Museu Itinerante Se Prepara Brasil, do Grupo Bradesco Seguros, já foi visitado por mais de 17 mil pessoas

Exposição gratuita sobre rodas leva o espírito olímpico às cinco regiões do Brasil

As cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO) foram apenas os pontos de partida, no dia 30 de abril. De lá para cá, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ­– O Caminho do Esporte até o Rio, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, percorreu cerca de cinco mil quilômetros e recebeu a visita de mais de 17 mil pessoas, que puderam se emocionar no contato com a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA) e Belém (PA) foram os destinos já visitados pelo projeto, que no momento segue sua trajetória nas regiões Norte e Nordeste. A cidade com o maior número de visitantes até o momento foi Aracaju, que contou com mais de 2.100 pessoas nos dois dias de exposição (16 e 17 de maio). O Museu ficou localizado na região central da capital sergipana, na Praça General Valadão.

“Achei a exposição excelente! Há objetos que nunca tinha visto e fatos não sabia que tinham acontecido. O esporte é algo realmente emocionante”, disse o aposentado Geraldo Campos Teles, que ficou 30 minutos aguardando a abertura do Museu e foi o primeiro visitante na cidade.

Publicidade

Na passagem por Salvador, onde a carreta ficou localizada no Farol da Barra, o funcionário público federal Edmundo Loureiro e a esposa, a artesã Neuzimar Loureiro, foram os últimos visitantes, na quarta-feira, dia 11 de maio. O casal, assumidamente fã de esportes, aproveitou para conferir de perto a exposição.

“Sou do Rio de Janeiro, mas moro em Salvador há 23 anos. Gostaria muito de ir ao Rio ver os Jogos, mas, como não será possível, vim ao Museu conhecer um pouco mais da história da competição e saber também como serão os Jogos Rio 2016”, explicou Edmundo, que tem como modalidades prediletas o futebol e a natação.

Em um dos telões espalhados pelo Museu, o casal se emocionou ao ver um vídeo mostrando a conquista da medalha de bronze do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima em Atenas (2004). Na ocasião, o brasileiro tinha vantagem de meio minuto sobre o segundo colocado e, faltando pouco mais de seis quilômetros para o fim da prova, um torcedor invadiu o trajeto e tirou do brasileiro a tão sonhada medalha de ouro.

Publicidade

O Museu Se Prepara Brasil começou no dia 30 de abril e irá até 18 de setembro. Após completar um percurso de cerca de 30 mil quilômetros por 45 cidades em todo o território nacional, os veículos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde ficarão expostos durante os Jogos Rio 2016 nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esp ortivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura.A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Grupo Bradesco Seguros e os Jogos Rio 2016

A forte ligação do Grupo Bradesco Seguros – patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016 – com o movimento olímpico começou quando a Organização Bradesco abraçou a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede do evento, em 2009. No ano seguinte, o Banco Bradesco e o Grupo Bradesco Seguros tornaram-se os primeiros patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016, nas categorias “Serviços Financeiros” e “Seguros”, respectivamente, disponibilizando produtos e serviços ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e à Equipe Olímpica.

museuitinerantebradescosegurosjogosrio2016

O patrocínio do Grupo Bradesco Seguros aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, assim como sua condição de segurador oficial do evento, vai ao encontro de sua estratégia de atuação de difundir para a população a importância da prática esportiva e da adoção de hábitos saudáveis como pilares para a conquista da longevidade, com saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Baseado nessa estratégia, presente em seu DNA, o Grupo Segurador realiza uma série de iniciativas voltadas à divulgação do tema. Dentre elas, destaca-se o Circuito da Longevidade, conjunto de provas de corrida (6 km) e caminhadas (3 km) que, desde a primeira edição, em 2007, reuniram mais de 350 mil pessoas em 19 cidades do Brasil. Este ano, em que completa sua décima temporada consecutiva, o Circuito promoverá 14 etapas em sete estados.

Com relação especificamente às ações voltadas aos Jogos Rio 2016, o Grupo Bradesco Seguros lançou, em janeiro, a promoção “Vai Brasil Vai Você”, cujo principal objetivo é intensificar o sentimento de identificação com a marca e conquistar novos segurados.

Trata-se de sorteio de 50 pacotes de experiência para os Jogos Olímpicos direcionados aos clientes, com direito a acompanhante, além de prêmios no valor de R$ 15 mil toda vez que o Brasil subir ao pódio nas competições. Até o momento, já foram contemplados segurados de Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Outra ação de destaque para marcar o posicionamento do Grupo como segurador oficial dos Jogos Rio 2016 é a campanha publicitária que destaca a importância da preparação para o sucesso nos esportes e para enfrentar os imprevistos da vida. Criados pela agência AlmapBBDO, os três comerciais da série já foram assistidos por quase 30 milhões de internautas no Facebook e no Youtube.

Os canais digitais também estão no clima olímpico com a fanpage “Bradesco Seguros – Rumo aos Jogos Rio 2016”, que em pouco mais de um ano registra mais de 2,6 milhões de interações do público, entre compartilhamentos, comentários e curtidas no Facebook, e mais de 500 mil seguidores. O Grupo Bradesco Seguros disponibilizou em seu site uma ferramenta de contagem regressiva para os Jogos.

*Informações de Diferencial Mkt.

Artigos Relacionados