Sicredi registrou 29% mais contratações de seguros em 2015 205

Confira as principais notícias do dia no #GirodoMercado desta quarta-feira, 13 de abril

Sicredi registrou 29% mais contratações de seguros em 2015

Em 2015, o Sicredi recebeu mais de 41 mil avisos de sinistro, somou R$ 400 milhões em indenizações e registrou aumento de 29% em contratações e 10% em faturamento, considerando todos os seguros. Este resultado também foi impulsionado pelas ações de melhoria em processos para ganho de eficiência e qualidade destes serviços, que incluíram várias frentes, como a automação dos processos de sinistro, novas ferramentas para a gestão de sinistros, simplificação de reembolso de assistência residencial e redução do prazo médio de pagamento de benefícios de vida. Para 2016, é previsto o crescimento na carteira de seguros de vida e também entre os produtos de previdência, dentro de patamares semelhantes aos de 2015, considerando a expectativa de mercado.

Marcelo Blay faz declaração sobre reportagem da revista Época

minuto-seguro-01

Em reportagem da edição de fevereiro da revista Época Negócios, Marcelo Blay concedeu entrevista falando sobre sua trajetória profissional e de sua empresa, a Minuto Seguros. Na matéria, o jornalista Pedro Carvalho faz um comentário negativo sobre os corretores de seguros, o que gerou a reação de Blay. O empresário comenta que em nenhum momento se referiu a categoria do modo retratado na matéria, evidenciando que o jornalista tirou suas conclusões baseado em sua experiência pessoal. “Defendo e trabalho pela categoria em diversas situações, o que me enche de orgulho e responsabilidades para com os profissionais da corretagem de seguros. Em momento algum me referi de maneira pejorativa: como pode ser visto, toda vez que aparece um comentário meu, o referido texto está entre aspas, bem como o de outros entrevistados na matéria. Me solidarizo com a categoria e como corretor de seguros me senti desprestigiado. São reportagens como esta que prestam um desserviço ao mercado de seguros. Lamentável”, comenta Marcelo Blay.

Azul Seguros faz projeto SOA com Prill

school-of-business_0

A Prill Tecnologia, empresa carioca há 14 anos no mercado de integração de sistemas, elaborou junto à Azul Seguros uma tecnologia para que a companhia possa aceitar variados cartões de crédito como forma de pagamento de apólices. Com o projeto, a companhia, que até então só aceitava cartões Porto Seguro viabilizou a aceitação de pagamentos com variados emissores através da integração de sistemas. A Prill foi responsável por desenvolver a camada de abstração que integra o legado aos sistemas externos. Essa integração foi desenvolvida sob medida para a Azul Seguros utilizando C++ e Java em uma arquitetura orientada a serviços (SOA). “As mudanças tecnológicas são tão rápidas que inviabilizam a substituição dos sistemas legados (antigos), pois quando eles ficam prontos, já há algo mais novo a ser feito. Por isso, adaptamos o sistema presente à inovação do futuro, para que tudo funcione perfeitamente, sem precisar de um investimento estrondoso”, explica Eduardo Prillwitz, sócio fundador da empresa. A Azul Seguros faz parte do grupo Porto Seguro e oferece seguros para automóveis e residências.

Seminário da Escola Nacional de Seguros debate taxas dos fundos de previdência

reunião-de-negocios

O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, promove, no próximo 28 de abril, quinta-feira, o seminário gratuito “Fundos de Previdência Privada: Passividade a Preço de Fundos Ativos”, a partir das 19h, no hotel Meliã Paulista Business & Convention, em São Paulo (SP). Durante a apresentação, que ficará a cargo do professor de Finanças do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Heitor Campani, serão apresentados os resultados da dissertação de mestrado “Análise dinâmica de estilos de fundos brasileiros de previdência privada”. De autoria de Leonardo Mesquita, que teve Campani como orientador, o trabalho foi um dos três projetos de mestrado premiados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em 2015, por ter sido considerado tema relevante para o desenvolvimento do mercado de capitais e da intermediação financeira no Brasil. Para participar do seminário é preciso se inscrever no site da Escola, onde estão disponíveis mais informações. As vagas são limitadas. Outros detalhes podem ser obtidos pelo telefone (21) 3094-1090 ou e-mail nataliaoliveira@funenseg.org.br.

BB e Mapfre e USP promovem encontro sobre mudanças climáticas

Reprodução

A integração da complexidade das mudanças climáticas aos processos de gestão é o mote do workshop “Tomada de decisão sobre mudanças climáticas, riscos e gestão – Vulnerabilidade hídrica”, realizado entre ontem (12) e hoje (13), em São Paulo (SP). Com o apoio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, o encontro de especialistas é promovido pelo Grupo de Pesquisa Brasil/IEE/USP do Centro Regional de Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões UNESCO. “O gerenciamento de riscos é a base para a perenidade das organizações e o gestor tem papel fundamental nesse processo. Por meio de uma proposta diferenciada de diálogo, o encontro tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema, sob a ótica do líder, auxiliando no fortalecimento da gestão de risco e resiliência das empresas e instituições”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB e Mapfre. Durante dois dias, especialistas do segmento apresentarão dados sobre as alterações no meio ambiente, soluções implantadas por outros países e estudos de caso desenvolvidos especificamente para a cidade de São Paulo. O workshop integra a parceria entre o Grupo BB e Mapfre e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) para viabilizar encontros técnicos que permitem aprofundar o entendimento do contexto ambiental e climático, reforçando o nosso compromisso com a construção de conhecimento para a melhor gestão dos riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança (ASG) emergentes.

*Informações de Investimentos e Notícias, Sincor-SP, Baguete, Escola Nacional de Seguros e CDN.

Azul Seguros reformula portal para corretores 1511

Computador

Ideia é proporcionar melhor experiência ao acesso de informações e gestão da carteira de negócios

Com o objetivo de facilitar ainda mais a gestão da carteira de clientes dos corretores, a Azul Seguros reformula o Portal do Corretor, com layout mais moderno, navegação intuitiva e responsivo. Para o diretor da Azul Seguros, Felipe Milagres, é essencial proporcionar aos parceiros de negócio soluções que os ajudem a focar na prospecção de novos clientes e negócios.

No novo Portal, assim que o corretor acessa, visualiza as principais informações sobre seus negócios por meio de painéis, o que possibilita ainda mais comodidade na gestão de sua carteira. As informações estão dispostas da seguinte forma:

Painel Para Atuar: exibe as parcelas em atraso, renovações em risco, sinistros avisados, propostas pendentes e propostas recusadas;

Painel Para Acompanhar: sinistros em andamento, apólices emitidas, apólices canceladas e parcelas pagas.

A busca rápida do site permite encontrar clientes, pelo nome, CPF/CNPJ ou placa do veículo, além de acompanhar toda movimentação da apólice. Felipe explica que essa é uma forma do corretor se aproximar do seu cliente. “Buscamos otimizar os serviços, criando ferramentas que auxiliem na gestão do negócio”.

Além disso, o corretor pode acompanhar o seu desempenho no Programa Azul de Recompensa (PAR), com um painel exclusivo, que apresenta os indicadores de produção e o desafio proposto. A nova versão também oferece um atalho para os serviços mais acessados como a segunda via de apólice, agendamento de vistoria, criação de senha restrita, extrato de pagamento e endosso da apólice.

Para saber mais, acesse este site.

Escola Nacional de Seguros abre terceira turma de MBA à distância 2603

Educação

Inscrições estão abertas

Após a grande procura pelas duas primeiras turmas do MBA Gestão de Seguros e Resseguro na modalidade de Ensino a Distância (EaD), os profissionais que buscam ampliar as capacidades gerenciais no mercado de seguros terão mais uma oportunidade no segundo semestre. Com início previsto para 20 de agosto, a terceira turma do curso já está com inscrições abertas.

Dentre as vantagens do curso EaD, estão a flexibilidade e autonomia, o que garante que os alunos acompanhem as aulas e organizem os estudos de acordo com o próprio ritmo. Além disso, o formato possibilita o acesso àqueles que moram em estados além do eixo Rio – São Paulo, onde são realizados os cursos presenciais, mantendo o mesmo conteúdo programático.

“Os cursos presenciais e EaD são espelhados, com as mesmas disciplinas e carga horária. Nosso objetivo é garantir o padrão de qualidade da Escola independentemente da plataforma de ensino”. O que muda é apenas a forma como ofertamos e a condução desse curso ao longo do tempo” afirmou o diretor de Ensino Superior da Escola, Mario Pinto.

O MBA Gestão de Seguros e Resseguro EaD é indicado para profissionais que já atuam ou pretendem construir carreiras em gestão em seguros, e desejam aprofundar seus conhecimentos em relação aos principais aspectos do mercado de Resseguro, Previdência Privada Aberta e Saúde Suplementar.

As matrículas realizadas até 20 de julho terão desconto de 5% na mensalidade. Há também bolsa de estudos de 5% para empresas não sindicalizadas e 10% para empresas sindicalizadas. Os descontos são cumulativos.

As inscrições e demais informações estão no site da instituição.

Educação promove oportunidades e experiências a profissionais do setor de seguros 2115

Nicho exige capacitação constante

Para Fabio Chemello, especialista em gestão de seguros e resseguros, um dos aspectos mais importantes de um curso de extensão ou especialização está além da busca do conhecimento. “Um profissional não pode se acomodar e com aquela sensação de que se sabe tudo. Isso não é verdade. O mercado atualmente avança em uma velocidade muito maior do que se consegue acompanhar. Então a busca por conhecimento tem de ser constante”, explicou o especialista.

Coordenadora da unidade Porto Alegre da Escola Nacional de Seguros, Jane Manssur acredita ser uma privilegiada por sempre ter uma vida ligada à educação. “Sou de uma família de educadores. Trabalho com educação desde a adolescência, quando atuava como voluntária em um projeto de alfabetização de adultos e crianças, e hoje trabalho na administração da instituição”, conta.

Tanto Chemello como Jane foram enfáticos em ressaltar uma série de oportunidades e experiências oferecidas pelo setor de seguros. “Ao participar de treinamentos, além de reforçar relacionamento, você acaba obtendo uma enriquecida experiência”, explica o profissional. Fabio Chemello ainda ressalta as chances para novos negócios, conhecimento de novos produtos e a participação em discussões de altíssimo nível.

Já Jane Manssur lembra que hoje os corretores de seguros são encarados como executivos de mercado. “Ou seja, eles precisam de uma formação executiva. Por isso abordamos gestão comercial, mercado financeiro e empreendedorismo. No momento em que se conhece o mercado de seguros você não larga mais por ser um nicho muito dinâmico e bonito”, completou a educadora.

Em Porto Alegre, a Escola Nacional de Seguros está localizada na Av. Otávio Rocha, 115 – 1º andar, na região central da capital gaúcha. Ministrado com disciplinas presenciais e on-line, o curso que habilita um profissional na corretagem de seguros conta com professores experientes e atuantes no mercado. O material didático é 100% digitalizado e pode ser acessado de qualquer plataforma, garantindo conveniência e flexibilidade ao estudo. Mais informações podem ser obtidos no site da instituição.

RS: Coordenadora local da Escola Nacional de Seguros palestra no Clube da Pedrinha 1944

Pedrinhas RS e Jane Manssur

Jane Manssur aborda oportunidades de educação e atualização

A coordenadora da unidade gaúcha da Escola Nacional de Seguros, Jane Manssur, palestra no próximo encontro do Clube da Pedrinha em Seguros (RS). O tema será: “Educação e atualização: Oportunidades ao seu alcance”.

O encontro acontece no dia 11 de junho, a partir das 19h30min, no Restaurante Casa do Marquês. Para confirmar participação é preciso enviar e-mail para: marketingpedrinha@gmail.com.

Palestra Jane Manssur
Divulgação

Último dia para inscrição no exame de formação de corretores 5824

Prova acontecerá entre 4 e 7 de junho em doze cidades

Sexta-feira (27) é o prazo máximo para inscrições no exame para habilitação de corretores de seguros, aplicado pela Escola Nacional de Seguros. A 60º prova acontecerá em doze cidades entre 4 e 7 de junho.

O exame permite ao aprovado dar entrada no registro profissional de corretor emitido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Capitalização, Vida e Previdência, Demais Ramos, Capitalização e Vida e Previdência, Capitalização e Demais Ramos, Vida e Previdência e Demais Ramos e Todos os Ramos são sete das habilitações disponíveis.

Ensino médio completo e maioridade são os únicos pré-requisitos. O investimento varia entre R$ 397,00 e R$ 1.522,00, dependendo da habilitação escolhida. Inscrições, demais informações e editais estão disponíveis no ens.edu.br.