Vistoria virtual: tecnologia a favor do setor de seguro

Sistema é baseado em tecnologia de inteligência artificial

A maior parte das pessoas sabe que a vistoria veicular é obrigatória para a contratação do seguro. O que algumas pessoas ainda desconhecem é a vistoria virtual. Esse é um serviço obrigatório onde um profissional especializado deve avaliar as condições do veículo e identificar possíveis problemas estruturais ou mecânicos.

Publicidade

A Liberty Seguros, por exemplo, lançou no ano de 2017 uma ferramenta chamada “Auto Vistoria”, uma tecnologia desenvolvida com inteligência artificial que é capaz de realizar uma vistoria virtual. O sistema é capaz de realizar uma vistoria virtual, sem a necessidade de contratar um profissional ou levar o carro em uma oficina para realizar a vistoria veicular no momento de contratar um seguro. Outras seguradoras também apostam na iniciativa.

A tecnologia funciona através de uma maneira muito simples. É preciso apenas que o cliente tire fotos do veículo, e as envie para seguradora. Uma equipe especializada da seguradora recebe as imagens e, com o auxílio de um algoritmo matemático, realiza uma avaliação dos riscos.

Como a vistoria virtual é feita?

O cliente que estiver pronto para realizar a vistoria virtual receberá todas as instruções sobre ângulos e maneiras de tirar as fotos. É preciso que as fotos sejam tiradas na diagonal, tanto da frente do carro como da parte traseira. O motor, o chassi e os documentos do carro também devem ser fotografados.

Publicidade

A seguradora leva em média duas horas para realizar a vistoria e emitir o laudo fornecendo o aval ou negando a possibilidade de contratação do seguro.

Algumas questões pontuais

Apesar deste ser um serviço que poderá facilitar muito a parte burocrática do processo de contratação do seguro auto, existe a possibilidade de se cometer enganos. Nem todas as vistorias podem ser realizadas dessa maneira.

Como se trata de um serviço muito novo, é preciso que sua aplicação seja adequada da melhor maneira possível, para que erros e problemas futuros não aconteçam nem para os clientes nem para as empresas de seguro.

Ainda assim, é possível afirmar que esse é o primeiro passo para conquistar uma maior qualidade de contratação e prestação de serviços, pois, a partir do desenvolvimento dessa tecnologia podem surgir muitas outras que facilitem a comunicação entre cliente e seguradora, e o acionamento do seguro por parte do cliente. Apesar de simples, esse pode ser um grande diferencial na hora da escolha da empresa por parte do segurado.

*Artigo de Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org.

Artigos Relacionados