Carnaval: 6 dicas de direção defensiva para a folia

Dicas são da Seguros Sura

O aumento no fluxo de veículos nas rodovias federais durante o feriado do Carnaval demanda uma série de cuidados. Apenas como exemplo, em 2017 houve elevação de cerca de 24% do número de acidentes na comparação com o feriado prolongado do ano anterior, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O que motiva esse cenário, aponta Carlos Savarese, Superintendente de Frotas e Resseguros da Seguros Sura, é principalmente a falta de atenção. “Cerca de 35% dos acidentes em estradas acontecem porque o motorista não adota uma postura segura, aponta a PRF. É comum encontrar pessoas dirigindo e falando ao celular, conduzindo após ingerir bebida alcoólica. Ou, simplesmente, não prestando atenção na estrada por conta do excesso de confiança”, explica Savarese.

Publicidade

Veja também: Associados GBOEX contam com vantagens para o Carnaval

A sugestão do Superintendente de Frotas e Resseguros da Seguros Sura é adotar uma postura defensiva de direção. Isso diminui consideravelmente os riscos. “O motorista sempre deve conduzir seu veículo descansado e não pode, em hipótese nenhuma, ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. É necessário que haja uma mudança de comportamento”, aponta Savarese.

A própria seguradora estimula em seus clientes a adoção da direção defensiva. A Seguros Sura tem uma equipe própria de profissionais especializados. Estes especialistas são treinados para oferecer serviços de Gerenciamento de Riscos e Programa de Prevenção de Perdas em seus clientes de Autofrotas. No período que antecede o Carnaval, a equipe de Gerenciamento de Riscos costuma realizar ações para conscientização e capacitação dos condutores das frotas das empresas seguradas com treinamentos e parcerias. “Levamos aos motoristas e usuários de veículos o conjunto de medidas e atitudes que precisam ser tomadas para evitar acidentes, levando em conta também erros cometidos por terceiros, assim como reações adversas – como mau tempo”, esclarece o executivo.

Publicidade

Veja também: CVG-RS divulga agenda de eventos para 2018

A Seguros Sura selecionou seis dicas de direção defensiva que, quando adotadas, evitam acidentes e transtornos no seu carnaval

  • Se beber, não dirija. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o hábito de beber e, em seguida, dirigir, é o segundo maior causador de acidentes no País. O álcool é considerado um depressor porque diminui as funções do sistema nervoso central. A função normal do cérebro é retardada, a bebida afeta as habilidades cognitivas e de coordenação, diminuindo os reflexos.
  • Esteja preparado para pistas molhadas. O Carnaval coincide com a temporada de chuvas de verão. Tanto o condutor quanto o carro precisam estar aptos para enfrentar as estradas por conta da aquaplanagem. Para dirigir na chuva, é preciso reduzir a velocidade em 20% em relação ao indicado nas placas de sinalização da estrada. É importante também fazer a manutenção do para-brisa, verificar a pressão dos pneus e os fluídos dos freios.
  • Tome cuidado com as ultrapassagens, principalmente em estradas de faixa dupla. É preciso se certificar que há boa condição de visibilidade, manter distância segura entre os veículos, sinalizar sempre suas intenções e nunca fazer ultrapassagens pela direita, em local proibido ou pelo acostamento.
  • Faça uso correto do cinto de segurança. O cinto é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Vale lembrar que crianças precisam ser transportadas na cadeirinha indicada para a idade. Animais de estimação também devem usar cintos ou caixa de transporte afivelada.
  • Descanse antes de dirigir. Se sentir cansaço ou sono, faça uma parada em local seguro, estique as pernas para despertar e descanse. Neste intervalo, tome uma xícara de café e lave o rosto. Mas lembre-se: a cafeína ajuda na redução do sono, mas não proporciona descanso.
  • Não use o celular. A segurança diante dessa prática fica comprometida. Especialistas afirmam que alguns segundos de distração ao digitar um número de telefone ou mensagem, por exemplo, a uma velocidade de pouco mais de 100km/h, pode levar um motorista a percorrer a distância equivalente a quatro campos de futebol totalmente às cegas. O que parece algo inofensivo, um deslize simples, pode custar vidas.

Artigos Relacionados