores e alinhados às expectativas dos consumidores”, diz José Mello, superintendente de inovação da Liberty Seguros. “Também nos orgulhamos em contribuir para mudar a visão dos jovens sobre o seguro um produto considerado quadrado ao oferecer soluções inovadoras, como a telemetria, que traz o conceito de precificação justa e customizada para cada um”, completa.

Fluidez da sociedade

Publicidade

O Next5 destaca que vivemos em um período marcado pela fluidez, com foco no indivíduo e na flexibilização. Isso tem influenciado, por exemplo, o surgimento de novos empreendedores, principalmente jovens, que irão ditar o ritmo do mercado no futuro. Para eles, o conceito de seguro pode ser associado a algo antiquado, caro e complicado. Isso deve exigir que as seguradoras adaptem suas ofertas a esse tipo de público.

Dentro desse assunto, outro destaque é a desmistificação do gênero. O relatório revela, por exemplo, que há mulheres que aceitam serviços e produtos criados para elas, com base em características associadas ao gênero, e outras que enxergam isso como um preconceito. A conclusão é que qualquer oferta deve atender a todas as pessoas, independente de gênero. Por isso a inclusão de todos os gêneros sem hierarquias resulta em entregas mais satisfatórias e consistentes, e as empresas que entenderem isso estarão dando um passo à frente.

A tecnologia a serviço do consumidor

O Next5 aponta ainda que a tecnologia tenha impulsionado mudanças que transformaram o mundo. Outras áreas de conhecimento, como a psicologia e a antropologia, têm ganhado espaço e estão mais integradas às soluções tecnológicas.

A unificação de dados por meio de big data é uma das tendências que mais deve impactar o cotidiano da sociedade, já que uma série de informações sobre cada indivíduo é coletada a todo momento. De acordo com o relatório, a concorrência é acirrada, já que todas as empresas podem ter acesso aos mesmos dados. O salto está na excelência da utilização desses dados para a criação de produtos e serviços alinhados aos desejos do consumidor.

Essa tendência está diretamente ligada a outro aspecto do estudo, que verificou que serviços premium são uma aspiração comum entre os consumidores. De acordo com os resultados do Next5, as pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um serviço, desde que ele ofereça uma experiência única por meio de uma entrega excepcional.

Valorização das experiências

A mudança da relação entre pessoas e coisas é um dos outros movimentos que vem ganhando força. O consumidor tem cada vez mais valorizado o acesso, e não a posse de bens. A cultura de compartilhamento – de carros, casas, bens materiais – reflete essa tendência. De acordo com o Next5, nesse cenário, o desafio para o mercado segurador é garantir que não só os bens, mas que as experiências das pessoas também estejam protegidas.

Essa movimentação deve desafiar as seguradoras a pensar em soluções inovadoras, desde o compartilhamento de apólices até diferentes maneiras de alugar seguros – soluções que já vêm sendo testadas por startups do setor.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto que tem ganhado força em diversos aspectos. Um deles é a sustentabilidade humana, que pode transformar a visão do consumidor sobre as empresas e as marcas, a partir do impacto que seus serviços têm sobre seus colaboradores e a comunidade.

De acordo com o Next5, na visão do consumidor, é importante que as empresas incorporem ao seu cotidiano prioridades ligadas à responsabilidade ambiental. Além disso, o público não tem interesse apenas em campanhas e anúncios, mas sim em resultados comprovados das ações promovidas pelas marcas. O alinhamento entre as companhias e as causas que adotam também não passam despercebidos pelos consumidores e devem ser avaliados cuidadosamente.

Confira o estudo completo clicando aqui

Artigos Relacionados