Expectativa de vida cai pela segunda vez nos EUA

Mortes por overdoses fazem índice recuar pelo segundo ano consecutivo

A expectativa de vida nos Estados Unidos caiu em 2016. Em sentido contrário cresceu o número de mortes devido a overdoses oriundas de drogas opiáceas. Ao todo, as mortes totais por overdose cresceram 21%, chegando a 63.600, informaram os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, na semana passada.

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

A expectativa de vida caiu para 78,6 anos, o que representa queda de 0,1 ano desde 2015. É a segunda queda consecutiva e o primeiro declínio em dois anos consecutivos desde 1962/1963.

42.249 pessoas morreram por sobredoses relacionadas a opiáceos, número 28% maior do que em 2015 – quando o número de mortes por opióides sintéticos como fentanil e tramadol mais do que duplicou para 19.413.

As mortes por overdose cresceram em todas as faixas etárias, com o crescimento mais significativo entre aqueles que possuem de 25 a 54 anos. West Virginia, Ohio, New Hampshire, o Distrito de Columbia e a Pensilvânia apresentaram as taxas mais elevadas de mortalidade por overdose de drogas em 2016.

Publicidade

As mortes causadas por opióides naturais e semisintéticos, que incluem drogas como oxicodona e hidrocodona, foi de 14.487 no ano retrasado.

A medida que o problema avança nos EUA, procuradores processaram fabricantes ao investigar se os mesmos e distribuidores participaram algum tipo de comercialização ilegal. O presidente americano, Donald Trump, declarou em outubro a crise dos opiáceos como uma emergência da saúde pública.

*Tradução livre de matéria da agência internacional Reuters

Artigos Relacionados