Potencial do mercado segurador no Nordeste do Brasil 4773

Alvo

Confira entrevista com executivo de contas do Grupo MBM em PE e PB

Rodrigo Rabelo é executivo de contas do Grupo MBM em Pernambuco e na Paraíba

Rodrigo de Brito Rabelo é executivo de contas do Grupo MBM. Responsável pelas filiais de Pernambuco e Paraíba, o profissional completa dois anos de companhia no próximo dia 1º de novembro. Formado em Comunicação Social, com passagens pela Bradesco Seguros, MetLife, Tempo Saúde e Zurich Seguros, afirma que hoje vive o momento mais feliz em sua carreira no mercado segurador.

A Revista JRS conversou com o executivo para saber um pouco mais sobre o vasto potencial do mercado segurador no Nordeste do Brasil.

JRS: O Nordeste representa aproximadamente 10% de participação no setor brasileiro de seguros, qual o potencial deste nicho na região?

Rodrigo Rabelo: O Nordeste é a região com maior potencial de crescimento do setor de seguros, e por isso temos muito a crescer, principalmente no ramo de pessoas, já que é pouco explorado pelos corretores de seguros que, na sua grande maioria, comercializam apenas o seguro de automóvel. Os corretores já sinalizam a importância da diversificação das suas carteiras, consolidando um excelente resultado para reverter o quadro de 80% da população brasileira que não possui seguro de vida. São milhões de pessoas desprotegidas por não terem está importante e necessária proteção.

JRS: É visível a mudança no consumidor de seguros em Pernambuco e Paraíba diante de mais informações sobre a proteção securitária disponíveis ao grande público?

RR: Sim, a mudança do consumidor no que se refere a aquisição de seguros em nossa região, está mudando culturalmente, eles estão mais conscientes da importância de se proteger e desenhar uma sucessão familiar sem atropelos, graças aos incentivos das Seguradoras, através de campanhas e treinamentos e a consciência dos corretores em proteger as famílias.

JRS: Quais as principais premissas do Grupo MBM para crescer na localidade?

RR: A missão do Grupo é comercializar seguros e planos de previdência de forma a oferecer segurança e confiabilidade a seus clientes e estar junto do corretor de seguros, que é o único e capaz de promover o bem social, é de fundamental importância. Para isso, o Grupo vem investindo em novos produtos e tecnologia, como exemplo cito o lançamento do Seguro AP Caminhoneiro, importantes melhorias foram feitas no nosso produto para Pequenas e Médias Empresas com até 499 vidas, além do início da operação totalmente online do APP Passageiros, que é um dos produtos que elencamos como carro-chefe da seguradora.

JRS: Quais outros pontos você considera importantes na operação regional?

RR: O Grupo MBM é realmente uma empresa sólida, com mais de 68 anos no mercado e com profissionais gabaritados em todas as suas áreas, isso é muito importante porque traz credibilidade para o mercado, não só em nossa região, mas em todo Brasil. Em minhas visitas comerciais tenho falado que não queremos e nem temos a pretensão de ser a maior seguradora
do país, mas estamos trabalhando para ser a melhor em nossa área, que é proteger pessoas.

Tive oportunidade de trabalhar em outras empresas do ramo de seguro de pessoas e afirmo que a operação do Grupo MBM, desde a cotação, implantação, faturamento e regulação de sinistros, nos dá tranquilidade para sair ao mercado e buscar novos negócios a cada dia. Além disso, tenho recebido todo o apoio da superintendência e diretoria comercial, o Alexsander Kaufmann e o Luiz Eduardo Dilli Gonçalves, que têm nos atendido sempre que solicitamos. Recentemente realizamos um importante investimento no 3º Congresso de Corretores de Seguros do Nordeste, o Conseg-NE, além de patrocinar a proteção de todos os participantes do evento com o nosso Seguro AP Eventos, levamos em torno de trinta corretores de Pernambuco para Maceió, em um ônibus com toda segurança e conforto, tudo feito com muito cuidado e carinho e com apoio fundamental de nossa área de marketing e do Sincor- PE, através do Carlos Valle, presidente do Sindicato, e da Izabel Lopes, diretora Social da entidade.

JRS: Como ser responsável pelas filiais de PE/PB transformou sua visão sobre carreira e vida profissional?

RR: Ser responsável pela operação comercial e gestão das filiais de Pernambuco e da Paraíba, está sendo para mim um desafio muito bacana. Participar da mudança de rumo e expansão da empresa, ver os objetivos sendo superados a cada mês é muito gratificante, no mês de abril, por exemplo, batemos recorde de vendas em prêmios emitidos na nossa região e no mês de maio o recorde foi da quantidade de negócios emitidos. Isso não tem preço e para o profissional da área comercial esta é a melhor parte, a superação dos objetivos propostos.

JRS: Conte um pouco sobre sua trajetória no mercado segurador. Quais as experiências mais significativas poderia destacar?

RR: Iniciei no mercado em 2001, no ramo de benefícios, em uma grande seguradora de seguros saúde e odontológico, tive passagens por duas grandes multinacionais do ramo de vida e previdência, mas destaco a oportunidade que tive em gerenciar uma filial do ramo de saúde e odonto de uma empresa que estava iniciando sua operação na região com marca ainda desconhecida do mercado e esse foi um momento de grande aprendizado em minha vida profissional. Da mesma forma que atualmente tenho a missão de fazer a gestão comercial do Grupo MBM nos estados da PB/PE/AL e RN, um desafio enorme e gratificante diante dos resultados já alcançados.

JRS: Mesmo diante do clima de incerteza econômica, você acredita no fôlego de crescimento do mercado segurador? 

RR: Pesquisas recentes mostram que ainda existe uma baixa penetração do seguro na população brasileira, por isso mesmo com crises e incerteza econômica, o mercado é pujante, grande parte da sociedade não possuem seguro saúde privado, Seguro de vida, seguros de residência e até mesmo o seguro do automóvel, apenas 20% da frota brasileira é segurada, portanto,acredito sim que nosso mercado ainda tem muito a crescer.

Confira este e outros conteúdos relevantes na edição 214 da Revista JRS!

Previsul Seguradora inaugura sucursal em São Paulo (SP) 1701

Nova Sucursal SP da Previsul

Com localização estratégica, espaço está situado no melhor eixo corporativo da cidade

Localizada na Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, conj 151, Torre Berrini One, Itaim Bibi, a Previsul Seguradora inaugurou na noite desta quarta-feira (12) sua sucursal em São Paulo (SP). O presidente da Previsul, Renato Pedroso, a diretora de Negócios e Marketing, Andréia Araújo, e equipe comercial da Previsul SP receberam corretores da região, personalidades do mercado segurador e a imprensa para um coquetel.

Segundo Renato Pedroso, a nova sucursal foi planejada para acompanhar o crescimento e a evolução da Previsul. “Somos uma empresa orientada para o futuro que acompanha os movimentos e necessidades do mercado. Nossa mudança para esta nova sede, visa proporcionar uma estrutura melhor de atendimento ao corretor de seguros, nosso principal parceiro. Além disso, acompanha a nossa estratégia de crescimento nessa região. Hoje, já estamos presentes em 6 cidades do território paulista, além da própria capital São Paulo.”, destaca.

Renato explica que a evolução da empresa também passa por uma série de ferramentas disponibilizadas que facilitam e agilizam a vida dos corretores, parceiros da companhia. “Uma delas é o Cota+, cotador online que realiza o processo de cotações muito mais rápido e de maneira mais prática. Também temos o Portal do Corretor, canal exclusivo e totalmente digital para que o corretor possa ter acesso a todas as informações sobre cotações e propostas, o aplicativo Previsul, o novo site, e o atendimento online via chatBot e WhatsApp. Tudo isso sempre para facilitar o dia a dia daqueles que fazem parte da Previsul”, ressalta.

A Previsul Seguradora possui 111 anos de atuação e é referência em seguro de pessoas no Brasil. Está presente em 12 estados brasileiros, com aproximadamente 30 pontos de atendimento em todo o país, que oferecem todo o suporte para o corretor, principal parceiro da Previsul.

Corretores precisam estar atentos às mudanças nos planos de saúde 1685

Médicos

ISB Brasil orienta os profissionais a acompanharem as movimentações do mercado

O mercado de planos de saúde está em constante transformação. Em menos de um mês, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou duas importantes modificações: a suspensão da venda de 31 planos de saúde de 12 operadoras, e reativação de 33 planos de 16 operadoras; e as novas regras para a aplicação da coparticipação e franquia em planos de saúde, que entrarão em vigor em 180 dias.

Na avaliação do diretor de Saúde e Dental do Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil), Carlos André Cordeiro, o corretor de seguros deve se especializar cada vez mais e estar atento para cientificar os clientes destas alterações e prepará-los com as opções que surgirão. “Hoje, os canais de informação são grandes responsáveis pelo bom desenvolvimento do nosso mercado, mas também podem fazer com que caiamos em descrédito. Cabe ao profissional atuar como consultor, desmistificar algumas questões recorrentes e, com transparência, levar ao consumidor a segurança de uma boa contratação. Treinamento e informação são primordiais para o profissional desta área”, afirma.

A suspensão de planos de saúde não afeta apenas as operadoras, mas também os corretores, que deixam de ter um produto em sua linha de comercialização. “Este fato pode ser muito ruim caso ele tenha investido em equipe, promoções e investimentos para realização de vendas do produto”, observa Cordeiro, destacando que hoje existem mais de 50 mil planos entre ativos, inativos, em comercialização e com outros status, como os suspensos. “A suspensão acontece normalmente por descumprimento das regras impostas pela ANS, seja por demora nos prazos de atendimento de beneficiários em consultas, exames ou outras anormalidades. Durante o período de suspensão é garantida a cobertura para todos os usuários. Contudo, a operadora não pode incluir nenhum novo beneficiário no plano nem registrar qualquer outro junto ao órgão regulamentador. Quando a ANS verifica que não há mais risco para o consumidor os planos podem ser reativados”, diz.

Para o corretor, as interferências da ANS, sejam incluindo mais tratamentos no ROL de coberturas, ou limitando fatores moderadores resultarão em aumento de custos e reduzirão o público com capacidade de compra.

JRS acompanha 20º Transposul, em Bento Gonçalves (RS) 8856

Mercado de seguros marca presença na feira

No final de junho, foi realizada a 20ª edição da Transposul. O programa Seguro Sem Mistério, apresentado de forma inédita aos domingos, a partir das 11h30min, no Canal BahTV, acompanhou tudo de perto e traz todos os detalhes ao público.

Test Drive de caminhões, Feirão de Seminovos, Visitas Orientadas pelos stands, espaço Pit Stop Logístico e outras atrações rechearam a programação do encontro. O público-alvo são os profissionais de transportes de carga.

Representando o setor de seguros, o Grupo MBM, juntamente com a Promaster Corretora de Seguros, participam do evento. Entre os seguros expostos na feira, o destaque é o AP Caminhoneiro, que oferece ao motorista (e seu ajudante, se contratado) tranquilidade durante as viagens seguradas pelas apólices de RCTR-C, RCTA-C e Transporte Nacional. Fácil de ser contratado e altamente flexível.

Foi a primeira vez que o MBM participou do evento. Para o superintendente comercial do Grupo, Alexsander Kaufmann, a participação do MBM gerará maior visibilidade para a seguradora.

“Decidimos participar porque a feira é direcionada não somente para compradores de caminhões, mas para seus usuários/motoristas, corretores e públicos voltado ao segmento de transporte”, comenta. “A Transposul conta com stands de grandes corretoras e é muito bom fazer parte deste grande evento. Pretendemos voltar no próximo ano”, completa.

20º Transposul – Cobertura do JRS:

Cinco dicas da Tokio Marine para resolver a vida nas férias 2139

Aproveite os dias de folga para colocar a casa em ordem

As férias de julho chegaram e a Tokio Marine reuniu algumas dicas que vão ajudar tanto quem vai pegar a estrada e viajar, quanto aquelas pessoas que optaram em aproveitar os dias de folga para colocar a casa em ordem! Confira:

1- Fique atento à revisão de itens básicos antes de pegar na estrada

Calibrar os pneus do carro é algo que vem à cabeça de primeira, entretanto muita gente esquece de incluir o estepe entre os itens de revisão e calibragem, avaliando se não aparenta nenhuma alteração. Verifique também se lanternas, faróis e pisca-alerta estão em ordem, bem como a tríade macaco, chave de roda e triângulo.

2 – Trinca no para-brisa não se resolve com adesivo

Caso uma pedra trinque o para-brisa na estrada o recomendado é procurar um especialista ou acionar o serviço de vidros do seguro o quanto antes para o reparo.

3 – Não esqueça as luzes de casa acessas

Muitas pessoas pensam que ao deixar a luz acessa durante um período de ausência, passarão a impressão de que a casa não está vazia, quando na verdade essa tática acaba ocasionando o efeito contrário, posto que as luzes acesas durante o dia chamam a atenção de quem passa na rua, atuando como um verdadeiro sinal de ausência de moradores na casa. Neste caso, o ideal é instalar lâmpadas com temporizadores que são programadas para acender em um determinado horário.

4 – Use a assistência do seguro residencial para ajudar a colocar a casa em ordem

O seguro residencial oferece uma série de serviços para quem deseja colocar a casa em dia durante as férias. Limpeza de calhas e ralos, substituição de telhas, rejuntamento, limpeza do ar-condicionado e da caixa d’água são algumas assistências oferecidas e cobertas pelo seguro.

5 – Tenha em mãos o contato da seguradora para qualquer imprevisto

Problemas com o carro como panes e colisões podem acontecer durante a viagem. Mas o importante é garantir a tranquilidade para qualquer imprevisto, seja para acionar um guincho, socorro mecânico, carro reserva, chaveiro e até mesmo suporte com hospedagem.

Além dos sustos na viagem em si, vale ficar atento também aos imprevistos em casa! Em situações emergenciais cobertas pela Assistência Residencial você poderá acioná-la para providenciar seu regresso antecipado à sua residência.

Brasesul conta com cobertura especial do JRS 2391

Confira a programação do maior evento de corretores no Sul do Brasil

Os Sindicatos dos Corretores de Seguros de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná promovem, nos próximos dias 19 e 20 de julho, em Florianópolis (SC), a volta do Brasesul. O objetivo do evento é propiciar integração, troca de informações, conhecimento, atualização profissional e ainda fortalecer o relacionamento com as seguradoras.

Todos os momentos contam com cobertura especial do JRS, maior empresa de comunicação voltada ao mercado de seguros na região. A repercussão completa acontece no programa Seguro Sem Mistério, apresentado no Bah!TV do Rio Grande do Sul, na Revista JRS e nos demais veículos do grupo.

A organização do Brasesul acaba de divulgar a programação completa do encontro. Confira abaixo:

Quinta-feira / 19 de julho:

09:00 Abertura da secretaria – credenciamento
15:00 Abertura da Feira do Mercado Segurador
16:00 Tarde das Mulheres – Café/Palestra com Maria Helena Monteiro
18:30 Solenidade de Abertura
19:00 Palestra – “99,9% não é 100% Você Pode Mais”, com Marcos Scaldelai
20:30 Jantar e show com a Banda Dazaranha – Patrocínio HDI Seguros

Feira do mercado segurador
15:00 Inicio Feira do Mercado Segurador
22:00 Encerramento Feira do Mercado Segurador

Sexta-feira / 20 de julho:

08:30 Abertura da secretaria
09:00 Palestra Realidade e Perspectiva do Setor de Seguros no Brasil, com Armando Vergílio dos Santos
09:30 Painel – Dirigentes de Seguradoras e Corretores de Seguros
11:30 Palestra sobre Sucessão nas Empresas com o consultor Gustavo Sette
12:30 Almoço – Patrocínio Allianz Seguros
14:00 Palestra Internacional com Joe Jordan – Patrocínio Porto Seguro, com “Tradução Simultânea”
15:30 Palestra – Inovação e Criatividade na Era Digital, com Martha Gabriel
17:00 Educação Continuada Funenseg com Robert Bittar, Mario Pinto e Maria Helena Monteiro
17:45 Palestra – Tempo de Oportunidades – “Criando defensores de sua marca e do seu negócio” com conferencista Gilclér Regina
19:00 Atividades no Espaço do Mercado Segurador
21:30 Jantar de encerramento com mini Oktoberfest – Patrocínio Bradesco Seguros Bandas: Velhos Camaradas e Tropical Band
Sorteio dos 3 carros (participarão do sorteio final dos carros, os contemplados com as chaves sorteadas durante as palestras e painéis)

Feira do mercado segurador
10:00 Inicio Feira do Mercado Segurador
22:00 Encerramento Feira do Mercado Segurador