Sucessão familiar marca comemorações da Pozza Corretora

Conheça a história de uma importante corretora de seguros do Rio Grande do Sul

A história da Pozza Corretora de Seguros está diretamente atrelada à trajetória profissional de seu fundador, Marcos Pozza. Formado em arquitetura, ele iniciou suas atividades no mercado segurador em 1938 pela Salomoni Seguros. “Comecei realizando relatórios de inspeção nos grandes riscos empresariais, que eram taxados pela antiga tarifa de incêndio, trabalho este realizado
pelos ditos plantistas”, conta.

Publicidade

Com o passar do tempo, começou a se identificar com o ramo e então resolveu ingressar no curso de formação de corretores de seguros promovido pela Escola Nacional de Seguros. “Compreendi que para dar continuidade na área seria necessário também ter conhecimento mais específico sobre seguro e em 1987 participei do curso regular em Porto Alegre”, detalha.

Apesar da distância entre Caxias do Sul e Porto Alegre, ele diz que não se arrepende de ter reunido esforços para concluir os estudos. “Foi um ano bastante puxado, pois me deslocava diariamente de Caxias do Sul à Capital do estado, mas tudo foi recompensado pela satisfação de fazer algo que me cativou profissionalmente”, recorda.

Em 1989, Marcos Pozza tornou-se oficialmente corretor de seguros habilitado e, em 1991, constituiu a Pozza Corretora de Seguros. “Logo que iniciei minhas atividades como corretor pessoa física já fui constituindo uma carteira de clientes razoável, o que possibilitou a criação da Corretora”, lembra. Atualmente, Marcos e seus dois filhos, Ricardo Salomoni Pozza e Marina Salomoni Pozza, administram a empresa que é referência na Serra Gaúcha e possui 25 anos de atividades. Em 11 de fevereiro, a Sancor Seguros prestou homenagem à Corretora. “25 anos é algo muito importante na vida de uma corretora de seguros. Temos que aproveitar muito, passa depressa. Quando se trabalha naquilo que se gosta, dá prazer e satisfação e é como um piscar de olhos. Isso que aconteceu. Eu gosto do seguro e transmiti isso à meu filho, que também é corretor”, conta o fundador Marcos Pozza.

Publicidade

Pozza também participa ativamente de lideranças, defendendo interesses da classe. “No decorrer desses 25 anos fui cada vez mais me apaixonando pela profissão e passei também a ocupar o tempo com a atividade sindical. Em 1994, fui convidado pelo então Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul, Sergio Petzhold, para ser o representante na Serra Gaúcha, onde permaneci por 19 anos como Delegado, o que muito me orgulho”, relembra. Seus esforços unidos ao Sindicato possibilitaram uma série de conquistas ao corretor profissional de
seguros da região. “Neste período trabalhei em prol da redução da alíquota ISSQN do município de Caxias do Sul de 4% para 2%, conquista alcançada em 2011; e pela realização de dois cursos de habilitação de corretores, período 2010/2011 e 2014/2015 em parceria com a Escola Nacional de Seguros, Sincor-RS e Unics Brasil”, completa.

Ele também é sócio fundador da Unics Brasil, presidente por 10 anos da 1ª Cooperativa de Corretores de Seguros do país e diretor técnico cultural do Sincor-RS, mas é do amor pelo seguro que ele passou de pai para filhos que Pozza mais orgulha-se. “A maior satisfação que trago no currículo é ter estabelecido a sucessão da Pozza Corretora por, pelo menos, por mais 25 anos”, finaliza um dos grandes ícones do seguro no Rio Grande do Sul.

Artigos Relacionados