Dilma é afastada por 180 dias

Michel Temer assume a Presidência da República

Durou mais de 20 horas a sessão no Senado que definiu o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. Foram 55 votos favoráveis a admissibilidade da denúncia por crime de responsabilidade relativo às pedaladas fiscais. O impedimento definitivo depende do voto favorável de 54 (dois terços) dos 81 senadores, em julgamento que ainda não tem data para ocorrer.

Publicidade

Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.

Michel Temer assume nesta quinta-feira. Dilma deve conversar com jornalistas ainda na manhã de hoje, ela considera que o processo é um “golpe”.

Uma edição extra do Diário Oficial da União já estava preparada. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi o primeiro a ser exonerado, assim como os demais ministros do Governo Dilma.

Publicidade

*Com informações de G1.

Artigos Relacionados