“Porteiro Amigo do Idoso” capacita mais de 3 mil profissionais

Iniciativa pioneira e gratuita está presente nas principais cidades da Região Sudeste

Publicidade


O Programa “Porteiro Amigo do Idoso”, uma iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros, alcançou, em setembro, a marca de 3 mil profissionais de portaria capacitados a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores longevos. O programa está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e já passou por 1,5 mil condomínios de 11 municípios da Região Sudeste.

Criado em 2010, a partir de uma pesquisa realizada pelo Grupo Segurador com moradores idosos de Copacabana, o curso tem metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ que uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Atualmente, o Brasil possui 24 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que representa quase 13% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2050, esse número chegará a 64 milhões, ou 30% da população, ou seja, de cada 10 brasileiros, três serão idosos.

Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa “Porteiro Amigo do Idoso” sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais “respeito e atenção” no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

Publicidade

“O programa “Porteiro Amigo do Idoso” faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Em relação aos porteiros, essa iniciativa contribui também para que se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos”, explica Eugênio Velasques, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

O “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Artigos Relacionados