Verão saudável: não abuse dos sucos 653

Veja as dicas

Você já pensou que cada estação do ano exige uma alimentação apropriada? O verão exige uma série de cuidados com a alimentação e hidratação. A nutricionista Orion Araújo listou sete dicas úteis para não sofrer com o calor, manter uma alimentação equilibrada; e não cair em pegadinhas de só comer salada e abusar dos sucos naturais.

1) Prefira comidas leves e frias. O paladar agradece.

“Não temos mais aquele palador do inverno por comidas quentes. E o corpo pede por mais líquidos e por comidas leves” explica a nutricionista. Assim, uma vez que já sabemos que a nossa gula varia com o clima, vale o alerta:

2) Salada sozinha não resolve o problema

Orion Araújo explica que a substituição de uma refeição por salada pode ser uma armadilha. “Não adianta ficar só com a salada, porque depois a pessoa fica com fome”. Um aliado importante para se sacear é acrescentar um carboidrato. Ela lista a batata baroa, o aipim, a batata doce, grãos como feijão e ervilha. A diferença é que eles podem acompanhar a salada também gelados.

3) Ok, que tal uma dica de salada variada?

A nutricionista sugere a combinação de frutos do mar com brócolis, agrião, frutas como uma excelente opção. Afinal, “salada não é só alface e tomate”. Não tem ou quer fruto do mar? Sem problemas, pode utilizar picadinhos de carne assada e, para os vegetarianos, cogumelos no lugar da proteína.

4) Não gosta de tomar água? Seja criativo

As altas temperaturas aumentam a transpiração e, consequentemente, torrnam necessárias uma hidratação corporal constante. Mas a nutricionista comenta que há muita gente que não curte ficar bebendo água. Por isso, ela sugere um truque natural e eficiente: monte sua própria água aromatizada.

5) Suco pode até hidratar como água, mas engorda como açúcar

Em vez de água, as pessoas costumam optar por sucos. Mesmo aqueles naturais exprimidos na sua frente devem ser tomados com moderação. Araújo explica que o suco é feito de várias frutas e, logo, uma bomba de frutose, o açucar da fruta. Assim, o corpo fica cheio de açucares indesejados e aumenta o trabalho do pâncreas na produção de insulina. “Para quem é diabético, pior ainda”, alerta.

6) Fibras pra que te quero!

Água, salada, carboidrato e proteína. Todos esses itens apareceram nas dicas acima. Mas Orion Araújo lembra que as fibras são tão importantes quanto qualquer um deles. No suco de laranja, por exemplo, a pessoa bebe a frutose e não consome as fibras. Por isso, ela recomenda chupar a laranja no lugar de tomar o suco e acrescentar fibras na dieta (bastante presente nas verduras). Como vantagem, a fibra contribui para diminuir velocidade da absorção do açucar no organismo do indivíduo.

7) Vai viajar? Leve castanhas

Encontrar uma comida saudável em um aeroporto ou durante uma viagem de carro pode se tornar um grande desafio. Para não sair da dieta, a melhor opção é se munir de diferentes castanhas e frutas. Na hora que bater aquela fome entre uma parada e outra, Orion Araújo reforça: “nuts são boas opções salgadas, E as frutas, uma ótima saída”.

5 dúvidas sobre saúde bucal 3209

Confira dicas e cuidados importantes para uma boca saudável

Segundo a Federação Dentária Internacional, 90% da população mundial terá alguma doença bucal ao longo da vida. Porém, isso pode ser facilmente evitado com uma higiene dental correta, acompanhada de visitas regulares ao dentista para tratamento preventivo.

A dentista da Odonto Empresas, Rosane Menezes Faria, recomenda que além de visitar o dentista a cada seis meses, existem outros diversos hábitos que devem ser incorporados à rotina de quem busca uma higiene bucal adequada. “É muito importante seguir alguns cuidados simples no dia a dia que podem auxiliar no combate de problemas na região e garantir um sorriso bonito e saudável”, comenta.

A dentista ainda esclarece as principais dúvidas sobre saúde oral.

Quantas vezes ao dia os dentes devem ser escovados?

Escova de Dentes

A escovação deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. É importante lembrar que a escova deve ser trocada a cada três meses ou quando ela começar a ficar com as cerdas desfiadas e/ou desgastadas, pois dessa forma, perde sua função.

O mau hálito pode ser evitado por meio de balas e chicletes?

Chicletes

As guloseimas só disfarçam o problema, o que realmente evita o mau hálito é manter a boca sempre limpa. Para isso, é preciso escovar e passar o fio dental diariamente. Lembre-se: a higiene bucal é insubstituível.

O dente do siso deve ser sempre extraído?

Dentista

Para saber se deve ou não extrair o dente do siso, é necessário fazer uma avaliação rigorosa com o dentista. Algumas pessoas têm o espaço adequado e os dentes conseguem nascer normalmente, já outras possuem o siso mal posicionado, ou seja, no sentido incorreto para ele nascer na boca ou até mesmo sem espaço para o nascimento. Na dúvida sobre qualquer assunto referente à saúde bucal, consulte o dentista.

O que é tártaro e como tratar?

Dentista

Os restos de alimentos nos dentes formam a placa bacteriana, que com o passar do tempo, se não for retirada com a escovação e o fio dental, vai envelhecendo e se torna tártaro. De acordo com Rosane, não é possível remover com a higiene diária e é preciso procurar um especialista para o tratamento correto. Por isso, praticar diariamente a limpeza dos dentes é tão importante.

Uma alimentação saudável influencia na saúde bucal?

Alimentação Saudável

Sim, é fundamental alimentar-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva.

Chegou a hora de fazer a manutenção do ar condicionado do carro 426

Carro Manutenção

Especialista dos Centros Automotivos Porto Seguro explica tudo sobre o assunto

O ar condicionado virou um item indispensável para os carros. No entanto, a falta de manutenção pode prejudicar o veículo e a saúde dos motoristas. Com o objetivo de auxiliar na prevenção de problemas, o gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, Marcos Iombriller, responde perguntas sobre como avaliar o estado do ar e realizar sua manutenção.

Quando é necessário realizar a manutenção do ar condicionado do veículo?

A manutenção deve ser realizada a cada 6 meses ou 30 mil quilômetros. O motorista também deve ficar atento e observar se, ao ligar, há mau cheiro e também se os passageiros começam a espirrar e respirar com dificuldade. Outro ponto de alerta do veículo é o vazamento do gás, utilizado no sistema do ar condicionado, que pode ser percebido pela demora do esfriamento. Esses são alguns indícios que mostram que o ar condicionado do carro precisa de manutenção.

Como é feita a manutenção do ar condicionado?

A manutenção do ar condicionado é, geralmente, realizada em duas partes: higienização e limpeza da tubulação. A primeira envolve a troca do filtro de partículas. Já a segunda é feita por meio de um spray próprio, sendo homologado pelas montadoras. Ao levar o automóvel para manutenção, é necessário que o motorista fique atento as condições das mangueiras e da pressão do gás.

Usar o ar condicionado constantemente realmente gasta mais combustível?

Sim. No entanto, o motorista pode ter alguns cuidados para diminuir o consumo de combustível, como manter o filtro do ar condicionado em boas condições, fazendo que o equipamento não precise exercer um esforço maior que o necessário.

Uma curiosidade é que, principalmente nas estradas, os motoristas abrem os vidros e desligam o ar, acreditando na economia, mas o efeito é totalmente o contrário. Isso ocorre porque o fenômeno afeta a aerodinâmica do veículo, em especial em velocidades acima de 70km/h, impactando no consumo de combustível, podendo tornar-se ainda maior que com o uso do ar.

E se o motorista nunca liga o ar? Há algum problema?

O ar condicionado possui lubrificação em seus componentes e a inatividade do equipamento pode acabar comprometendo sua eficiência, além de danificar componentes, como: compressor, pistões, condensador, evaporador e também cilindros. Por isso, é recomendável a utilização do ar condicionado de vez em quando.

É realmente necessário desligar o ar condicionado quando tiver perto do destino?

Sim. Isso porque o desligamento do ar antes de chegar ao destino, pode ajudar a desumidificar o sistema e diminuir a probabilidade do surgimento de fungos.

Centros Automotivos Porto Seguro

Os Centros Automotivos Porto Seguro oferecem serviços especializados para automóveis a preços competitivos – como manutenções preventivas e corretivas, instalação de acessórios e diagnósticos. Clientes e não clientes da empresa podem contar com uma estrutura que proporciona conforto e confiança em mais de 300 unidades de fácil acesso em todo o Brasil, que atendem cerca de 60 mil veículos ao mês e estão em constante expansão.

Corretor de Seguros recebe kit churrasco e chimarrão do GBOEX 2964

Jonas Santos foi sorteado na promoção Verão Super Seguro

Na última quinta-feira (15), o corretor de seguros Jonas Santos recebeu o kit churrasco e chimarrão, sorteado na promoção “Verão Super Seguro”, realizada pelo JRS no Facebook em parceria com o GBOEX. A entrega do prêmio foi realizada pela Gerente da Unidade de Negócios Porto Alegre do GBOEX, Cíntia Ávila.

A ação de verão chegou ao fim, mas logo vamos anunciar novas promoções e ações especiais. Acompanhe tudo pelo nosso Facebook!

Prosperidade Radical: como fugir das ciladas financeiras na hora de comprar ou investir 4879

Este é o tema do novo livro do economista Marcos Silvestre

Divulgação
Divulgação

Existe um ditado popular que diz “Dinheiro não cresce em árvore”, e para nós brasileiros que estamos enfrentando uma longa crise que tem afetado diretamente o bolso de todas as famílias, esse ditado é praticamente uma lei de sobrevivência. Mas acontece que muitas empresas se aproveitam desse slogan para oferecer “oportunidades imperdíveis” que na verdade são grandes armadilhas financeiras. E foi pensando nisso que o economista Marcos Silvestre decidiu ensinar o caminho para fugir dessas pegadinhas financeiras, para aprender a fazer melhores negociações e, claro, aplicar seu dinheiro de forma mais rentável.

A Faro Editorial lança em março “Prosperidade Radical – 30 atitudes inovadoras para fazer seu dinheiro render mais”, do economista e especialista em finanças pessoais, Marcos Silvestre. Uma das características mais marcantes do professor Marcos é explicar de forma simples e didática como usar o seu dinheiro da melhor forma, e nesse livro ele vai ensinar tanto como gastar de forma mais consciente quanto como economizar e investir de maneira mais rentável.

Com exemplos muito práticos, esta novíssima obra revela as principais armadilhas por trás da propaganda que envolve o tentador universo do consumo e dos investimentos, fornecendo vários caminhos que habilitarão você a fazer escolhas mais inteligentes: o que é fundamental saber para comprar levando-se em conta o custo-benefício, como investir em diferentes modalidades de aplicações com segurança e ganhar sempre, e entender como as coisas funcionam, desde as chamadas “ofertas irrecusáveis” aos “investimentos imperdíveis”, e saber reforçar sua posição de negociação para extrair maior vantagem de suas compras e escolhas financeiras.

Seu dinheiro não nasce como grama: já que é tão duro ganhar, você precisa estar muito atento na hora de gastar e de aplicar. Este livro revela, de forma surpreendente, o que outros só mencionam… mas não explicam!

Lançamento – Dia do consumidor
15/03 – Livraria Cultura do Conjunto Nacional a partir das 19h
Av. Paulista, 2073 – Consolação – São Paulo

Ficha Técnica
Título: Prosperidade Radical – 30 atitudes inovadoras para fazer seu dinheiro render mais
Nº de páginas: 176
Preço:29,90

Marcos Silveste é economista com MBA em Finanças, Controladoria & Bancos pela USP. Desde 1991 atua como pesquisador, educador, comunicador, autor, curador e conteudista nas áreas de Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo & Gestão da PME. Idealizou e implementou na UNICAMP o PROFE®, Programa de Reeducação e Orientação Financeira e Empreendedora. Fundador da SOBREDinheiro ®, apresenta os programas Na Ponta do Lápis e Por Conta Própria na rádio BandNews FM e dirige o site Vamos Prosperar.

Amigos da Mapfre encerram encontros do Verão Super Seguro 3749

QG JRS recebeu operadores do mercado de seguros durante todo o veraneio, no litoral norte gaúcho

Há 1 ano e meio no Rio Grande do Sul, Sandro Pinto de Moraes, diretor territorial da Mapfre Seguros no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, participou da ação especial promovida pelo JRS no litoral gaúcho. “Todo final de semana o mercado de seguros já sabe, o encontro no QG JRS na praia de Rainha do Mar, em Xangri-la (RS) é tradicional durante o veraneio”, conta o presidente do Conselho Editorial de JRS, Jota Carvalho.

A tarde de sábado também contou com a presença de Ivan Marcos dos Santos, gerente Territorial de Seguros Gerais. Ambos aproveitaram momentos especiais ao lado de família e amigos e participaram de gravações para o programa Seguro Sem Mistério, apresentado de forma inédita aos domingos, no Canal Bah! TV. A atração é apresentada nos canais 520 e 20, na NET Porto Alegre, e nos canais 526 e 26 nas demais regiões do Rio Grande do Sul.

“São mais de 100 produtos para serem distribuídos pelos Corretores parceiros da Mapfre. Este é o mês do Seguro de Vida, mês da mulher. E nossa equipe estava preparada para este trabalho. Junto com o JRS estivemos percorrendo tanto o Rio Grande do Sul como parte de Santa Catarina para reforçar a importância do seguro de vida frente ao consumidor”, comentou Sandro Pinto de Moraes, diretor territorial da Mapfre Seguros no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

Confira a reportagem especial sobre o Seguro Vida Mulher da Mapfre: