Seguro para transporte de carga tem valor até 40% mais caro

Região Sudeste concentra 90% das ocorrências

Quando o assunto é o valor do seguro para transporte de carga, a região Sudeste aparece em primeiro lugar, concentrando 90% dos registros de cargas roubadas. No ano passado, 30 ocorrências por dia foram registradas no eixo Rio-São Paulo, acumulando um prejuízo de R$ 1,7 bilhão. De acordo com as Secretarias de Segurança Pública de ambos os estados, nos dez primeiros dias deste ano foram registrados 288 roubos na mesma região. A expectativa é de que os números não diminuam.

Publicidade

Este panorama aumentou o valor do seguro entre 10 e 40%. De acordo com o Head of Mrine da Willis Towers Watson, Eduardo Michelin, a variação acontece dependente da operação. As apólices que demoravam um mês para negociar, agora levam três, principalmente nos transportes de alimentos, bebidas, eletrônicos e medicamentos, que são as mais visadas e de fácil distribuição no mercado paralelo.

Como forma de aumentar a proteção, as companhias tem negado alguns riscos e exigido complexos sistemas de gerenciamento de risco, como iscas implementadas dentro do caminhão e da carga, rastreadores, escoltas, monitoramentos dos horários e rotas e outros. Tendo em vista o aquecimento da economia, o aumento do volume das movimentações de carga é esperado, colocando o roubo das mesmas como uma preocupação recorrente das empresas e, portanto, seguradoras.

Artigos Relacionados