Inflação oficial fecha na meta em 2016: 6,29% no ano

Notícia divulgada pelo IBGE reforça aposta de queda mais acelerada da Selic nesta quarta-feira

A inflação oficial do País fechou dentro da meta do governo em 2016, informou o IBGE nesta quarta-feira, 11, com variação de 6,29% no ano pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2015, a inflação estourou a meta- cujo centro é 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos- mas a volta à normalidade noticiada nesta quarta-feira fortalece a aposta de que o Banco Central terá mais espaço para o afrouxamento monetário, tendo em vista a continuidade de menor pressão sobre os preços em 2017.

Publicidade

O Comitê de Política Monetária do Banco Central divulgará no final do dia a nova taxa Selic. Segundo a pesquisa Focus do BC divulgada na segunda-feira, economistas acreditam que o ritmo de corte poderá avançar para meio ponto percentual, tendo em vista o cenário mais estável dos preços, puxado pela profunda recessão econômica. A inflação de dezembro, nesse quadro, surpreendeu ao ficar abaixo das estimativas: subiu apenas 0,30%, nível mais baixo para o mês desde 2008 (0,28%), depois de alta de 0,18% em novembro.

Neste ano, projeções de economistas para a inflação se aproximam do centro da meta, de novo de 4,5% pelo IPCA, mas com tolerância de 1,5 ponto percentual.

Artigos Relacionados