Alimentação e exercícios são aliados contra doenças cardiovasculares

MAPFRE Saúde dá orientações para manter a saúde do coração

Doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte 17,5 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mas uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física contribuem para reduzir as chances de derrame e infarto. E, para marcar o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), a MAPFRE Saúde traz orientações para uma vida mais saudável.

Publicidade

Existem muitos alimentos benéficos, que ajudam a melhorar o colesterol bom (HDL), que remove a gordura de vasos do corpo. Por exemplo, peixes, desde que não sejam preparados fritos com imersão no óleo, são a melhor opção de proteína, pois têm pouca gordura saturada. Salmão, sardinha, arenque, cavalinha e atum são boas opções por serem ricos em Ômega 3.

De entrada, uma boa opção é salada de tomate, que tem antioxidantes e que bloqueia os radicais livres, temperada com azeite, óleo rico em gordura monoinsaturada, importante para diminuir o colesterol ruim (LDL) e o total.

A soja é fonte importante de fitosterol e ácido linolênico, substâncias que reduzem o LDL; enquanto a castanha-do-pará, assim como nozes em geral, também é um excelente antioxidante. O mesmo vale para a uva.

Publicidade

Para quem quer manter a saúde do coração ainda é indicado reduzir o consumo de gordura saturada -presente na carne vermelha, em produtos lácteos e em bolos e biscoitos industrializados -, de frituras e de sal.

A alimentação equilibrada deve ser complementada com a prática regular de exercícios físicos. De acordo com a MAPFRE Saúde, o coração de quem se movimenta diariamente fica mais eficiente e elástico, amenizando os efeitos do envelhecimento. A atividade física auxilia no controle do peso, da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue, diminui o estresse e aumenta a taxa de HDL no organismo.

Conheça algumas opções de exercícios físicos e seus benefícios:

– Caminhada: segundo a Associação Americana do Coração, caminhar diminui em 9,3% o risco de desenvolver uma doença cardíaca e em 4,3% a possibilidade de apresentar colesterol alto. Andar uma hora por dia mantém a pressão arterial mais baixa durante 24 horas, pois os vasos sanguíneos ficam mais relaxados e há diminuição da pressão.

– Natação: é um ótimo exercício aeróbico, que promove uma aceleração da frequência cardíaca de maneira a fortalecer o músculo do coração. Também melhora a estrutura muscular, o que ajuda na boa circulação sanguínea.

– Corrida: correr com regularidade permite ao coração aumentar o débito cardíaco máximo. Ou seja, a adaptação progressiva do sistema cardíaco ao exercício aumenta gradualmente o volume de sangue ejetado em cada batimento.

A prática de atividade física regular melhora a capacidade física e aeróbica além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Lembre-se toda atividade física deve ser feita após avaliação cardiológica e com orientação de profissionais para evitar complicações cardíacas e ortopédicas: arritmias, cansaçoo excessivo e problemas musculares.

Mulheres pelo Coração

Para alertar o público feminino sobre riscos de problemas cardíacos, a Fundación MAPFRE promove, desde agosto, a campanha Mulheres pelo Coração, que inclui uma série de atividades, como exercícios ao ar livre, orientações médicas e nutricionais, exames gratuitos, além da reedição do guia “Pela Saúde do Coração” – distribuído em mais de 100 clínicas médicas. Em outubro, a iniciativa continua com a divulgação dos alimentos amigos do coração em feiras livres da capital paulista. Para saber mais, acesse o site www.mulherespelocoracao.com.br.

Artigos Relacionados