“O canal digital é um aliado do corretor”, afirma superintendente da Icatu Seguros

Rafael Rosas confia que a evolução da área engaja clientes, parceiros e corretores

Constantemente atenta às transformações da vida contemporânea, a líder entre as independentes nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, a Icatu Seguros trouxe o administrador Rafael Rosas como superintendente de Canais Digitais, com o intuito de reforçar a sua área de Experiência Digital.

Publicidade

Rafael Rosas é o superintendente de Canais Digitais da Icatu Seguros. Divulgação

O executivo construiu sua trajetória profissional no mercado de seguros, com experiência em Saúde, Auto e Residência, e Vida e Previdência. Contando com passagens em outras companhias desde 1999, ele também é o criador de duas insurtechs e conta com experiências na Singularity University e no Vale do Silício, berços da inovação mundial. Também é palestrante da Funenseg para assuntos relacionados à inovação no mercado de seguros.

Para ele, apostar em inovações tecnológicas no mercado de seguros acarreta em melhorias não só para as companhias, mas também em maior engajamento entre corretores, parceiros, segurados e a própria companhia. “O canal digital é um aliado do corretor. Ele não precisa mais de papel e calculadora para desenvolver um produto; conseguimos agora personalizar soluções financeiras de forma sistêmica. O que era mecânico ficou mais ágil, o que facilita seu dia a dia e potencializa seus negócios”, conta.

Confira entrevista exclusiva:

Publicidade

JRS: De que maneiras a sua expertise em inovação digital trará novas ferramentas à companhia e reforçará as que já existem?

Rafael Rosas: A Icatu Seguros está imersa no ecossistema digital e de inovação e a minha vinda para a empresa, para reforçar o time, mostra a importância que o assunto tem para a companhia.
Lido com desenvolvimento de canais digitais há alguns anos e posso contribuir com uma visão ampliada sobre o conceito de experiência do usuário. Trago ainda uma perspectiva de nova organização dos canais digitais da Icatu como um ecossistema integrado para atender clientes, parceiros, corretores e novos negócios.
Como criei duas startups, também conheço as metodologias para desenvolver projetos de forma a mapear as dores dos usuários e oferecer uma entrega rápida e de qualidade, que atenda às reais necessidades.
Vim também para compartilhar conhecimento sobre cultura digital e de inovação e acredito que possa influenciar pessoas sobre esse mindset. Estou completando um mês na companhia e estou muito feliz em estar aqui.

JRS: O digital não é mais o futuro, é uma realidade. Como as companhias conseguem transformá-lo em aliado na comercialização de seguros e previdência?

RR: O mundo digital é capaz de criar algoritmos que podem capturar os interesses do cliente e informações de sua vida, como quantos filhos ele tem, qual sua reserva, como pretende se aposentar. O canal digital é um aliado do corretor. Ele não precisa mais de papel e calculadora para desenvolver um produto; conseguimos agora personalizar soluções financeiras de forma sistêmica. O que era mecânico ficou mais ágil, o que facilita seu dia a dia e potencializa seus negócios.

JRS: Uma boa estratégia digital dita muitos aspectos da seguradora junto aos consumidores. Qual a sua visão sobre isso?

RR: Concordo. Entendo que a estratégia digital de uma empresa está diretamente ligada e baseada no que ela define como transformação digital. Para mim, uma boa estratégia é se posicionar para engajar clientes, parceiros e corretores, fazendo da tecnologia um meio. Não é olhar só sob a ótica da tecnologia, mas ter em seu horizonte a importância de se entender as necessidades dos clientes e dos corretores hoje. Trata-se de usar o meio digital para fazer uma transformação da experiência de interações com a empresa.

JRS: Ainda é possível inovar no meio tecnológico no seguro? Explique.

RR: Muito! Esse processo de transformação ainda é muito recente. O nosso mercado ainda é visto muitas vezes como antiquado, com processos burocráticos. O cliente ainda teme enfrentar problemas na hora de um sinistro. Digo isso depois de entrevistar neste ano 70 pessoas sobre o que pensam do mercado de seguros. Por isso, entendemos que um canal digital muda a forma como a empresa se apresenta aos seus clientes, parceiros e corretores, com conteúdos mais explicativos, claros e simples.

Artigos Relacionados