Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social levam finalistas para Espanha

Os vencedores de cada uma das três categorias receberão 30 mil euros para financiamento do projeto selecionado

A Fundación MAPFRE lança a 1ª edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social com o objetivo de apoiar e promover soluções inovadoras em três áreas: Saúde, Seguros e Mobilidade e Segurança Viária. Serão distribuídos 90 mil euros, 30 mil para cada uma das três categorias, destinados a financiar os investimentos nos projetos vencedores. Os prêmios serão realizados, com o apoio da IE Business School, em três grandes regiões: Brasil, América Latina (exceto Brasil) e Europa. Os selecionados terão orientação e ajuda para desenvolver e comunicar, da forma mais efetiva, suas propostas por meio de mentoring para os semifinalistas e coaching para os finalistas. A final entre todas as regiões será realizada em outubro, na Espanha.

Publicidade

Podem se inscrever projetos da comunidade de inovação social em geral, de estudantes de universidades e escolas de negócios, cientistas, pesquisadores e professores universitários, além de empresários com uma ideia inovadora. O prazo para a inscrição termina em 30 de abril de 2018.

Conheça mais sobre cada categoria definida para premiação:

Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health) – reconhece projetos que melhoram a cultura da saúde, promovem condutas saudáveis e contribuem para mudar hábitos prejudiciais à saúde.

Publicidade

Inovação seguradora – premia ideias tecnológicas que ajudam o seguro a ser mais acessível e transparente para seus clientes, que melhoram o serviço e a eficiência das companhias seguradoras e que incentivam o interesse na previdência social.

Mobilidade e Segurança Viária – é orientado a identificar soluções tecnológicas que reduzem a sinistralidade, racionalizam o tráfego, reduzem a poluição ambiental e criam ambientes urbanos mais sustentáveis.

Os projetos, além de serem inovadores, devem ter grande potencial de impacto social e ter visibilidade do ponto de vista tecnológico, econômico e organizacional. É determinante para a participação que tenham pelo menos um integrante que trabalhe em tempo integral no projeto; disponham de um protótipo ou piloto com participação de usuários; e, caso o projeto já receba investimento, que não seja superior a 150 mil euros por ano (incluindo doações, aportes públicos ou faturamento, se tiver).

Segundo Wilson Toneto, CEO da MAPFRE no Brasil e representante da Fundación MAPFRE no país, o principal objetivo da criação do Prêmio à Inovação Social é incentivar e viabilizar projetos que conscientizem e, principalmente, contribuam para uma transformação positiva da sociedade nas áreas de Saúde, Mobilidade, Segurança Viária e Inovação em Seguros. “A iniciativa está plenamente alinhada aos nossos pilares de atuação, no sentido de estimular projetos que contemplem uma função social nessas áreas. Esperamos que as propostas vencedoras tenham uma ação efetiva na melhoria do mundo em que vivemos”, afirma o executivo.

Em cada uma das três regiões será realizado um evento de semifinal – Brasil, América Latina (México) e Europa (Espanha) –, em que serão apresentados os 27 semifinalistas, (três por categoria e região) entre os meses de junho, julho e setembro. A grande final acontecerá em Madri, em 17 de outubro, onde serão conhecidos os três vencedores (um por categoria) durante uma cerimônia de encerramento que marcará o final da edição.

Mentoring, coaching e visibilidade perante investidores

Além do prêmio em dinheiro para os vencedores de cada categoria, os 27 projetos semifinalistas, incluindo os ganhadores, também terão à disposição canais de promoção de seus projetos e apoio, orientação e ajuda para desenvolver e comunicar, da forma mais efetiva, suas propostas por meio de mentoring para os semifinalistas e coaching para os finalistas.

“Um dos objetivos da Fundación MAPFRE é criar ações que promovam a educação e o desenvolvimento. Por isso, os envolvidos nos projetos selecionados terão a oportunidade de fazer parte de um plano de relações públicas para terem maior chance de visibilidade diante de possíveis investidores e financiadores, além da cobertura de despesas da viagem e hospedagem para a participação nos eventos aos quais sejam convocados durante a competição”, explica Wilson Toneto.

Para mais informações e inscrições acesse este link. (Conteúdo disponível em espanhol e inglês)

Artigos Relacionados