PROGRAMA " SEGUROS SEM MISTÉRIO " - NA RÁDIO BAND/RS AM 640 - Todos as segundas às 22:00....E-mail:ssm@jrscomunicacao.com.br  
 

 Parceiros  NewsLetter:

  


Nº 573 – 27.09.2007 – Quinta-Feira

1. QUESTÃO MICROSEGUROS– O QUE DIZ A FENAPREVI
Fonte: Fenaprevi


Em nossa News nº 570, de 24.09, pílulas 7 e 8, destacamos nota enviada pelo Sincor-RS ao mercado ressaltando a preocupação do presidente do Sindicato, Celso Marini, diante da fala de Antonio Cássio dos Santos, presidente da Fenaprevi, a respeito de canais alternativos de distribuição ou prospecção, os quais, por consegüinte, prejudicariam o corretor profissional de seguros. Nas pílulas a seguir, destacamos correspondência enviada ao presidente Celso Marini, assinada pelo diretor da Fenaprevi, Luiz Peregrino Vieira da Cunha, com esclarecimentos sobre a questão "microseguros". Segue...

2. MICROSEGUROS – O QUE DIZ A FENAPREVI
Fonte: Fenaprevi


"Referimo-nos à preocupação externada por V.Sa. a respeito de declarações sobre o tema "microseguros", especialmente quanto à necessidade de reformulação dos canais de distribuição com vistas a ampliar a penetração do seguro na sociedade brasileira, especialmente entre as maiores camadas da população brasileira, ou seja, as de rendas mais baixas. Permitimo-nos uma observação inicial. O Sr. Antonio Cássio dos Santos, ao proferir palestra na Conseguro, o fez na condição de Presidente da FENAPREVI, e não representando a sua seguradora. Assim, teve ele o cuidado e a preocupação de trazer e expor as tendências mundiais sobre o assunto, de sorte a produzir um ambiente profícuo de discussões a respeito do modelo que norteará o desenvolvimento desse tipo de seguro no Brasil.

3. O QUE DIZ A FENAPREVI III - CORRETOR NA DISTRIBUIÇÃO
Fonte: Fenaprevi


De notar, por importante, ser essa uma tendência mundial, não podendo ser relegados a segundo plano os aspectos sociais envolvidos, de interesse em todos os países com grande massa populacional nessa situação. Ponto relevante exposto na referida palestra, foi a necessidade da criação da figura do Microcorretor, ou Microagente, ou Microprodutor de Seguros, de caráter sindicalizado, reforçando ainda mais a categoria. Sem essa oportunidade, poderá ocorrer de os seguros para as classes mais populares somente virem a ser distribuidos por corretores pessoas físicas e jurídicas (inclusive internacionais, cativos, especializados ou dedicados a esse segmento), todos legalizados e sindicalizados, ocupando espaços que poderiam ser plenamente, ou em parte, atendidos pelos chamados "microcorretores", em benefício de todos.

4. O QUE DIZ A FENAPREVI IV - OPORTUNIDADE/MICROCORRETOR
Fonte: Fenaprevi

É de se registrar pressupor o microseguro prêmios de baixo valor, exigindo, portanto, para se justificar economicamente, comercialização abrangente, de forma massificada e aos menores custos possíveis, de sorte a poder abrigar essas populações específicas, residentes e domiciladas, na maior parte dos casos, em locais longínquos e, muitas vezes, de difícil acesso, de forma que o Microcorretor, como pessoa da própria comunidade, possa ter papel preponderante na colocação e disseminação desses seguros, a exemplo do que ocorre no mundo com a figura do agente-de-microcrédito. Assim, o objetivo do microseguro, é, apenas, oferecer a oportunidade de aquisição do seguro a uma clientela potencial não inserida no mercado, e, normalmente, não objeto da atuação tradicional dos corretores de seguros, não significando, absolutamente, que estes sejam alijados do processo de distribuição.

5. O QUE DIZ A FENAPREVI V - INCENTIVO – INSERÇÃO SOCIAL
Fonte: Fenaprevi


Trata-se, portanto, e tão somente, de alertar para o fato de que se faz necessário incentivar a existência de micro corretores interessados em participar de negócio que pode trazer uma grande oportunidade para o país. A uma pelo aumento do nível de emprego, dado o incremento quantitativo dos profissionais dedicados à intermediação de seguros, e pelo substancial reforço à categoria em função da sindicalização de milhares de novos microcorretores. A duas pela significativa inserção social decorrente da proteção sócio-econômica e familiar que se poderá proporcionar à população situada na base da pirâmide salarial.

 6. O QUE DIZ A FENAPREVI VI - REFLEXÃO – CRIAÇÃO MICRO CORRETOR
Fonte: Fenaprevi

Os resultados econômicos que daí podem advir: para o governo, para os distribuidores e para os operadores de seguros. É natural concluir, então, que o corretor estará sempre envolvido na distribuição de seguros, no Brasil e no mundo, o que, no entanto, não deve excluir uma reflexão conjunta - ou unilateral da Federação representativa dos Corretores - se vale a pena criar, observado um enfoque conjuntural o mais amplo possível, a figura do Microcorretor. A Fenaprevi estará sempre aberta a transmitir a experiência colhida nesse campo em outros países e a colaborar na construção das bases necessárias ao seu desenvolvimento no país, ciente do fato de que ao Órgão Regulador caberá desempenhar o papel mais relevante na definição das características indispensáveis aos seguros dessa espécie, especialmente no que diz respeito à sua formatação, operacionalização, distribuição, condições de proteção ao consumidor.

7. O QUE DIZ A FENAPREVI VII - DESINTERMEDIAÇÃO JAMAIS
Fonte: Fenaprevi


Finalizando, em hipótese alguma a Fenaprevi se propôs fazer apologia à desintermediação dos seguros, mas sim despertar a necessidade de reflexão, por todas as partes envolvidas, de como essa modalidade pode e deve ser desenvolvida de forma organizada, para cumprir a razão primordial da existência do seguro, ou seja, proteger os interesses dos Segurados. A Fenaprevi fica à sua ( do presidente Celso Marini) disposição para aclarar o assunto junto ao meio de mídia utilizado por esse estimado Sindicato. Atenciosamente"- Luiz Peregrino Vieira da Cunha, Diretor da Fenaprevi.

8. AÇÃO IMEDIATA DO SINCOR-RS VIA CELSO MARINI
Fonte: Sincor-RS

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do RS, Celso Marini, com poderes natos de grande magistrado, após o recebimento da carta acima, manteve contato com o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros - Fenacor, Roberto Barbosa, que acrescenta: - Fica claro, pelas palavras de Luiz Peregrino Vieira da Cunha, que o produto será comercializado única e exclusivamente por Corretores Profissionais de Seguros. Ao mesmo tempo, Roberto Barbosa coloca a Federação Nacional dos Corretores de Seguros à disposição da Fenaprevi para estudos posteriores de como se dará a comercialização. Nota da News JRS: Desculpem a modéstia. È importante para o mercado de seguros passar a informação, com ponto e contraponto, por aqui...

9. BRADESCO SAÚDE: CENTRAL EXCLUSIVA DE ATENDIMENTO BUCAL
Fonte: Lucas Novaes Outeiro

Os segurados do Bradesco Saúde Dental têm mais uma facilidade à sua disposição. Trata-se de uma Central de Atendimento exclusiva (0800-701-2700 opção 4), com operadores especializados no seguro odontológico. Com esse novo serviço, o atendimento aos segurados é mais ágil e completo e proporciona um atendimento de melhor qualidade sobre os produtos contratados, informações sobre a rede referenciada de dentistas, além do esclarecimento de dúvidas sobre a utilização do seguro. O cliente em primeiro lugar sempre...

10. NOTAS: MITSUI SEGURADORA – RS, SINCOR-ES E PREVISUL/RS
Fonte: Redação JRS

A primeira nota refere-se à pílula nº 2 da news de ontem (572). Aos destacarmos a qualidade dos presentes ao almoço da Câmara dos Corretores do RS, reforçamos que o nome correto do executivo vice-presidente da Previsul é João Batista Castro Campos, e não como constou. Destacamos também que a MITSUI Sumimoto Seguros tem como endereço a Rua Carlos Gomes, 1998, conjunto 401 – em Porto Alegre - Fone: 51 3023.5551 e executivo principal Marco Salatino. Para completar, quando do Congresso Nacional dos Corretores de Seguros, de 11 a 14 de outubro em Vitória/ES, o anfitrião será o presidente do Sincor-ES José Rômulo da Silva. Sigla JRS?!


PARA REFLEXÃO:

A VIDA

“ É como um eco: se você não gosta
do que RECEBE, observe o que EMITE”.
(Lair Ribeiro)


Clique aqui e confira
o JRS -RS
edição nº 85.


SSM TV


 

 


Vote aqui nos
TOP 10 da Câmara
de Corretores de Seguros RS
.

 
 

©2000 JRS Comunicação