Presidente Temer esclarece a resposta brasileira aos impostos americanos sobre o aço

Detalhes do World Economic Forum Latin America, que acontece em São Paulo

O presidente do Brasil, Michel Temer, respondeu à declaração, na semana passada, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aumento dos impostos de importação sobre o aço e o alumínio. O Brasil deve ser um dos países mais afetados pela proposta.

Publicidade
Icatu Seguros no JRS

O Brasil pretende trabalhar com seus clientes americanos para pressionar o Congresso Americano e tentar reverter a medida. Em paralelo, diplomatas brasileiros estão conversando com a Organização Mundial do Comércio e outras nações afetadas sobre a possibilidade de protocolar uma denúncia conjunta contra as novas tarifas. “Devemos ter muito cuidado em nossa relação com os Estados Unidos”, diz Temer, observando que os Estados Unidos estão atrás apenas da China como o maior parceiro comercial do Brasil.

“Devo ligar para o presidente Trump em breve”, acrescentou Temer.

Temer fez seus comentários em resposta à pergunta de Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do World Economic Forum, durante o plenário de abertura do World Economic Forum sobre a América Latina, realizado na cidade de São Paulo, Brasil.

Publicidade

No mesmo painel, Aloysio Nunes Ferreira Filho, Ministro de Relações Externas do Brasil, apontou que os clientes americanos do Brasil incluem montadoras e fabricantes de eletrodomésticos. “Os trabalhadores comemorando [a cerimônia de assinatura dos documentos] ao lado do Trump também são consumidores de automóveis e eletrodomésticos”, diz Nunes. “Vamos nos esforçar para demonstrar o impacto negativo”.

Nunes também comentou a respeito das importações brasileiras de carvão americano para abastecer suas siderúrgicas. “Esses fatores devem ser levados em consideração”.

A sessão plenária teve a participação de Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, e João Doria, prefeito da cidade de São Paulo. Alckmin também abordou a questão comercial, dizendo que “algumas pessoas estão indo na direção do protecionismo, o que está errado”

A plenária também serviu como palco de duas premiações. O Forum concedeu o prêmio de Cidadão Global à Edson Arantes do Nascimento (Pelé), Diretor da Empresas Pelé, Brasil. O ex-futebolista é um astro e a personificação do “fair play”, diz Schwab. “Precisamos de mais fair play nas questões globais”.

“Estamos falando sobre o futuro do Brasil”, diz Pelé. “Hoje, posso ver como o futebol foi importante para o Brasil. O futebol cria renda e atrai comércio. O Brasil já demonstrou isso”.

Hilde Schwab, Presidente e co-Fundadora da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social, concedeu o prêmio de Empreendedor Social do Ano na América Latina à Valdeci Ferreira, Diretor Executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). A FBAC oferece uma “alternativa econômica” às prisões públicas enquanto reduz as taxas de reincidência.

O World Economic Forum sobre a América Latina está sendo realizado em São Paulo, entre 13 e 15 de Março. O evento reúne mais de 750 líderes mundiais e regionais para debater o tema: América Latina no Ponto de Inflexão: Criando uma Nova Narrativa.

Artigos Relacionados