4 situações onde não compensa acionar o seguro do carro

Em alguns momentos não vale a pena pagar a franquia

Poder contar com um seguro auto em caso de um sinistro é muito bom. Mas você sabia que existem algumas situações onde não compensa acionar o seguro de carro?

Publicidade

Saber que seu carro está protegido de qualquer problema que venha a acontecer promove uma tranquilidade impagável. No entanto, é preciso que o segurado tenha consciência e entenda que não é qualquer situação que compensa acionar o seguro de carro.

Por mais estranho que possa parecer, ter um seguro auto não significa exatamente acioná-lo a qualquer problema que ocorra com o veículo. Em algumas situações, não vale a pena pagar a franquia do seguro auto. Entenda melhor o assunto e conheça essas ocasiões.

4 situações onde não compensa acionar o seguro de carro

1. Um acidente causado por terceiros:

Publicidade

Colisão terceiros

A seguradora é responsável por cobrir os danos causados pelo segurado, seja no carro dele ou de terceiros. Se você se envolveu em uma colisão e o responsável pelo acidente foi a outra pessoa, não adiantará acionar o seguro. Tentar acionar o seguro nesses casos só lhe dará dor de cabeça.

2. Estragos menores que o valor da franquia:

Estragos menores que o valor da franquia

Você certamente sabe o valor da sua franquia, o que significa que, caso você sofra uma colisão e acione o seguro, terá que pagar por ela. Logo, se houve uma colisão e os estragos somam uma quantia menor que a da franquia, não compensa acionar o seguro de carro.

3. Cobertura para terceiros em pequenos acidentes:

Cobertura terceiros

Você possui seguro para terceiros e bateu na traseira de outro veículo. Estragou o para-choque e pensa em acionar o seguro, afinal, não existe franquia na cobertura para terceiros. Fique ciente que, mesmo não existindo franquia nessa situação, não compensa acionar o seguro de carro devido ao valor do reparo e também porque não terá que pagar nada acionando a seguradora, mas perderá um ponto na sua classe de bônus. Ou seja, se você possui uma classe de bônus que lhe garante 20% de desconto na renovação do ano seguinte, essa porcentagem que poderia subir para 25%, cairá para 15%.

Isso porque a maioria das seguradoras oferece 5% de classe de bônus ao ano para bons motoristas, e debitam 10% nos casos de sinistro.

4. Quando a quilometragem é maior que a coberta:

Quando a quilometragem é maior que a coberta

A assistência 24 horas é um serviço muito útil no dia a dia, mas é preciso estar atento aos detalhes da sua apólice. Se a distância limite para a cobertura da assistência 24 horas é de 50 km, de nada adiantará pedir um guincho a 80 km de distância da sua cidade.

Estas são as 4 situações onde não compensa acionar o seguro de carro e, caso se envolva em um sinistro de pequeno porte, onde os estragos não sejam de grande valor para serem consertados, procure evitar acionar o seguro. Assim, além de economizar você não perde pontos em sua classe de bônus e pode garantir um desconto maior na renovação da sua apólice.

Muitas vezes é mais negócio arcar com os prejuízos do que arcar com a franquia.

*Texto de Jeniffer Elaina, da Smartia Seguro Auto.

Artigos Relacionados