Feriado não registra mortes no trânsito gaúcho

Ao todo, foram 19 feridos em acidentes nas rodovias do RS

Embora no meio da semana, o feriado de Proclamação da República contou com atenção especial das autoridades de trânsito. Os órgãos de fiscalização que atuam na Operação Viagem Segura não registraram nenhum acidente fatal durante as 24 horas da operação do feriado de Proclamação da República. Foi a primeira vez que nenhuma pessoa morreu durante a operação integrada, que completou seis anos ajudando a preservar vidas no trânsito do RS nessa 81ª edição. Foram fiscalizados 5.147 veículos e registradas 2.181 infrações de trânsito. A Operação também recolheu 165 veículos e 36 CNHs irregulares.

Publicidade

Vinte e um acidentes ocorreram nas ruas, rodovias e estradas gaúchas da zero hora à meia-noite do dia 15, dos quais resultaram 19 feridos.

No combate à alcoolemia, 355 condutores foram solicitados a fazer o teste do etilômetro. Destes, 23 foram autuados por teste positivo, sendo oito enquadrados em crime de trânsito (34,8%). Vinte e dois condutores recusaram-se a soprar o etilômetro e sofrerão as mesmas sanções administrativas do teste positivo – multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH pelo período de 12 meses. Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir em desfavor do infrator.

Megablitz

Publicidade

Na noite de terça para quarta-feira, DetranRS, EPTC, Brigada Militar e Polícia Civil realizaram a Megablitz em dois locais, na avenida Goethe, nas proximidades do Parque Moinhos de Vento, e na Saturnino de Brito. Na ação foram abordados 260 veículos, somando os esforços dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura. Foram recolhidos 15 veículos, 26 carteiras de habilitação e nove certificados de registro e licenciamento de veículo.

Os órgãos de trânsito autuaram 75 infrações diversas e realizaram 239 testes de etilômetro. Cinco motoristas tiveram resultado positivo e foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Outros 21 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro.

A Megablitz, que foi criada para reforçar a Operação Viagem Segura, é realizada sempre nas vésperas de feriados e principais datas comemorativas. As blitze conjuntas são montadas em vias de saída da Capital, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação aqueles motoristas sem condições de pegar a estrada.

Artigos Relacionados