Grupo BB e Mapfre possui nova sede em São Paulo

Empreendimento é considerado um dos mais sustentáveis do Brasil

O compromisso com a sustentabilidade que permeia as ações do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre está presente também no novo projeto do edifício em São Paulo para qual estão sendo transferidas todas as unidades administrativas da seguradora, antes distribuídas em três edifícios distintos.

Publicidade

Localizado no número nº 14.261 da Avenida das Nações Unidas, próximo à estação Morumbi da CPTM, zona Sul, o novo conjunto de escritórios corporativos destaca-se na paisagem urbana, às margens do Rio Pinheiros, com duas torres conectadas por passarelas que vencem um significativo vão de 35 metros.

Além de moderna, a ousada proposta arquitetônica rende ao conjunto icônico o título de um dos mais sustentáveis do país, projetado no padrão “triple A”, seguindo métodos que geram maior eficiência energética. Possui certificação LEED-CI (Leadership in Energy and Environmental Design – Commercial Interiors), principal selo de construção sustentável, e conta com moderno sistema que permite tratamento e reutilização de água das chuvas, utilizada nos lavatórios. A água de reuso é utilizada para limpeza e manutenção das áreas comuns.

Os vidros espelhados, além da questão estética, contribuem para evitar a entrada de calor e, dessa forma, reduzir o consumo de energia elétrica com ar condicionado. Luminárias de alta eficiência e escadas rolantes inteligentes também contribuem para a redução de recursos e de gastos.

Publicidade

“Materializamos a integração de variáveis socioambientais envolvidas em nosso dia-a-dia, como o cuidado com o nosso público interno, a redução das emissões no meio ambiente, a produtividade de nossa equipe e os benefícios para a sociedade. O projeto está alinhado ao posicionamento do BB e Mapfre, que mantém uma atuação sustentável focada em crescimento, desenvolvimento humano, valor para o cliente, marca, eficiência, inovação e sustentabilidade”, ressalta Gilberto Lourenço, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do Grupo Segurador.

“Ao priorizar aspectos como sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade, o Grupo mostra que a mudança para a nova sede não se trata apenas de uma movimentação física de colaboradores. Significa também uma transformação cultural e a consolidação de um novo ambiente de trabalho, totalmente alinhado ao posicionamento sustentável da empresa”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do BB e Mapfre.

A nova sede do Grupo foi equipada com tecnologias de ponta existentes hoje no mercado em termos de sustentabilidade e usabilidade. O projeto de ocupação dos espaços internos foi pensado para favorecer a integração dos colaboradores e, acima de tudo, garantir um ambiente de trabalho saudável e inspirador.

“O processo de construção e adequação do interior dos escritórios também segue diretrizes sustentáveis que resultaram na conquista do Selo LEED Gold. Na prática, isso significa que a nova sede atende a uma série de critérios de sustentabilidade reconhecidos mundialmente”, aponta Jorge Felix, superintendente executivo de Administração e Serviços Corporativos.

Os andares ocupados pelo BB e Mapfre são formados por espaços abertos e colaborativos, que promovem a sinergia entre as equipes. Cada andar conta com uma estrutura concebida com todos os recursos necessários aos colaboradores, como salas-foco, de reunião, depósito e café, e um andar exclusivo, de uso geral dos colaboradores, como sala de treinamento da Universidade Corporativa e o Inovalab, um ambiente descontraído que estimula a criatividade e a inovação.

A mudança das equipes atualmente alocadas nas sedes Berrini (SP), Ibirapuera (SP) e CENESP (SP) para o novo edifício também faz parte de um plano estruturado que prioriza a mobilidade.

“A nova sede incentiva a mobilidade, estimulando o trajeto entre o trabalho e a residência fora dos horários de pico de trânsito e o uso de meios de transporte público, bicicletas e caronas, ações que, consequentemente, diminuem os impactos ambientais”, explica Cynthia Betti, diretora de Recursos Humanos do Grupo Segurador.

O novo prédio foi localizado após pesquisas por espaços que tivessem capacidade para abrigar em um só lugar os quase 2 mil colaboradores que atuam nas operação da seguradora em São Paulo. A localização estratégica do empreendimento foi de suma importância para a escolha do edifício, cujo entorno oferece serviços como bancos, áreas residencial e comercial, restaurantes, shoppings, universidades e diversos meios de transporte, além de estar próximo de um reconhecido eixo de negócios na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini.

*Com informações de CDN.

Artigos Relacionados