Especialista da Mapfre esclarece dúvidas sobre finanças de jovens atendidos por ONG

Ação faz parte do calendário da Semana de Educação Financeira, que reúne iniciativas gratuitas sobre temas como planejamento e orçamento familiar, investimentos, previdência e seguros

Cerca de 50 jovens que participam de programas socioeducativos da Vocação (www.vocacao.org.br) assistiram à palestra sobre Educação Financeira realizada na tarde de ontem (18) em uma filial da organização, no Jardim Icaraí (Zona Sul de São Paulo).

Publicidade

Na ocasião, a especialista Elisete Cristina Verissimo, superintendente de Mapfre Capitalização, conversou com os participantes beneficiados pelo Programa de Preparação para o Trabalho, que têm entre 15 e 17 anos de idade, sobre os produtos financeiros mais indicados para cada fase e objetivo da vida.

“Foi uma conversa muito interessante, pois, mais que apresentar modalidades de investimentos, tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre planejamento e orçamento familiar. São temas de extrema importância para esses jovens que em breve estarão no mercado de trabalho e que precisam aprender como administrar suas finanças”, comenta Elisete.

Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diferentes modalidades de seguros e ainda entender as principais diferenças e benefícios de produtos como consórcios, capitalizações, previdências e investimentos.

Publicidade

A ação faz parte da Semana Nacional da Educação Financeira, que acontece de 16 a 22 de maio, em todo o Brasil. A Mapfre apoia a iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que reúne iniciativas gratuitas sobre temas como planejamento e orçamento familiar, investimentos, previdência e seguros, entre outros.

Cultura da educação

Em um cenário cada vez mais afetado pela instabilidade financeira, o planejamento e a utilização do seguro surgem como uma alternativa de proteção aos riscos econômicos, estabelecendo um senso de mitigação de perdas e de confiança financeira. Da mesma forma, entender o que são os produtos de acumulação, como consórcio, previdência e capitalização, e saber quando e como investir faz muita diferença na rotina das pessoas.

“Na Mapfre acreditamos que tão importante quanto oferecer produtos e serviços é investir na promoção da cultura de proteção, disseminando informações para que as pessoas entendam a importância do seguro para reduzir o risco de vulnerabilidade, principalmente entre as camadas mais afetadas e suscetíveis a esse tipo de risco. Por isso, conversas como esta que tivemos hoje com os jovens da Vocação são tão valiosas para nós”, afirma.

Em linha com esse posicionamento, a Mapfre procura levar a um número cada vez maior de pessoas, a relevância do seguro como uma ferramenta capaz de garantir um futuro sustentável e tranquilo. “Ao fortalecer a cultura de proteção e do planejamento familiar, estamos colocando a sustentabilidade em prática, ampliando o diálogo com a comunidade. Este é mais um exemplo de como a integração dos aspectos socioeconômicos, ambientais e de governança estão mudando os modelos de negócio, trazendo um novo olhar e fortalecendo uma visão de longo prazo. Temos um importante trabalho a conduzir, para que cada vez mais pessoas tenham condições de planejar suas vidas e de suas famílias”, explica a especialista.

Jovens no mercado

A Vocação, novo nome da instituição Ação Comunitária, foi criada por executivos do segundo setor na década de 1960 e sempre atuou em parceria com lideranças comunitárias na busca de soluções para os problemas sociais. Desde sua criação, a Vocação atua com vasta experiência no desenvolvimento pleno de crianças e jovens, a fim de construir uma sociedade rica em oportunidades. Também adquiriu expertise em transferir conhecimentos para que empresas atuem nas comunidades ao seu redor.

“Nosso trabalho é promover ações que contribuam para que os jovens reconheçam que suas escolhas, o seu conhecimento sobre o orçamento familiar, e o próprio consumo são fatores importantes que influenciam a estruturação do seu projeto de vida. Por isso, acreditamos que a conversa tenha sido muito enriquecedora”, afirma Tiago Fernandes, orientador pedagógico responsável pela unidade Icaraí.

Parceria que constrói

A instituição recebe apoio da Fundación Mapfre desde 2009, por meio do programa Formando Comunidade, que fomenta a educação, a nutrição, a saúde e o acesso ao mercado de trabalho de crianças e jovens em situação de exclusão social através do financiamento de determinados itens orçamentários inclusos em um convênio. O Formando Comunidade é um programa vivo que une o compromisso da Fundación Mapfre de estimular a educação como meio de acesso a melhores condições de vida.

*Informações de CDN.

Artigos Relacionados