Unimed do Brasil apresenta resultados de programa de Governança e Compliance na Conferência Ethos 360°, em São Paulo

O Programa Integridade nas Cooperativas Unimed, desenvolvido pela Unimed do Brasil em parceria com o Instituto Ethos, realizou ações em 47 Unimeds desde sua criação em 2016

Publicidade

A Unimed do Brasil, que representa institucionalmente as 348 cooperativas autônomas que atuam sob a marca Unimed, participou da Conferência Ethos, realizado no dia 26 de setembro, em São Paulo. Leandro Rosa, analista da área de Sustentabilidade, representou a Confederação na ocasião. Considerado o maior do gênero na América Latina, o evento, que existe desde 1999, reúne, anualmente, executivos e profissionais do Brasil e do mundo para discutir temas relacionados às estratégias sustentáveis de desenvolvimento e gestão de negócios.

No painel “Integridade na Cadeia de Valor”, Leandro apresentou os resultados obtidos pelo Sistema Unimed a partir da implantação do Programa Integridade nas Cooperativas Unimed, iniciativa desenvolvida pela Unimed do Brasil em parceria com o Instituto Ethos. Essa iniciativa visa a criação de um plano de ação com diversas medidas de compliance a partir de um diagnóstico da realidade de cada Unimed. Desde sua criação em 2015, 47 cooperativas da marca já participaram do Programa. Atualmente, são 24 Unimeds participantes.

De 2015 a 2016, as Unimeds registraram um aumento de 7% no desempenho geral de acordo com indicadores avaliados no Programa, que considera a conduta ética nas relações entre colaboradores, cooperados, parceiros, prestadores de serviços, fornecedores e clientes. A performance em práticas anticorrupção registrou aumento de 15% no período, de 10% em gestão de fornecedores, 3% em relação ao código de conduta e 2% em relação à governança na organização.

Publicidade

“O Programa tem como objetivo a real promoção da integridade nas relações e não somente dar orientações gerais para criação de uma área ou iniciativas isoladas de compliance. A ação começa com um diagnóstico preciso da situação da Unimed e a esquematização de um plano personalizado, que leve em conta o compartilhamento de práticas entre as Unimeds por meio de treinamentos e webinars temáticos”, considera Darival Bringel, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil.

A apresentação contou ainda com a participação de Sabrina Pezzi, gerente Jurídica da Unimed Porto Alegre, que trouxe exemplos de ações e práticas adotadas após a participação no Programa.

Artigos Relacionados