Otimismo e sucessão familiar no mercado de seguros

Temas marcaram palestras do Brasesul

O clima era de otimismo na manhã de sexta (20), segundo dia do Congresso Sul Brasileiro de Corretores de Seguros. “Nós temos que evoluir, usar as ferramentas tecnológicas para continuar tendo nesse mercado uma atuação forte dos corretores de seguros”, declarou o presidente da Sompo, Francisco Caiuby Vidigal Filho.

Publicidade

Outras duas visões foram apresentadas por presidentes no Brasesul pelos presidentes da Mapfre, Luis Gutiérrez, e da HDI, Murilo Riedel, respectivamente: a do mundo híbrido, onde há espaço para todos os tipos de produtos e serviços, e do compartilhamento. “Nossa esperança nos bons resultados é a certeza de que eles existem, pois no Brasil temos corretores que protegem o mercado”, comentou Riedel.

O consultor Gustavo Sette tratou com muita seriedade sobre um tema muito relevante aos corretores brasileiros: a sucessão de empresas. “Os problemas na sucessão são causados pela mistura dos sistema família, propriedade e profissão”, lembrou ao mostrar que sociedade entre irmãos, por exemplo, precisa ser muito bem preparada. “As chances de dar errado são grandes por questões de disputa de poder, quem manda mais”, acrescentou.

Conforme ele, o que destrói empresas familiares é 60% quebra de confiança e comunicação entre familiares, 25% fracasso em preparar os herdeiros e 15% todas as outras causas como finanças, vendas, concorrentes etc. “A criação do conflito é gradual e precisa ser tratada e a sucessão é um tema frequentemente adiado porque os donos tem muita resistência em aceitar a ideia de que planejar isso é uma parte fundamental de sua responsabilidade”, destacou. 

Um processo como este, para ser feito com êxito, leva em torno de cinco a dez anos. “Quando você adia, você passa aos seus herdeiros a decisão de ter que promover mudanças do dia para a noite. Nos casos de sucesso, o processo envolveu toda a família desde o início”, disse. “Envolver a todos dá mais trabalho e demora mais, mas evita disputas posteriores”, finalizou.

Publicidade

Brasesul 2018 – Confira imagens do segundo dia

Artigos Relacionados