Cuidados com a pele no sol 1498

Especialista dá orientações para aproveitar as férias de verão ao máximo

Durante o verão, todo mundo quer aproveitar ao máximo o calor, o mar e a piscina, mas sem tomar os cuidados necessários com a exposição solar, a pele sofre, fica vermelha, arde, descasca e ressaca. Para a família toda aproveitar a temporada de férias, a Mapfre Saúde lista alguns cuidados essenciais.

Sim! Filtro solar é aliado indispensável

Não tem desculpa, ninguém está imune aos efeitos dos raios UVA e UVB. Toda pessoa deve aplicar filtro solar, quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção (FPS) utilizado. A aplicação deve ser feita pelo menos uma hora antes da exposição solar, e o produto deve ser repassado a cada duas horas ou após entrar no mar ou na piscina.

Não esqueça dos pés nem das orelhas! Para a boca, escolha um protetor labial.

Cuidados com os mais novos…

A pele das crianças sãos mais sensíveis, até os seis meses de idade a proteção deve ser feita com roupas, bonés e sombra, priorizando a exposição ao sol antes das 10h ou depois das 16h. Depois dessa idade, recomenda-se usar protetores solares apropriados para pequenos (linhas “baby”, “kids” e “infantil”). Nada de economizar! Aplique uma camada grossa do produto.

…e com os mais velhos

Os idosos também precisam de cuidados especiais com a pele, o protetor solar continua sendo fundamental. Além disso, é importante limpar a hidratar a pele diariamente e evitar ficar exposto ao sol nos horários de pico.

Acessórios também são legais

Protetor solar sozinho não faz o verão. A dermatologista Silvia Kaminsky, médica credenciada da Mapfre Saúde, também lembra da importância de usar óculos de sol, chapéu com abas largas e beber bastante líquido. Também é melhor ficar embaixo do guarda-sol.

Para quem pretende praticar esportes ou brincar no sol, existem no mercado opções de roupa com fator de proteção solar.

Depois do sol

Quando o bronzeado acontece aos poucos e com uso de proteção, não há problema nenhum, mas pele vermelha e ardendo é sinal de agressão! Para controlar a situação é preciso reforçar a hidratação, já no banho prefira água fria e sabonetes glicerinados, passe longe de buchas e esponjas e escolha uma toalha macia para se enxugar.

Depois, utilize cremes pós-sol com ingredientes naturais como Aloe Vera (suaviza inflamações e irritações e nutre a pele) e camomila (rica em azuleno, calmante natural que minimiza o vermelhão da pele), que ajudam a suavizar as queimaduras sem descascar e diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioletas.

Tá ardendo? Veja o que pode ajudar:

Aplique algodão embebido ou compressas com água gelada ou com chá de camomila e deixe agir por vários minutos. De tempos em tempos molhe novamente na água gelada para sempre manter a compressa fria. Além de beber bastante líquido para ajudar na hidratação da pele, mantenha uma alimentação saudável com frutas, legumes e verduras para ajudar na imunidade.

Tenha paciência com seu corpo, que vai se recuperar sozinho, e não volte a tomar sol até melhorar nem estoure as bolhas ou retire a pele que está descamando.

Insolação: depois da pele vermelha

A exposição excessiva ao sol também causa insolação. Os principais sintomas do problema são febre acima de 39°C, pele vermelha, quente e ressecada, dores de cabeça, respiração rápida e aumento no ritmo do coração, sede, enjoos seguidos de vômitos e diarreias e confusão mental. Nos bebês e nas crianças muito pequenas, outra característica que chama a atenção é o choro sem lágrimas.

Em boa parte dos casos, a insolação gera um desconforto passageiro. Normalmente, o tratamento consiste na diminuição da temperatura corporal, por isso, aconselha-se levar o paciente para um local fresco e arejado, remover o máximo de peças de roupas e promover a hidratação com muito líquido. Se possível, deve-se borrifar água fria em todo corpo do ou realizar compressas de água fria na testa, no pescoço, nas axilas e na virilha.

Se essas medidas não surtirem efeito em algumas horas, é necessário procurar atendimento médico.

Silvia Kaminsky é médica dermatologista credenciada da Mapfre Saúde.

Setor de seguros volta a ficar pessimista, segundo Índice 484

Queda

Maio foi extremamente ruim, na perspectiva do mercado

O mês de maio de 2018 foi extremamente ruim para as expectativas do setor de seguros. Pelo menos, três fatores foram marcantes: a continuidade da incerteza política, a subida do dólar e, por fim, a greve dos caminhoneiros. Tudo isso trouxe desânimo nas respostas e nas previsões das companhias entrevistadas pelo Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS). O estudo é realizado mensalmente pela Rating de Seguros Consultoria e reflete a expectativa de aproximadamente 100 companhias do setor.

O setor de seguros inverteu a tendência e voltou a ficar pessimista, fato que não acontecia desde julho de 2017. Ou seja, isso significa que, nesse momento, as empresas esperam que a situação daqui a seis meses esteja pior do que a situação atual.

O ICSS caiu de 120,7 em abril para 95,9 em maio. As grandes corretoras (ICGC) são as mais pessimistas, de 115,1 em maio, a expectativa em relação ao próximo semestre caiu para 81,9.

O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.

Confira o estudo completo.

Porto Seguro oferece coberturas a partir de cinco vidas com vantagens exclusivas 585

Saúde

Planos podem ser com ou sem coparticipação

As pequenas e médias empresas brasileiras têm crescido de forma quantitativa e qualitativa: de acordo com dados do Ministério do Trabalho divulgados no segundo semestre de 2017, as PMEs geraram mais de 320 mil vagas formais de emprego entre janeiro e agosto do mesmo ano. Essa participação na empregabilidade do país se deve não somente ao número de novos empreendimentos, que está em ascensão, mas também às próprias políticas públicas do Brasil, que têm melhorado as condições para que estes novos negócios avancem.

Atento a estas mudanças, o Porto Seguro Saúde passou a disponibilizar o Seguro Saúde para Pequenas e Médias Empresas a partir de cinco vidas. Lançado em julho de 2017, o benefício conta com a opção de planos com ou sem coparticipação e dá acesso a vantagens como:

  • Canal médico – que proporciona contato direto entre médico do paciente e equipe médica da seguradora para tratar de internações programadas – iniciativa exclusiva da Porto Seguro Saúde.
  • Reembolso 100% digital – opção simples e rápida para consultas, terapias, exames, procedimentos e cirurgias, despesas hospitalares e internações.
  • Solicitações e acompanhamento de autorização via site e aplicativo – facilita o processo de autorização de exames, terapias, cirurgias ambulatoriais, internações e procedimentos médicos em geral.
  • Cuidados com pacientes crônicos – oferecidos por meio de educação continuada, ministrada por profissionais especializados, além do acompanhamento de equipe médica multidisciplinar.

“O Porto Seguro Saúde reconhece o segmento PME como promissor e estuda constantemente esse mercado para desenvolver produtos que agreguem valor às necessidades das empresas diante do atual cenário econômico”, explica Mônica Bortolossi, Superintendente do Porto Seguro Saúde.

Além de ser acessível, o Porto Seguro Saúde PME cinco vidas oferece facilidades exclusivas aos segurados: os aplicativos Porto Seguro Saúde e Odonto, por exemplo, podem ser baixados gratuitamente nos sistemas operacionais Google Play (Android) e Apple Store (iOS) e, através dessas ferramentas, é possível acompanhar o status de reembolsos, receber dicas de saúde, consultar a Rede Referenciada de médicos e dentistas, acessar o cartão virtual do segurado, entre outros serviços.

Para mais informações sobre o Porto Seguro Saúde Pequenas e Médias Empresas, suas coberturas e benefícios, consulte um Corretor de Seguros.

Chubb diz que seguro para condomínio se modernizou para atender aumento dos riscos 481

Residencial

Companhia constata significativas mudanças no perfil

A Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo, afirma que houve uma mudança significativa no perfil dos riscos associados à atividade de condomínios nos últimos anos. “Os projetos arquitetônicos tornaram-se mais arrojados e passaram a incluir equipamentos com alto nível de automação, novos materiais de revestimento externo, novos conceitos em sustentabilidade, paisagismos ousados e várias outras novidades que demandam coberturas apropriadas de seguro. Por isso, o brasileiro hoje está realizando uma análise mais criteriosa no momento de contratar uma apólice para cobrir as ameaças que rondam o seu patrimônio”, considera Alessandro Gomes, Diretor da área de seguros para Pequenas e Médias Empresas (PME) da Chubb.

De acordo com Alessandro, a Chubb oferece um seguro para condomínios que se modernizou nos últimos anos, acompanhando a evolução dos riscos. Uma das principais características é o fato de que pode ser facilmente contratado a partir do Portal do Corretor. Nesse portal, os corretores de seguros podem cotar com agilidade o produto pela internet, a fim de oferecer ampla proteção a condomínios residenciais, comerciais (escritórios e consultórios) e mistos (com residências, lanchonetes e lojas). O Portal também possibilita a emissão da apólice, geração de boletos, realização de outras formas de pagamento e vários outros recursos.

O atual produto da seguradora para condomínios pode ser comercializado com diversas coberturas e, com isso, possibilita o desenvolvimento de uma solução customizada para cada cliente. As coberturas tradicionais para possíveis prejuízos materiais são voltadas para incêndio, raio, explosão, alagamento, danos elétricos, equipamentos, desmoronamento, tumultos, vendaval e outros eventos.

Coberturas exclusivas

O seguro para condomínios da companhia também oferece coberturas exclusivas para paisagismo, despesas de locação de equipamentos e danos por água. O produto ainda concede proteção para síndico e condôminos em caso de responsabilização por danos a terceiros. Outro diferencial é o fato de que a apólice garante o valor de novo para a reposição de equipamentos na cobertura de danos elétricos. “Em função dessas e outras inovações, esse seguro da Chubb hoje se destaca como uma referência para o mercado”, afirma Alessandro Gomes.

O seguro para condomínios da Chubb está disponível ao lado de vários outros produtos no Portal do Corretor da companhia: D&O, Responsabilidade Civil Profissional para Saúde, RC Profissional para Advogados, Riscos Ambientais – Transportes, Apólice Avulsa de Transporte Internacional, Patrimonial para Comércio e Serviços, Riscos de Engenharia para Pequenas Obras, Entretenimento, Responsabilidade Civil Geral e Vida.

Plano de recuperação da Aplub ganha força 646

Negociação

Grupo empresarial está interessado em adquirir negócios

Reunião entre equipe interventora com um grupo empresarial interessado na Aplub e Aplubcap dá força a aprovação do plano de recuperação na Superintendência de Seguros Privados (Susep). A negociação ainda será apresentada ao Conselho Diretor da Susep.

Veja também: Associação de Defesa da Aplub apresenta plano de recuperação à Susep.

O interesse entre as partes é antigo, e agora avança para ampliação dos negócios de previdência, seguros e capitalização. O plano de recuperação proposto pela Associação em Defesa da Aplub (ADA) visa o encerramento do regime especial e viabiliza acordo entre Susep e interessados, além de priorizar a cobrança dos débitos da gestora da entidade na data de intervenção.

Veja ainda: Novo desfecho pode solucionar impasse em intervenção na Aplub.

Diretor-geral do Grupo Bradesco Seguros eleito um dos dez executivos jurídicos mais admirados do país 430

Ivan Luiz Gontijo Jr. é diretor-geral do Grupo Bradesco Seguros

Ivan Gontijo recebe premiação pela quarta vez consecutiva

O diretor-geral do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Luiz Gontijo Jr., foi reconhecido como um dos dez “Executivos Jurídicos Mais Admirados do Brasil”. A homenagem aconteceu nessa terça-feira 19 de junho, durante o lançamento do anuário “Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2018”, editado pela Análise Editorial, em evento realizado em São Paulo.

É a quarta vez consecutiva que Ivan Gontijo – responsável também pelo Jurídico, Compliance e Secretaria Geral do Grupo Segurador – recebe a premiação. O diretor-geral da holding ficou entre os 44 executivos jurídicos mais citados por seus pares, em um universo de duas mil empresas. Responsáveis pelos departamentos jurídicos das maiores empresas em operação no país foram convidados a indicar os colegas que mais respeitam profissionalmente, sem que fosse apresentada uma lista prévia de nomes.

Ivan Gontijo atua há 33 anos no Grupo Bradesco Seguros. Professor licenciado de Direito Comercial (Universidade Católica de Petrópolis) e Direito do Seguro (Universidade Candido Mendes), integra a Comissão de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).