Unimed discute boas práticas de gestão hospitalar

23 hospitais do Sistema Unimed possuem acreditação internacional de qualidade

A Unimed do Brasil – que representa o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil – promoveu a 11ª edição do Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios. O evento, realizado em São Paulo, de 13 a 15 de abril, reuniu mais de 800 profissionais de todo o País para debater o tema Sustentabilidade no atual Cenário da Saúde Privada.

Publicidade

Investir em hospitais, laboratórios, centros de atenção domiciliar e de imagem, entre outros recursos, é uma tendência no segmento de planos de saúde. Um estudo realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indica que 40% das operadoras brasileiras possuem laboratórios e hospitais próprios. Para entender os desafios e impactos deste movimento, conhecido como verticalização, os temas Recursos Próprios, Enfermagem e Atenção Domiciliar foram abordados na ocasião por meio de palestras com especialistas do setor, como Cláudio Lottenberg, presidente do hospital Israelita Albert Einstein.

No evento, gestores das áreas de Recursos Próprios das operadoras expuseram trabalhos implementados regionalmente, como no Hospital Unimed Volta Redonda, apresentado pela gerente médica Elizabeth Carolina Mathias de Araújo. A instituição foi inaugurada há cinco anos e já é apta a atender casos de alta complexidade, com prontuário 100% eletrônico. Denominado como hospital verde, todos os resíduos da instituição são devidamente tratados para serem destinados ao meio ambiente, e o sistema automatizado de captação de água da chuva resultou na economia de mais de 1 milhão de litros de água em cinco meses.

Para o diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior, a troca de experiência entre as Unimeds “é imprescindível para desenvolver projetos que busquem equilibrar a garantia de qualidade de atendimento oferecida aos clientes e a racionalização de custos”. Superintendente de Recursos Próprios, Rodolfo Pinto Machado de Araujo, reforça que “a marca Unimed é referência na gestão de recursos próprios com 23 hospitais acreditados”. Nove deles possuem acreditação máxima de qualidade realizada por organismos externos reconhecidos no segmento de saúde suplementar. Essas acreditações, de nível III, estão associadas aos hospitais listados abaixo:

Publicidade

Minas Gerais
Maternidade Unimed – Unidade Grajaú (Operadora Unimed Belo Horizonte)

Ceará
Hospital Unimed Fortaleza (Operadora Unimed Fortaleza)

São Paulo
Hospital e Maternidade São Joaquim (Operadora Unimed Franca)
Hospital Dr. Miguel Villa Nova Soeiro (Operadora Unimed Sorocaba)
Hospital Unimed Limeira (Operadora Unimed Limeira)

Santa Catarina
Centro Hospitalar Unimed (Operadora Unimed Joiville)

Rio Grande do Sul
Hospital Unimed Caxias do Sul (Operadora Unimed Nordeste/RS)

Espírito Santo
Hospital Unimed Vitória (CIAS) (Operadora Unimed Vitória)
Hospital Unimed Sul Capixaba (Operadora Unimed Sul Capixaba)

*Com informações de S2Publicom.

Artigos Relacionados